terça-feira, 2 de setembro de 2008

"Diário do Nordeste", 2 de setembro de 2008


Participação dos devotos foi importante para mais um ano de celebração à padroeira (Foto: Antonio Vicelmo)
Regional
N. Senhora da Penha
Festa da padroeira reúne 30 mil fiéis


Crato. Com uma grande procissão que, segundo os coordenadores, reuniu uma média de 30 mil pessoas, foi encerrada, ontem, a festa de Nossa Senhora da Penha, considerada a padroeira do Crato e da Diocese deste mesmo município. “Foi uma demonstração de fé e devoção, um preito de gratidão à Maria Santíssima, que tem sido a guardiã da Diocese” disse o padre Edmilson Neves, vigário da Catedral, ao mesmo tempo em que agradeceu aos devotos pela participação nas cerimônias religiosas que tiveram inicio no dia 22 de agosto, com o hasteamento da bandeira da padroeira N. Senhora da Penha.

Na concelebração, presidida por dom Fernando Panico, com a participação de padres, seminaristas e diáconos, o bispo diocesano lembrou que, este ano, a festa foi celebrada no âmbito das santas missões populares que envolveram todos os setores da Diocese. Destacou a ordenação dos seis novos padres, também dentro do contexto da festa da padroeira que, em nome de Jesus, irão cuidar do rebanho da Diocese.“Mas nem tudo é alegria”, disse dom Fernando, lembrando a morte dos padres Manoel Pereira, na Sexta-feira Santa e, mais recentemente, ontem, a morte do padre João Bosco Lima, vigário de Missão Velha, cujo sepultamento foi realizado à tarde, em Juazeiro do Norte. “Os dois sacerdotes, segundo o bispo, estão no céu, olhando lá de cima a nossa caminhada, sob a proteção de Maria, nossa padroeira”, diz.

O tema escolhido para este ano foi “Com Maria, Mãe da Penha, discípula e Missionária, Escolhemos a Vida”. A paróquia também inseriu na programação reflexões sobre a Campanha da Fraternidade que tem como tema “Escolhe, pois, a vida.” Uma das mensagens dizia: “Só o Senhor é autor e dono da vida. O ser humano, sua imagem vivente, é sempre sagrada desde sua concepção até a sua morte natural, em todas as circunstâncias e condições de vida”.Além dos atos religiosos, foram realizadas, como parte da programação em homenagem á padroeira, novenas, missas, procissões e visitas da imagem de Nossa Senhora da Penha a todas as ruas da paróquia, foram desenvolvidas um intenso programa social na Praça da Sé, com o funcionamento de parques de diversões, quermesses e barracas com a venda de comidas típicas.

As novenas eram realizadas do lado de fora, em frente à Catedral. A multidão ocupava a rua, que foi interrompida para o trânsito de veículos, e parte da Praça da Sé. De acordo com o pároco da Sé Catedral, Francisco Edmilson Ferreira, a festa lembrou a colonização do Cariri pelos frades capuchinhos, tendo à frente frei Carlos de Ferrara, fundador do Crato e construtor de primeira capela que originou a Catedral.

Enquete

Devoção dos fiéis continua aumentando

'Francisco André dos Santos,36 ANOS,Eletricista:

A festa aconteceu dentro do esperado. O povo do Crato é devoto de Nossa Senhora da Penha.

'Francisco Bento de Araújo,54 ANOS,Agricultor:

A festa foi maior do que a do ano passado. A cada ano que passa, cresce a devoção do povo para a santa.'

Mais informações:

Paróquia de N. Senhora da Penha

Pe. Francisco Edimilson Ferreira

Rua Miguel Limaverde, Catedral

(88) 3523.8698

e.nevesferreira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário