terça-feira, 16 de junho de 2009

Passeio sentimental pelas ruas do Crato (final)

Saudades da Cinelândia

Hora de voltar para casa e encerrar o passeio. O sol estava quente e fazia um calor sufocante. Bebericava a garrafinha d’água enquanto fazia o caminho de volta. Fui pela Rua Dr. João Pessoa, antiga Rua Grande. Pensei sobre a mudança dos nomes das ruas do Crato, outrora poéticas e bucólicas: Travessa Califórnia, Rua das Laranjeiras, Rua do Fogo, Rua da Cruz, Rua da Palha, Rua da Pedra Lavrada, Rua da Saudade... Agora, na sua grande maioria, as ruas homenageiam personalidades políticas que pouco ou nada tiveram a ver com o Crato.

Nas imediações do Calçadão, senti uma tristeza profunda ao ver ainda baldio o terreno que antes abrigava o prédio do antigo Grande Hotel, onde no térreo funcionava a Lanchonete Cinelândia, ponto de encontro de várias gerações de cratenses, onde se tomava um concorrido café expresso, apesar de Genésio, um dos proprietários, não ser uma unanimidade como atendente bem-humorado. Pessoalmente, nunca tive do que reclamar. Genésio, talvez em atenção ao meu pai, de quem era grande amigo, sempre me atendeu bem, até com mesura. Várias vezes, ele me dispensou de pagar o cafezinho.

2 comentários:

  1. Carlos Rafael em toda minha vida foi a primeira vez que acompanhei um passeio virtual. Foi ótimo me fez recordar momentos marcantes que vivi em Crato.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Prezado(a) Anônimo(a),

    Fico feliz por ter gostado do passeio. Espero ter sido um bom cicerone.

    Abraços.

    ResponderExcluir