quinta-feira, 6 de agosto de 2009

NEURO-PROPAGANDA


Por que é que vendem pipoca e coca-cola nas salas de Cinema? Ah, rapaz, você se esqueceu daquela estorinha de que nas películas dos filmes existem fotogramas inseridos com propaganda subliminar (você não vê, não sente, mas o cérebro capta) dizendo:- coma pipoca salgada e tome uma coca-cola gelada! Você não acredita? Pois é pura verdade comprovada com muitos testes e estudos científicos. O pessoal que lida com marketing e publicidade está deitando e rolando. Donos de supermercados estão usando o método também para evitar e/ou reduzir os roubos nos seus departamentos com gravações inaudíveis aos consumidores dizendo: você é uma pessoa honesta... Não roube... E não é que deu certo! Reduziram-se os furtos em até 37 %. Engraçado mesmo foi a experiência feita com um grupo de freiras carmelitas que tiveram suas atividade cerebrais monitoradas e outro grupo de voluntários que foram expostos a marcas famosas como Ferrari, Nike, iPod, etc. Ao final, constatou-se que áreas cerebrais que acionaram leds luminosos foram as mesmas. O que quer dizer? Que a cruz (símbolo cristão) e o cavalinho da Ferrari nos proporcionam emoções bem próximas.
Mas, eu queria mesmo era chegar no seguinte: Por que não se grava – com aquela voz de Deus do Cid Moreira - uma mensagem subliminar do tipo: Sejam honestos! Pensem no povo que representam! Sua mãe vai sentir vergonha do que você está fazendo!... e se deixa esta mensagem rolando o tempo todo no ambiente das câmaras de vereadores, câmaras de deputados, no plenário do senado, nos gabinetes de prefeitos, de secretários e de governadores? Quem sabe dá certo e reduz um pouco a esculhambação. É uma idéia, apenas!
Ou, de um jeito mais simples, detonemos todos esses canalhas nas próximas eleições.

6 comentários:

  1. Grande ideia, Luiz. Essa sugestão pode, de fato, diminuir a esculhambação. E se colocassem microfones na lapela dos paletós dos políticos, filmadoras nos seus gabinetes e recintos reservados e quebrassem o sigilo telefônico e bancários de todos eles,- então acabaríamos de vez com a praga.

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  2. Luiz por vezes me dou ao luxo da irresponsabilidade de não me preparar antes de opinar. Acho que toda propaganda tem efeito psicológico e neurológico. No entanto acho que tem muita fantasia com este negócio de propaganda subliminar. Por exemplo a questão do sal como estímulo para ficar com a mão entre o saco de pipoca e boca. O famoso aji-nomoto amplia bastante o efeito nos biscoitinho de tiragosto. Ele agem no centro da fome. A coca-cola tem cafeina e nos mantém ligados nas longas horas de projeção. Com isso não quero dizer que não exista propaganda subliminar, mas ela é muito mais um programa completo, inclusive com materiais para fixaçao.

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  3. Rafa,
    Bom mesmo é excluir pelo voto essa gentalha!

    Zé,
    É claro que a nossa sociedade sofre com as mais diversas formas de apelo ao consumo. Nos prometem a felicidade! Porque não arriscar?

    Um grande abraço,
    Luiz

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  4. Luiz,

    Estou cada vez mais descrente da instituição do sufrágio universal (cada cidadão vale um voto).

    O voto não vale nada se não existe, pelo menos, uma maioria de cidadãos que o exercite desinteressadamente...

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  5. É. Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu...

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  6. Com certeza essas grandes pesquisas, demonstradas na reportagem da revista Super Interessante nos dá uma noção das possibilidades existentes nesse novo marketing, chamado atualmente como neuromarketing.
    Gostei muito do seu blog. Futuramente publicarei o que estou criando: http://logica-desejo.blogspot.com/ . Espero receber uma visita sua, futuramente.
    Att.,
    Bianca

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