quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Em defesa do futebol do Crato - Por: Pedro Esmeraldo

Em uma manhã ensolarada, andava livremente pelas ruas da cidade quando me deparei com um senhor, baixo, rechonchudo, pedindo-me que fizesse um trabalho sobre o futebol cratense de outrora. Respondi-lhe dizendo que esse assunto não me fascinava, visto que nunca acreditei na proeza dos dirigentes futebolísticos, vez que não se coadunavam com um trabalho sério na arte esportiva.
Esses homens que dirigiam o esporte cratense não enxergavam um palmo diante do seu nariz, não olhavam para o futuro e nem se interessavam em promover condignamente o esporte bretão. Visavam somente se promover e nada mais.
A maior parte dos diretores de clube era constituída de homens desinteressados, assim podemos dizer. Não estimulavam a juventude com bons exercícios e bons professores de educação física.
Relato ainda que no passado o Crato era dotado de grandes craques, que não faziam vergonha em se apresentar nos grandes centros esportivos do país. Lembro-me bem de nomes como Enock, Antônio da Pensão, Peixe, Senhor, Moacir, Mundinho, Kleber, Binda, Doce de Leite, Dote, Anduiá, etc. E outros e muitos outros que deixo de relacionar seus nomes por esquecimento. Esses craques vislumbravam a torcida com jogadas geniais. Deixavam todos entusiasmados, provocando aplausos frenéticos no meio da massa esportiva.
Em priscas eras, o Crato, que foi possuidor de grandes craques, não possuía campo de futebol à altura da cidade. Os torcedores insatisfeitos se organizaram e fizeram um movimento liderado pelo desportista José de Paula Bantim, solicitando ao governador Virgílio Távora a construção de uma quadra esportiva moderna, que seria o aprimoramento do esporte regional e poderia ao mesmo tempo levar o Crato à mais alta corte do esporte. Esses esportistas foram estimulados pelo, então, prefeito Ariovaldo Carvalho, tido com grande timoneiro, pois adquiriu o terreno, preparando-o com o serviço de terraplenagem, entregando-o ao Governador para a execução dessa obra. Este construiu o estádio pela metade, como prometeu, deixando a outra parte para que os prefeitos futuros concluíssem e deixassem no ponto de melhor projeção de equilíbrio, que viesse retirar a juventude do vício e da vadiagem.
Os torcedores cratenses vibraram e ficaram esperançosos que o Crato fosse o grande centro esportivo do Cariri.
Infelizmente o futebol cratense não prosperou, visto que os prefeitos que se seguiram abandonaram-no, não dando continuidade a essa grande obra.
E o futebol caiu por terra, o estádio ficou abandonado, entregue às moscas. Não tinha ninguém que viesse levantar esse movimento esportivo, já que não havia recursos para satisfazer aos anseios da população. E a juventude permaneceu sem ânimo de enfrentar uma luta desigual, até quando o atual prefeito Samuel Araripe assumiu o comando e restaurou as partes danificadas do estádio, entregando-o novamente à população. Os torcedores agradecidos vibraram, mas ainda o futebol cratense não está bem recuperado.
O atual prefeito não tem medido esforços para reorganizar o futebol. Tem ultimamente trazido os craques de fora a peso de ouro, o que não tem demonstrado muito amor à camisa cratense. Nesse caso, seria melhor contratar um professor de educação física para criar uma escolinha de futebol, além de orientar a juventude, dando prioridade aos habitantes dessa terra. Só assim o Crato se livrará da mazela de craques viciados, que só veem buscar o dinheiro do povo. O pontapé inicial esta dado, vamos à obra, pessoal.

OBS.: Postagem a pedido de seu autor, com a permissão do responsável pelo "blog".

Um comentário:

  1. Olá! Estava pesquisando umas informações de matérias...talz...coisas pra concurso e caí no Blog do JoãO Ludgero, e através do Blog dele cheguei a esse. Gostei! Um blog bem interessante de diversas culturas e informações. Enfim, me interessei pois também faço partede um Blog, e auxilio outro que é o "pai" do nosso Blog. Sou do ES. Bem distante ae. O dia que quiserem ler e ver coisas diferentes na internet, principalmente em questão humorística, visitem nosso Blog lá! www.rasgutalo.net ! Será uma honra! Aproveitem e não deixem de comentar! abraçO!

    ResponderExcluir