Michel Legrand, nascido em 24 de Fevereiro de 1932 em Paris, é um compositor,
arranjador, maestro e pianista Francês descendente de Armênios. Legrand compôs mais de 200 trilhas sonoras para filmes e televisão e gravou mais de uma centena de discos. Ele ganhou 3 Oscars, 13 nominações, 5 grammys, e foi nominado para um Emmy. Ele tinha apenas 22 anos quando seu primeiro album "Eu amo Paris" se tornou um dos álbuns instrumentais mais vendidos de todos os tempos. Ele é um pianista de Clássicos e de jazz virtuoso e arranjador e maestro fantástico, que toca com orquestras em todo o mundo. Ele estudou música no Conservatório de paris de 1943 a 1950 ( idade de 11 aos 20 ), trabalhando com, entre outros, Nadia Boulanger, a professora de tantos outros grandes compositores, incluindo Aaron Copland e Philip Glass. Legrand graduou-se com honras tanto como pianista quanto compositor.
Durante muitos períodos de trabalho criativo, legrand tornou-se maestro de várias orquestras, incluindo St. Petersburg, vancouver, Montreal, Atlanta, e Denver. Ele gravou mais de uma centena de álbuns com estrelas da música internacional, cujos gêneros variam desde Jazz e Clássicos, e trabalhou com uma diversidade de músicos como Phil Woods, Ray Charles, Perry Como, Neil Diamond, Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, Lena Horne, Kiri Te Kanawa, Johnny Mathis, Jessye Norman, Diana Ross, frank Sinatra, Barbra Streisand, Sarah Vaughan, Shirley Bassey, dentre outros.
Delícia para os Ouvidos:
Eis aqui parte da trilha Sonora de um dos mais belos Musicais da história do Cinema: LES DEMOISELLES DE ROCHEFORT, cuja Música é do Michel Legrand. Clique no nome da música e aguarde. Prepare o seu som ( E seu Francês )... E uma dica: desligue antes o player da Rádio Chapada do Araripe, logo acima para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo...
Dica: Se o som ficar entrecortado, clique na música e logo em seguida, clique no botão da pausa e aguarde a música carregar até a metade, para só depois, ouvir!
Fonte: Wikipédia em Inglês
Tradução: Dihelson Mendonça
.
Dihelson: se você tiver em casa, gostaria que ouvisse um outro pianista francês que também compôs muito para o cinema. É o Francis Lai. Num album para um filme chamado Les Uns et Les Autres, tem uma música chamada Le Violins de La Mort. Gostaria de tua avaliação sobre esta música. Ela me chamou atenção desde o primeiro dia que a ouvi. Tem um mistério daquele modo particular dos mexicanos de comemorarem os dias dos mortos com passeatas de esqueletos uma espécie de carnaval.
ResponderExcluirAtenção gente nova: assista ao filme americano, em preto e branco, Summer 42 (verão de 42), com a música que Dihelson lembrou, que é um primor de filme a respeito deste rito de transição da adolescência.
Eu já ouvi falar do Francis Lai, mas não tenho aqui no momento. Vou dar uma busca no Google e Amazon.
ResponderExcluirHá um pianista franc~es também, que na "nossa" opinião, é um dos maiores virtuoses desde Art Tatum e Oscar peterson. Trata-se do incrível MARTIAL SOLAL, que você pode vê-lo tocando no Youtube. Uma jóia rara, dessas que há 2 ou 3 no mundo:
Aqui, ele com Toots Thielemans:
http://www.youtube.com/watch?v=mPEM2ypFJM0
E aqui ele sozinho tocando I Got Rhythm, do Gershwin:
http://www.youtube.com/watch?v=j917HbKC4K0
A França, aliás, tem ótimos pianistas, como o Jacques Loussier, quem não conhece ? e o Claude Bolling. Tem grandes músicos como o Jean Pierre Rampal, violinistas como o Stephanie Grappelli, e o Jean Luc Ponty, e violonistas como o falecido Django Reinhardt, e ainda o Didier Lockwood, todos fantásticos...
veja aí,
E ouça as músicas que eu postei aí no Blog, se conseguir. São fantásticas. Esse filme é mesmo ótimo, As Garotas de Rochefort, com Catherine Denauve, teve uma continuação, que foi O Guarda-Chuvas do Amor.
Abraços,
Dihelson Mendonça
Sim, José do Vale, eu sabia que esse nome não me era estranho. É o compositor de Love Story, homem, e o tema de "A man and a Woman". Muito boa trilha ( a do segundo filme ). Vou ver se encontro essa música "Les Violins de la Mort". Ouça hoje a partir das 22h na Rádio Chapada, o programa Música Inesquecível, só músicas e intérpretes fantásticos, Ray Charles, Sinatra, Dean Martin, Perry Como, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, orquestras: Clebanoff, 101 Strings, Percy Faith, Frank Pourcel, Mantovani, Liberace, etc...
ResponderExcluirAbraços,
DM
Acho que entrei num sonho . Por favor não me acordem !
ResponderExcluirDihelson,
ResponderExcluirAntes de tudo quero te agradecer pelos presentes que tenho recebido por e-mail. Estou simplesmente maravilhada!
Ouvi os aquivos, ouvi as músicas também aqui no Cariricult e me vejo em casa no meu francês usufruindo de cada sílaba...
A música corre pelas minhas veias como bálsamo e a língua francesa impulsiona meu sangue e minhas emoções...
Grata, grata, grata, menino Dihelson
Em tempo:, parabéns pela escolha musical das 22h . Está demais!
ResponderExcluirAbraço,
Claude
Obrigado, meninos e meninas.
ResponderExcluirEu tava com medo de voces não conseguirem ouvir as músicas, ou se ouvirem em algum somzinho de computador, que simplesmente mutila a qualidade das músicas. Música tem que ouvir num som bom, e ambiente propício para se ter a idéia real das coisas. Nada que um Microsystem ligado ao computador não resolva... melhor do que essas caixinhas que vem nos kits multimídia.
Agora o repertório das 22 horas:
Eu hoje quase liguei para Socorro Moreira para pedir umas dicas sobre o que colocar no programa "Música Inesquecível". A questão difícil para mim, é por exemplo, conciliar Beatles com Tom Jobim e com The Platters. Embora cada um tenha músicas inesqucível.
Não sei como fazer.
Por isso, por enquanto, deixei como está, somente músicas da Era do Rádio. Acho que devo criar um programa chamado "A Era do Rádio".
Mas ai também, gostaria de algum programa que pudesse rodar músicas inesquecíveis dos Beatlese Pop, como Neil Sedaka, Berry White, entende ?
Sugestões são bem-vindas...
Abraços,
Dihelson Mendonça