no início da década de 1980
Geraldo Urano, indubitavelmente, é um dos maiores poetas surgidos nesta plaga. Autor de uma obra pra lá de genial, Urano produziu incessantemente ao longo das três últimas décadas, até quando suas forças psíquicas permitiram. Uma parte desta produção, no entanto, foi publicada em livros, revistas e jornais e outra parte está sob a guarda dos seus parceiros musicais e companheiros de jornada. Sua obra, assim, não poderia ficar guardada ou muito menos esquecida. Desta forma, já está no ar o seu blog, intitulado Vaga-Lumes (título do seu primeiro livro, editado pela Nação Cariri Editora, em 1984).
Fica, então, o convite para os leitores do CaririCult visitarem o Vaga-Lumes e se deleitarem com a poesia inovadora e bela de Geraldo Urano.
blogvagalumes.blogspot.com
O Edifício Balança Mais Não Cai, tem muito a ver com a figura impressionista de Geraldo Urano. Foi lá, nas suas meditações diárias, cercado pela vizinhança frenética de centenas de prostitutas, sem no entanto se deixar contaminar pelo esporte difundido nas redondezas, que aproveitou talvez ,os seus melhores momentos de reflexão e concentração em direção a outros mundos e idéias.
ResponderExcluirGuardo do Geraldo, as melhores recordações de uma figura pura e estudiosa, que se concentrava, olhava, calava, e guardava no seu infinito, as imagens mais loucas dos seus parceiros de convivência, que perambularam e se confinavam pelos confins do conturbado e maravilhoso Estado da Guanabara.
Elmano Rodrigues Pinheiro
Caro Elmano,
ResponderExcluirMuito legal o seu depoimento sobre Geraldo Urano, nos revelando uma passagem do início da sua juventude, quando ele passou um tempo no Rio de Janeiro e recebeu abrigo de você e do seu (também nosso, por afetividade) saudoso mano Normando.
Seria de grande valia que as pessoas que conviveram e participaram de algum momento da vida de Geraldo partilhassem concosco essa experiência. Desta forma, poderemos conhecer ainda mais essa figura ímpar e genial que é Geraldo Urano.
Com a sua permissão, colocarei seu depoimento lá no blog Vaga-Lumes.
Um grande abraço.
Carlos Rafael
Administrado do BLog Vaga-Lumes