sábado, 19 de setembro de 2009

URCA recebe trabalhos para semana de Iniciação Cientifica

Serão ofertados trinta minicursos em diversas áreas para a comunidade acadêmica. A expectativa é reunir cerca de 1500 participantes entre pesquisadores, estudantes e bolsistas das diversas agencias de fomento a pesquisa.

A XII Semana de Iniciação Cientifica da Universidade Regional – URCA esse ano terá como tema “Ciência & Sociedade: Caminhos para o futuro” e será realizada no período 23 a 27 de novembro, no Campus Pimenta. O evento é aberto para estudantes de graduação e graduados de todo o Brasil e as inscrições de trabalhos acadêmicos podem ser efetuadas até o dia 02 de outubro pelo site www.urca.br/prpgp ou na sala da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PRPGP, no Campus Pimenta.

Uma das novidades esse ano é a possibilidade de envio do trabalho completo com publicação em ISBN e a apresentação em forma de comunicação oral.

O evento é um importante momento para socialização, potencialização e aprofundamento da pesquisa e da produção cientifica. A Semana de Iniciação é uma exigência do Governo Federal para as Universidades como forma de contrapartida para garantia do subsidio financeiro para fomento da pesquisa. O Encontro na URCA mostrará resultados parciais, ensaios e resultados finais de pesquisas desenvolvidas por professores e alunos da instituição e de outras universidades e faculdades de estados vizinhos como: Piauí, Pernambuco e Paraíba.

A semana constará de trinta minicursos, além de mesas redondas, palestras, apresentação de produções cientificas e lançamento de livros. A inscrição do evento será R$ 5,00 e os participantes terão direito a um certificado com carga horária de 40 horas aulas.

Para o Pró-Reitor de Pós Graduação e Pesquisa, Alamo Saraiva (foto) , a temática deste ano visa provocar a reflexão científica partindo do âmbito global para regional. Ele destaca que uma das intenções da Semana é mobilizar a população acadêmica, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia desenvolvidas pela Universidade, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação tecnológica.

Serviço:

Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PRPGP

(88) 31021291

2 comentários:

  1. A falta de compromisso, o desleixo e a aposta no esquecimento histórico não tem limites.
    Na URCA proliferam os cursos de especialização. Todos pagos pelos estudantes. Nenhum com mensalidade menor do que 100 reais. Nenhum.
    A FUNDETEC enche seus cofres com esse dinheiro.
    Parte dessa fortuna, um percentual, vai para a PRPGP (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação).
    Pois bem, vai ocorrer a Semana de Iniciação Científica. Como todo ano.
    Quando o professor Plácido se tornou reitor, nenhuma taxa foi cobrada para esse evento.
    Mas na atual "gestão" do professor ÁLamo Feitosa na PRPGP eis que ressurge a taxa de inscrição para os bolsistas e demais participantes!
    "Apenas cinco reais", dizem alguns.
    Mas e o compromisso assumido com cada estudante dessa IES?
    Onde é que fica a palavra dada que muda na primeira suposta necessidade?
    Apostam na falta de memória. E insistem na tentativa de que ninguém perceba que a FUNDETEC e sua parceira, a PRPGP, arrecadam bastante com os cursos de especialização.

    ResponderExcluir
  2. Prezados membros do Blog,
    Encaminhei um memorando hoje, 29 de setembro, ao Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da URCA, em que solicito a suspensão da cobrança aos bolsistas de Iniciação Científica.
    Esses bolsistas são obrigados a inscreverem-se para o Encontro de IC. Sendo assim como alguém pode ter que pagar para ser avaliado? Esse foi a questão central que coloquei ao senhor pró-reitor. Expliquei que nos encontros, as inscrições opcionais podem até ser cobradas, mas os que são bolsistas não podem ser cobrados monetariamente para que sejam avaliados.

    Se os bolsistas não se inscreverem podem ser punidos com a perda das bolsas. Mas para inscreverem-se, tem que pagar? Já pensou se fosse assim para tirar título de eleitor ou no alistamento militar?



    Solicitei que essa cobrança indevida não seja efetuada. Encaminhei cópia do memorando ao Magnífico Reitor.

    Sobre os opcionais, aí fica a critério da política da PRPGP, se vai cobrar taxa ou não.

    ResponderExcluir