segunda-feira, 9 de março de 2009

Na saída para Crato, o novo centro comercial de Juazeiro do Norte – por Daniel Walker (*)


Com a inauguração - na próxima 5ª feira, dia 12 - do Atacadão Carrefour em Juazeiro do Norte, na Avenida Padre Cícero, bairro São José, em direção ao Crato, será dado mais um grande passo para que aquele trecho do município seja num futuro não muito distante o novo centro comercial desta cidade. Grandes empresas e órgãos públicos estão ali se instalando e com isso provocando o deslocamento de pessoas em busca de negócios. Já é bastante notável a presença de blocos de apartamentos residenciais, faculdades, igrejas, restaurantes, concessionárias de automóveis, indústrias e clínicas médicas, formando um verdadeiro e extenso cinturão de negócios e moradias.
Quando esse novo centro comercial se consolidar, e isso certamente não vai demorar, a Rua São Pedro, onde se localiza o tradicional centro comercial de Juazeiro, poderá ter seu movimento diminuído. Mas, felizmente, isso contribuirá para diminuir também o caos do trânsito ali existente, cuja solução parecia impossível de se concretizar. Atualmente, por falta de estacionamento, empresas de grande porte não podem ali se instalar, razão por que elas preferem se estabelecer ao longo daquele trecho na saída de Juazeiro para o Crato, aliás uma bonita avenida de pista dupla e muito bem iluminada.
O que estamos afirmando não é nenhum absurdo. Padre Cícero, na década de 20, quando os engenheiros da Rede Ferroviária Cearense o procuraram para ele definir onde deveria ser instalada a estação de trem, ele foi com os engenheiros para bem longe da cidade e no local onde a estação foi construída afirmou categórico: "Aqui será muito em breve o centro de Juazeiro". Todos pensaram que o Padre estava maluco, pois naquela época Juazeiro não passava de um pequeno número de ruelas em redor da Matriz de Nossa Senhora das Dores, atualmente Basílica Menor. Que o local era longe, era, mas pouco tempo depois o progresso fez a cidade chegar até lá, e hoje geograficamente o local da estação não é mais o centro de Juazeiro. E portanto não estou maluco, pois o mesmo raciocínio serve para o centro comercial que está se formando ao longo da Avenida Padre Cícero ligando Juazeiro ao Crato.
Hoje ele está distante e não causa impacto significativo aos negócios da Rua São Pedro, mas logo, logo afetará. É possível até que muitas dessas vans que diariamente vêm de todo o Cariri para o Juazeiro, trazendo gente para fazer compras na Rua São Pedro, e que tanto tumultuam o trânsito, amanhã nem precisem mais descer até lá, pois no comércio da rodovia novo centro comercial de uazeiro todos encontrarão o que procuram e com a vantagem de poder estacionar sem atrapalhar o trânsito.
Quando ele se estabelecer em definitivo, nossa cidade passará a contar com três grandes centros comerciais: o tradicional, da Rua São Pedro; o emergente, do Pirajá e o novo, entre os quilômetros 3 e 4 da Avenida Padre Cícero. Neste novo centro comercial tudo indica que será possível ter as calçadas livres dos camelôs que infestaram o comércio da Rua São Pedro, tornando-o feioso e também o pior trecho desta cidade para se transitar. Esta cidade, inventada e protegida pelo Padre Cícero nasceu com vocação para crescer. Crescer até onde seus limites territoriais o permitir. E já está bem perto disso, pois também na Avenida Leão Sampaio, no bairro de Lagoa Seca, em direção a Barbalha, já é possível perceber o embrião de outro futuro centro comercial de Juazeiro.
Padre Cícero tinha mesmo razão quando afirmou: "Depois da minha morte é que Juazeiro irá crescer!"
(*) Daniel Walker - professor universitário aposentado, escritor, memorialista, diretor do jornal virtual "Juazeiro on line", membro da Comissão do Centenário de Juazeiro do Norte.

2 comentários:

  1. Com a exploração da romaria de milagres que sequer aconteceram, uma nova Sodoma nasceu no interior do Ceará, atraindo para si todo tipo de comerciantes, ladrões e mercadores do templo. Uma cidade que cresceu baseada nas mentiras de um trapaceiro, que forjando conhecimentos miraculosos inexistentes, e recebendo publicações européias, sabia quando eclipses aconteciam e outras predições. Assim é que nasceu o maior embusteiro da história, o Cearense do Século, que como um anticristo, aproveitou-se da fé e boa vontade dos humildes e puros de coração. Que todas as velas acesas pelos romeiros de Juazeiro do Norte juntas, sirvam para incendiar a alma deste Padre Cícero trambiqueiro no inferno, pois o único milagre existente em juazeiro do Norte é o milagre econômico.

    Carlos Chagas Olívio

    ResponderExcluir
  2. Sr. anônimo Carlos Chagas Olívio (?):
    Por se esconder na covardia do anonimato; por seu linguajar tão característico das pessoas doentias
    e desequilibradas; por ruminar o seu ódio recalcado e desatualizado - no tempo e no espaço - peculiar aos que vivem fora da nova realidade do Cariri de hoje, o Sr. nem merece resposta.

    Mas, quem sabe,os milhões de nordestinos - espalhados na vastidão deste país continental - os que têm simpatia pelo Padre Cícero; os dois milhões que visitam Juazeiro do Norte todos os anos, além dos milhares de caririenses que trabalham e vivem em benquerença entre si, pois vivem aqui e daqui tiram o sustento, a dignidade e a esperança de dias melhores,
    quem sabe, repito, esses milhões de compatriotas mudarão de opinião a partir do seu comentário em tela.

    ResponderExcluir