sábado, 4 de julho de 2009

O PODER DO COMPROMETIMENTO



Goethe
"Enquanto não estivermos compromissados, haverá hesitação, a possibilidade de recuar, e sempre, a ineficácia. Em relação a todos os atos de iniciativa (e de criação), existe uma verdade elementar - cuja ignorância - mata inúmeros planos e idéias esplêndidas: que no momento em que definitivamente nos compromissamos, a providência divina também se põe em movimento.
Todos os tipos de coisas ocorrem para nos ajudar, que em outras circunstâncias nunca teriam ocorrido. Todo um fluir de acontecimentos: formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda material, que nenhum homem jamais poderia ter sonhado encontrar em seu caminho, surge a nosso favor, como resultado da decisão.
Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar. A coragem contém em si mesma, o poder, o gênio e a magia".


Goethe:
“A criatura é muito frágil, pois sai em busca de algo e não o encontra. Forte, porém, é Deus, pois se em busca da criatura, logo a alcança e a tem em sua mão” (apud Orlando Bitar, p.76)


Goethe:
“Se devo escutar a opinião de outrem, há de ser exposta com positividade; de problemática já estou saturado” (apud Orlando Bitar, p.12)

Um comentário: