sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Diário do Nordeste - Fortaleza (CE) 09 de novembro de 2007

Mérito cultural

Reverência aos Aniceto

Galeria

Clique para Ampliar

O produtor Calé Alencar com os Aniceto: ´bandinha´ para entregar ao presidente Lula (Foto: Divulgação)

A tradição secular da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto foi homenageada com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, entregue quarta-feira em Belo Horizonte, com a presença do presidente Lula


Sem disfarçar a alegria do reconhecimento e o orgulho de representar o Crato e o Ceará. Assim os integrantes da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto chegaram ao Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no final da tarde da última quarta-feira, para a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Cultural, com direito às presenças do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia antecedeu a abertura oficial do evento Teia 2007, que prossegue até domingo, promovendo na capital mineira um encontro entre representantes de Pontos de Cultura de todos os estados brasileiros.

Exibindo os trajes de corte simples e cores vivas com que costumam se apresentar, em uma tradição repassada ao longo de várias gerações, os Aniceto chamaram atenção em meio à aglomeração de convidados e representantes de Pontos de Cultura que chegavam para a solenidade, iniciada com quase 50 minutos de atraso. ´É muita satisfação, eu não sei nem dizer. Essa bandinha é a vida da gente. Nós tamos felizes demais de estar aqui´, declarou seu Raimundo Aniceto, também reconhecido pelo Governo do Estado do Ceará como mestre da Cultura.

Acompanhados pelos produtores culturais Calé Alencar e Aurora Miranda Leão, os Aniceto ainda cuidaram de levar à solenidade uma peça artesanal retratando a banda cabaçal, a ser entregue ao presidente Lula. Mestre Raimundo foi o segundo a receber a insígnia de Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural, das mãos do secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira. O pequeno texto de apresentação dos Aniceto, lido pelo ator Sérgio Mamberti, foi acompanhado por uma intensa salva de palmas, enquanto, no palco, mestre Raimundo cumprimentava outras autoridades presentes, como o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e os ministros Patrus Ananias, Luiz Dulci e Walfrido Mares Guia.

2 comentários:

  1. Inteligentíssimo Calé Alencar...
    Está em todas...

    Abraços, Armando!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns irmãos Anicetos, irmãos do Crato, nossos cavaleiros e eternos cavalheiros. Esse mérito é extensivo a todos nós cratenses. Sentimos orgulhos de vocês...

    ResponderExcluir