sábado, 15 de agosto de 2009

Interblogs: Ainda Marina Silva e Ciro Gomes (do Blog de André Forastieri)

O assunto já tá meio batido, mas em se tratando da opinião de André Forastieri sobre, não desperdiçarei este interblogs.

Também pelo fato de que, após a análise de Ciro Gomes sobre o impacto da possível candidatura de Marina Silva a presidente pelo PV, que implodiria a candidatura de Dilma Rousseff, a tropa de choque petista que existe por aqui tentou desdenhar.

Pois tomem:

Ciro Gomes: Marina implode candidatura de Dilma

Por André Forastieri

Ciro Gomes é uma espécie de Lobão da política. Não sou tão chegado na música, mas reconheço que manda muito bem nas entrevistas. A de ontem no Valor Econômico é educativa.

Ciro é bom de análise, bom de enrolação e bom de insight. Disse o que botei aí no título, por exemplo. Ele foi colega de ministério das duas. Deve saber do que está falando.

Também diz, por exemplo, que Aécio candidato, com Serra candidato a governador, é garantia de vitória da oposição. O sul já é meio antipetista, Aécio entraria forte no Nordeste, traz Minas, Serra traz São Paulo, e acabou o assunto.

Deixei Aécio de fora do texto em que garanto que o segundo turno incluirá Marina Silva - se ela for candidata, claro. Foi de propósito. Porque Aécio bagunça tudo. Não entendo Aécio. Quem sabe daqui uns dias.

Também acho que o Ciro Gomes não vai ser candidato a governador de São Paulo. Vai ser candidato a presidente da república.

Podemos ter um cenário em que as candidaturas seriam:
- Serra
- Marina
- Dilma, pelo governo
- Ciro, pelo governo
- e outros que nem imaginamos. Porque se a eleição não for claramente demarcada entre situação e oposição, Dilma x Serra, arrisca entrar um monte de gente para marcar posição, candidaturas próprias de partidos diversos. O que tem consequências difíceis de prever.

E esse é meu ponto: a campanha presidencial de 2010 precisa de imprevisibilidade, porque para manter as coisas como estão já temos o Congresso. Uma campanha Dilma x Serra me dá bocejos, só de pensar, de tão parecidos que eles são, inclusive no estilo mandão, modelito diretor de escola.

Eu não entendo nada de política, mas entendo que entrada de Marina torna a coisa toda bem mais interessante. E não é isso que queremos, um mundo mais interessante?

Fonte: http://andreforastieri.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário