quinta-feira, 19 de março de 2009

19 de março - Dia de São José



"A História de São José é um exemplo que deve ser seguido por nós mesmos.
A figura de São José assume na igreja, uma importância cada vez maior. O povo tem uma grande devoção para com o esposo de Maria.
A responsabilidade que Deus lhe entregou na história de salvação torna-o de uma certa forma, co-redentor, junto com Maria, na obra salvadora que Deus Pai realizou através de Jesus.
José era esposo da Virgem Maria portanto, foi padrasto de Jesus. Ele tem uma participação muito importante na infância de Jesus conforme e é descrito com um homem justo. Na bíblia em Lucas podemos ler a infância de Jesus com José.
José era da nobreza, pois era um príncipe descendente da casa real mais importante do mundo– a Casa de David. São Julião Eymard chega a firmar que, se a dinastia não tivesse sido derrubada, José teria sido o herdeiro do Rei David. Noivo de Maria ele recebeu a visita de um anjo que informou a ele que Maria iria dar a luz e que o filho que ela irá ter será obra do “Santo Espírito” . Ele tomou Maria e a levou para Belém onde aconteceu o nascimento de Jesus.
Avisado de novo, por um anjo das intenções do Rei Herodes José levou Maria e Jesus para o Egito, e eles só voltaram a Nazaré quando outro anjo apareceu a José avisando da morte de Herodes.
A vida de José foi totalmente voltada a criar Jesus principalmente em sua infância.
Um dia José levou Maria e Jesus para visitar o templo e para apresentar Jesus a Deus no templo. E como Maria, José também ficou preocupado quando Jesus teria se perdido no templo pois Jesus tinha apenas 12 anos.
A ultima menção feita a José nas Sagradas Escrituras é quando procura por Jesus no Templo de Jerusalém.
Os estudiosos das escrituras acreditam que ele já era um velho e morreu antes da Paixão de Cristo.
Veneração especial a José começou na Igreja moderna ,onde escritos apócrifos passaram a relatar a sua história . A festa de São José é celebrada em 19 de março, (mês que acontece a novena a São José no colégio).
Em 8 de dezembro de 1870,o primeiro Papa Pio IX proclamou São José Patrono da Igreja Universal. A piedade popular também o invoca como padroeiro de uma boa morte e padroeiro dos trabalhadores. Mas, de modo todo especial e seguro, São José é invocado para as obras de conversão, de caridade, de promoção humana.
São José é o santo que intercede por todas as graças que necessitamos, muitas vezes de maneira surpreendente e quase inacreditável.
Faça você a experiência de invoca-lo e perceberá a bondade de São José para com todos os seus devotos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário