segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Matéria do DIÁRIO DO NORDESTE de 18-02-2008

PEDRA DO URUBU

Local parece com face de Cristo

Clique para Ampliar

A imagem de Jesus só foi identificada após fotos feitas para encenação da Paixão de Cristo (Foto: Antônio Vicelmo)

De um dos ângulos, a pedra, em Brejo Santo, apresenta o perfil de uma face humana que seria Jesus Cristo

Brejo Santo. A Pedra do Urubu, localizada no alto da Bela Vista, antigo Serrote, neste município do Cariri, se tornou ponto turístico da região. De um dos ângulos, a pedra apresenta o perfil de uma face humana que, segundo os moradores do bairro, é a imagem de Jesus Cristo. A descoberta foi feita pela Associação dos moradores do Alto da Bela Vista, durante uma campanha em favor da preservação da área onde está localizada a pedra.
O argumento para realização da campanha, segundo Tony Antônio dos Santos, presidente da Associação, era de que o serrote era um patrimônio cultural do município, uma vez que faz parte, juntamente com a Nascença e a Cacimbinha, da história da cidade.

A enorme exposição de rocha, segundo a professora e também historiadora, Lenina Macedo, mostra características faciológicas e feições erosivas ímpares, favorecendo seu estudo e entendimento.

Educação ambiental

O local é adequado para atividades de educação ambiental, pois, além do relevo ruiniforme, apresenta ainda ecossistemas naturais preservados, com espécies endêmicas, ameaçadas de extinção. Para Lenira, “a identificação da face de Cristo na Pedra do Urubu, fortalece o complexo turístico do Cariri, uma região marcada pelo misticismo, e abre uma janela para um estudo mais aprofundado da história de Brejo Santo e da preservação do meio ambiente”.

A descoberta só ocorreu depois de uma campanha em defesa do meio ambiente. Preocupado com a retirada de material para construção ao lado da Pedra do Urubu, o presidente da Associação dos Moradores do Alto de Bela Vista encabeçou um abaixo-assinado, solicitando apoio à comunidade contra a devastação. O documento recebeu mais de 300 assinaturas. Ao mesmo tempo contratou um fotógrafo para fazer fotos da Pedra do Urubu. Na seleção das imagens, ele percebeu que uma delas mostrava o perfil de uma face humana.

Porém, a imagem de Cristo só foi identificada, segundo Tony, quando foram feitas outras fotos para a encenação da Paixão de Cristo no local.

A idéia da Associação era chamar a atenção das autoridades e, também, da população para uma área que vinha sendo devastada e, ao mesmo tempo, atender ao sentimento religioso da comunidade.

“Os moradores do bairro, principalmente os mais antigos, sempre disseram que naquela pedra tinha um mistério que um dia seria revelado. Para a comunidade, o segredo foi desvendado: a presença de Cristo no alto do Serrote, velando por Brejo Santo, que tem como padroeiro o Coração de Jesus”, comentou Tony.

Ao fazer este comentário, ele diz que, “além de descobrir a face de Cristo, na Pedra, que agora está sendo ponto de atração turística, impediu a devastação da área”.

Com oito metros quadrados, a Pedra do Urubu faz parte do complexo histórico que arcaram o nascimento da cidade. São centenas de pedras que formam um conjunto de esculturas naturais, esculpidas pela ação das águas e do tempo.

Surgimento

Brejo Santo nasceu nas margens de uma nascença que fica no pé do serrote. A Nascença, um pequeno açude alimentada pelas águas que jorravam do pé do alto, secou em conseqüência do desmatamento e da perfuração de poços profundos para o abastecimento da cidade.

A Cacimbinha que, por muitos anos abasteceu a cidade, foi desativada. Restou somente a Pedra do Urubu, cujo nome está ligado à presença dos urubus no topo da pedra à espreita das sobras dos animais abatidos no antigo matadouro público, que funcionava nas proximidades do local.

Antônio Vicelmo
Repórter

Mais informações:

Associação dos Moradores do Alto da Bela Vista
Bairro Alto da Bela Vista, Brejo Santo Ceará
(88) 9967.3265

Nenhum comentário:

Postar um comentário