segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Qual a idade do Cariri? - por Geraldo Menezes Barbosa



A Comissão responsável pelas comemorações do centenário de Juazeiro do Norte, a ocorrer no dia 22 de julho de 2011, abrirá sua programação, a partir de julho deste ano, prometendo importantes eventos, durante três anos, na mais longa promoção festiva de que se têm notícia, inclusive com levantamentos históricos da região caririense, à guisa de uma preparação cultural e política à nova geração, ante esse acontecimento.
Qual a idade do vale do Cariri? A resposta chega-nos, através de um dos primeiros jornalistas do Ceará, João Brígido - foto acima - fluminense de São João da Barra, autor do livro de 150 páginas, "Apontamentos para a História do Cariri", editado em 1858, com alguns textos publicados no jornal sob sua direção, "O Araripe", em Crato, em 1859 e outros, no "Diário de Pernambuco" e "O Cearense", em 1861, motivo que levou esse jornalista a ser nomeado membro do Instituto Histórico do Rio de Janeiro.
Confirma João Brígido ter o Cariri sido descoberto em 1706\7, por aventureiros da Casa primeiros jornalistas do Ceará, João Brígido, fluminense de São João da Barra, autor do livro de 150 páginas, "Apontamentos para a História do Ceará", editado em 1858, com alguns textos publicados no jornal sob sua direção, "O Araripe", em Crato, em 1859 e outros, no "Diário de Pernambuco" e "O Cearense", em 1861, motivo que levou esse jornalista a ser nomeado membro do Instituto Histórico do Rio de Janeiro. Confirma João Brígido ter o Cariri sido descoberto em 1706\7, por aventureiros da Casa por índios Cariris, tornado-se seu líder, por entender de agricultura, guerras, artesanato e impor novos hábitos aos selvagens, que eram sanguinários.
Convencendo os índios Cariris, que lutavam contra os Cariús, a pedirem ajuda aos brancos, o escravo voltou à Casa da Torre, orientando aos invasores descendentes de Caramuru, a uma primeira expedição chefiada por João Correia Arnaud, em 1706\7, e, em 1610, a segunda invasão comandada pelo cel. João Mendes Lobato, conduzindo uma força de 100 homens, que ocupou a cachoeira de Missão Velha e estabelecendo a Missão do Miranda, hoje Crato, nas "terras molhadas" que levavam do rio Grangeiro ao "Tabuleiro Grande", (hoje Juazeiro do Norte) às margens dó rio Salgadinho, adquiridas, pelo brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro.
Honra-se o jornalismo cearense pelos "Apontamentos" de João Brígido, pioneiro dos primórdios históricos do vale do Cariri, em livro publicado em 1856 e que militou nos jornais de Fortaleza, àquela época. Sempre a Imprensa... em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário