sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Exposição Pachelly Jamacaru


Cenas do Cariri em exposição


Crato. Aberta no Sesc do Crato a exposição Cenas Cariri, do artista Pachelly Jamacaru. É um passeio poético, fotográfico e contemplador das belezas do Cariri na visão de uma bancário e músico que empresta sua sensibilidade para colher imagens que passam despercebidas pela maioria das pessoas no dia a dia.

Suas fotografias são demonstrações de cumplicidade e amor à região do Cariri, e resultaram numa exposição que traz temas diversos, inseridos num contexto do universo desta peculiar região.

Cenas efêmeras

O médico José Flávio Vieira, que compareceu à solenidade de abertura, disse que a lente de Pachelly consegue eternizar na foto as cenas mais efêmeras do cotidiano da região.

Figuras anônimas, personagens secretas e incógnitas do Cariri, de repente, são agregadas no mais íntimo e comezinho das suas vidas. As paisagens saltam nos olhos já doiradas pelo dia-a-dia.

Zé Flávio acrescenta que seus personagens míticos nos revelam um Cariri pleno de belezas quase que incomensuráveis e que, de alguma maneira, “parece que já havíamos perdido nas encruzilhadas sombrias da nossa história”.

Desobedecendo às complexidades, muitas vezes desnecessárias, o trabalho do fotógrafo Pachelly é caracterizado pela simplicidade com que o realiza, através de uma consciência apurada que se confunde com o olhar do cidadão.

O músico Dihelson Mendonça afirma que Pachelly Jamacaru, possui o maior atributo à todos aqueles que se dedicam a essa grande arte: “O olhar, a consciência fotográfica, de que não se deve apertar o botão do obturador para registrar uma mera bobagem! Em toda foto existe um sentido, uma idéia que lhe é única, ou que se registra um momento único”.

Dihelson repete as palavras do próprio autor da exposição que afirma: “A fotografia fala por si. As palavras, quando muito, observam!”.

Cenas Cariri faz parte do projeto Rede das Artes, que realiza mensalmente exposições e ações paralelas em artes plásticas, dinamizando a galeria do Sesc Crato e incentivando o desenvolvimento de habilidades na área de produção artística da região.

As apreciações podem ser feitas na Galeria de Artes do Sesc Crato, no horário de 8 às 21 horas, até o dia 30 de setembro. A entrada franca.


Antonio Vicelmo
Diário do Nordeste - 14/09/07
Caderno Regional

Um comentário: