sábado, 22 de agosto de 2009

Dormindo, na rede, com o inimigo

Carlos Rafael, embora você tenha sido um dos criadores do Cariricult o seu texto me pareceu obra de um agente infiltrado do blog das "meninas". A polêmica não deve existir pela polêmica. Embora seja um dos formatos do jornalismo cultural a polêmica precisa ter um sentido. Alguma coisa que irrite muito a gente, por exemplo. E acho estranho a sugestão de que algumas pessoas não estão escrevendo por medo. O medo, além de causar uma imensa dor, é uma das coisas mais nefastas que podemos ter. Medo de quem? Espero que não seja de mim ou dos "intelectuais" do blog. Como o blog já tem três anos acho que ele poderia passar por algumas renovações. A cor de fundo, por exemplo. Como você foi o "arquiteto" do blog caricaturas acho que os dois blogs ficaram com um plano de fundo bem parecido. Por que num vale tão verde tudo tem de ser tão ocre? A navegabilidade do blog é outro ponto que poderia ser melhorado. Zé do Vale já deu, inúmeras vezes, sugestão para que os textos aparecessem na tela apenas com as primeiras linhas. Para quem não se interessar pelo tema poder navegar mais rápido. Gostei da idéia de poder ler os comentários sem precisar sair da página como você tinha feito no Cariricaturas e depois abandonou. Visitando outros blogs deve haver outras modificações benvindas. Quanto ao fato de estar uma irmã Dulce lembrando Caetaninho vou lhe lembrar "que gosto de ser e de estar". E adoro a diferença na nossa língua do sentido desses dois verbos. E acho que toda discussão acaba modificando os combatentes. Como você notou, parei de corrigir os erros dos comentários que faço. Era ,embora pretendesse ser pedagógico, muito obsessivo. Mas continuo obcecado com os erros que cometo nos posts. By the way, sempre espero que corrijam para que eu não erre em lugares onde o erro seria mais desastroso.
Assino com o espírito de Dulcinha Lopes Pontes.

7 comentários:

  1. Caríssimo Maurício,

    Pronto. Sua primeira sugestão já foi acatada: janela pop-up para os comentários.

    Quanto ao restante, vou ver com Salatiel. A priori, sou favorável a uma reformada geral.

    Quando me refiro à polêmica, não falo de algo sistemático ou nos moldes como aqui mesmo já aconteceu, onde se batia mais na canela do que na cabeça (idéias) do oponente.

    Quando disse que algumas pessoas não estão publicando por medo ou preguiça, foi pra provocar mesmo. Tipo mexer nos brios...

    Quando lhe provoquei diretamente, insinuando que você tá passando uma fase zen em vez de zan, é porque você tem sido, ao lado de Zé do Vale, uma das únicas pessoas que ainda tem instigado o debate e a polêmica, ultimamente, neste blogue.

    Os outros são: Wilson Bernardo, Armando, João Ludugero, Marcos Vinícius, Dihelson e Zé Flávio.

    Sim, você acertou: sou um agente infiltrado do blog das meninas.

    Abraços e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Thanks! É sempre bom ler os textos com uma pitada de ironia. Mas suas explicações foram esclarecedoras. Depois que fechei a janela de comentário tentei abrir de novo e não consegui. Tive que sair do blog para conseguir abrir em um novo acesso. Quanto às meninas lembro a você que o maior ,e único, sucesso do grupo homônimo aqui da Bahia era uma música que tinha no refrão : "O de cima sobe, o de baixo desce". Elas deve estar sabendo do que estão falando.

    ResponderExcluir
  3. SOBRE O CARIRICULT e OUTROS BLOGS

    JANELA POP UP:

    Achei horrível a Janela Pop Up. Eu nunca usei esta coisa em nenhum dos meus Blogs, porque é muito incoveniente. Mas isso é a opinião de uma pessoa.

    COMENTÁRIOS:

    Acho que o Rafael abandonou o antigo modelo de postagens de comentários na mesma página, porque acontecem problemas. Eu havia adotado o mesmo sistema no BLOG DO CRATO, e muita gente estava reclamando que as teclas de setas não funcionam naquele modelo.

    SÓ INÍCIO DAS MATÉRIAS:

    Quanto a postar somente o início: ISSO NÃO É POSSÍVEL na plataforma Blogspot nos modelos convencionais. Seria preciso migrar o sistema inteiro para WordPress ou algo parecido. O nosso Jornal Chapada do Araripe funciona em WordPress. Não tem comparação com o Blogspot em termos de recursos, muito superior, mas aos administradores que não conhecerem de linguagem de programação, a coisa se complica e muito. Não aconselho.

    A COR VERDE:

    Eu sempre gostei de Abacate, mas isso aqui ficou horrível. Talvez um amarelinho fosse mais simpático. O Blog perdeu muito a característica, ao meu ver.

    O CONTEÚDO DOS BLOGS:

    É preciso não confundir Blog com Linguiça! Blog precisa ter uma identidade, um propósito. Seria muito cômodo para qualquer um de nós encher o CaririCult ou o Blog do Crato, por exemplo, com 100 artigos por dia, furtados da internet, de outros Blogs, da Wikipédia, mas isso é a maior tolice que alguém pode fazer, e fica para principiantes.

    Tentar mostrar na Internet o que Existe na internet é sem sentido, porque qualquer programa agregador como o Google Reader faz isso bem melhor, sem precisar de Blog.

    Blog precisa ter conteúdo ORIGINAL. O CaririCult tem uma grande e bela história de colaboradores de GENTE QUE PRODUZ matérias. Da mesma forma, o Blog do Crato todo dia, nos chegam inúmeros artigos originais, reportagens, e na maioria das vezes não importa a quantidade. No Blog do crato temos atingido picos de 30 mensagens por dia, mas isso só é bom se for original, de interesse, de qualidade...poderiam ser 3.

    Poderiam ser apenas 3 postagens por dia, desde que originais, e fiéis ao propósito do Blog.

    O caririCult vai muito bem. A história deste Blog para a região o torna inafundável. Mesmo que seja 1 postagem por dia, vale a pena ler, e ter picos de audiência como sabemos. Hoje existem inúmeros Blogs no cariri, como o Lenitivo Cultural, Cariri Digital, Arte no Cariri, etc, todos com teor cultural.

    Acompanho uns 100 Blogs apenas do cariri todo dia, mas o CaririCult em Arte e Cultura, é primeira leitura.

    Essa coisa de Blog é como uma onda no mar: Vai e vém. Não se pode manter o sistema inteiro ativo todo dia, a não ser que seja um louco, como eu faço:

    NÃO DURMA!
    rs rs rs

    Abraços,

    Dihelson Mendonça
    www.blogdocrato.com
    www.chapadadoararipe.com

    ResponderExcluir
  4. Dihelson
    Não cheguei a ver a versão abacate enão,posso comentar o resultado. Mas a mudança na tipologia e no tom do amarelo já dá uma refrescada. Infelizmente pude testar que os comentários em janela travam de vez em quando . É uma pena. É chato ficar saindo e entrando na pg. Quanto à quantidade de posts concordo integralmente com você. É melhor poucos e , quando possível, textos oiriginais do que uma miscelânea de coisas copiadas do youtube. Os textos quando copiados devem ter alguma introdução ou opinião da pessoa que postou. Mas mudanças, mesmo que sutis, são sempre necessárias em veículos que são vistos diariamente por muito tempo.

    ResponderExcluir
  5. De novo esqueci que a filha de meu amigo (um docinho que fica mandando mensagens no MSN em meu nome)estava usando o Orkut o que faz com que os comentários saiam com seu nome. Isso já está virando um filme de Brian de Palma: "Vestida para matar".

    ResponderExcluir
  6. Maurício,

    A cor abacate é esta que está agora. No meu monitor, e em muitos que já olhei, a nova cor é exatamente da cor do miolo do abacate. Me dá até vontade de comê-lo, o que pode ser uma estratégia... rs rs

    Abraço,

    DM

    ResponderExcluir