sábado, 21 de fevereiro de 2009

BOA NOTÍCIA



Deteriorada


Casa de Patativa passa por reforma


A antiga construção, localizada na serra de Santana, na região do Cariri, está sendo restaurada pela Prefeitura de Assaré, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). A estrutura do casarão estava deteriorada, ameaçando desabar



O velho casarão de taipa onde residiu Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, considerado o maior poeta popular do país, está sendo reformado, desde o último dia 12 de janeiro, após um longo período de abandono. A casa, localizada na serra de Santana, distante 12 km do município de Assaré, na região do Cariri, estava com a estrutura danificada, ameaçando desabar. Segundo o secretário de Cultura de Assaré, Marcos Salmo Lima Barreto, a reconstrução da casa está obedecendo à originalidade da antiga construção de 16 cômodos, que data do século XIX.

“A idéia é restaurar a casa e os móveis para tentar mostrar um pouco do cotidiano de Patativa”, conta Marcos, referindo-se ao fato do poeta ter passado boa parte de sua vida naquele local e ter mantido ali relações pessoais importantes, com familiares e amigos. Para manter a reforma bem próxima ao original, a Prefeitura de Assaré, órgão responsável pela recuperação da casa, contou com a colaboração de pessoas da própria comunidade. “As próprias pessoas da serra estão ajudando na reconstrução, inclusive, a família do poeta”, destaca o secretário.

A secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Coordenadoria de Patrimônio Histórico-Cultural (Copahc), também tem apoiado a restauração da casa. O historiador Otávio Menezes e o engenheiro Paulo Renato têm acompanhado de perto o andamento da reforma para que nenhuma alteração à planta inicial seja feita. De acordo com o historiador Otávio Menezes, tanto as dimensões originais, como o material utilizado estão sendo respeitados. Ele conta que até as telhas, apesar de muito antigas, serão do mesmo modelo das anteriores, pois Patativa, antes de morrer, havia vendido um lote delas para um conhecido, que agora revendeu o material para a reforma da casa.

Além das telhas, as paredes de barro e madeira, características da construção de taipa, o teto de madeira, utilizado para depósito de alimentos e o piso, parte de cimento, parte de barro batido, também estão sendo recuperados, de acordo com as especificações da casa original. Segundo o historiador, a única mudança no casarão será a retirada de um banheiro, um pequeno alpendre e um muro, que foram construídos com tijolos, recentemente, por um irmão de Patativa. Investimento

De acordo com Marcos Salmo, a Prefeitura de Assaré está investindo cerca de R$ 60 mil na reforma. A idéia, segundo o secretário, é transformar a casa em um museu temático, onde os visitantes possam encontrar, além de móveis antigos restaurados, objetos pessoais do poeta e fotografias da família. O museu irá destacar ainda Patativa como agricultor, abordando este aspecto da vida do poeta, que, mesmo se enveredando pela cultura popular, sempre esteve próximo às atividades do campo.

A previsão é de que a casa reformada seja inaugurada no próximo dia 5 de março, quando haverá a comemoração do centenário de Patativa no município. Após a entrega, a obra será repassada para o memorial Patativa do Assaré, que ficará sendo o responsável pela administração do casarão. Segundo Otávio Menezes, na Coordenadoria de Patrimônio Histórico-Cultural da Secult, não consta, no momento, nenhum projeto para o tombamento da casa. (Colaborou Amaury Alencar).

E-Mais
A casa de Patativa do Assaré fica em um sítio, na serra de Santana, que pertence aos familiares do poeta. No local, ainda vivem cerca de 20 pessoas da família. A construção foi doada por eles para a Fundação Memorial Patativa do Assaré. A casa, onde Patativa viveu com os pais e os irmãos, estava com as paredes danificadas, escoradas por estacas, e a madeira do teto, consumida pelo cupim. Mesmo em condições precárias, o local sempre foi muito visitado por turistas e pesquisadores da cultura popular.

A partir do próximo dia 1º de março, haverá programação cultural especial no município de Assaré em comemoração ao centenário de Patativa. Artistas, como Fagner, Waldonys e Dominguinhos homenagearão o poeta. No dia 5, haverá a inauguração da casa.
(Fonte: "O Povo", 22/02/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário