sexta-feira, 28 de maio de 2010

Desmanchando Uma Mentira - Por: Dihelson Mendonça


O Senhor José do Vale escreveu, com o alvoroço que lhe é característico de querer julgar-se acima dos mortais como crítico sobre qualquer coisa, sobre o Blog do Crato que:

"Anoiteceu e não amanheceu uma postagem do Zé Flávio que não passava do que já era conhecida na grande imprensa, uma matéria do Le Monde."

É uma deslavada MENTIRA que eu enquanto administrador teria apagado tal artigo por contrariar aquilo que acredito ou que tenha "batido o martelo" sobre a postagem. A bem da verdade, o referido artigo do Zé Flávio jamais foi apagado por mim. Ele deve estar na segunda ou terceira página a essa altura. E em cima desse argumento falso, o Zé do Vale construiu todo um artigo falacioso em nome da chamada "liberdade" entre aspas de opinião em que não observa a possibilidade do caos em uma sociedade sem leis e sem órdem. É bom que se fale sempre a verdade das coisas. É sempre bom ter certeza de tudo antes de atacar alguém e escrever bobagens. Só pude ver essas postagens maldosas hoje, pois tive algum tempo para ler os outros Blogs do Cariri.

Quanto à decisão tomada por mim enquanto administrador do Blog do Crato de baixar uma resolução proibindo a veiculação de PROPAGANDA POLÍTICA VELADA e ANTECIPADA, disfarçada de comemorações, ostentações de partidos, etc, foi simplesmente para se tentar evitar ao máximo problemas na Justiça com propaganda eleitoral antecipada ( que já tivemos no passado ) e a preservação das amizades. Temos tido no Blog do Crato inúmeras brigas por causa de politicagem com p minúsculo oriundas de pessoas que antes eram bastante amigas. Quantas amizades já não foram desfeitas por causa disso! Todos os esforços e pedidos no sentido de reduzir esse tipo de postagem e as consequentes confusões ( em que alguns falaram em procurar a justiça ) foram feitas. Não conseguimos bons resultados. A única solução que me restou agora para que pudéssemos gozar de alguma PAZ no Blog foi proibir durante o período eleitoral aquele tipo de matéria, sendo permitida a livre expressão nos comentários. Mas as injúrias, as calúnias e as difamações continuam sendo proibidas e desestimuladas. Nunca prometi que o Blog do Crato seria um Mar de Rosas. Prometi que faria o possível para tornar o lugar o ponto de encontro do Crato na Internet, e minha mediação visa a promoção da Cidade no Brasil e no Mundo. E isso temos conseguido a duras penas, muito trabalho, muito esforço para atingir o equilíbrio.

Portanto, se chegamos a esse ponto de termos que proibir a veiculação de matérias eleitoreiras, há que considerar-se primeiramente todo um passado de muita confusão, de brigas, maldades e malícias. Causa-me ESPANTO e ASCO quando alguém que não reconhece o nosso trabalho, que não vê o quanto temos feito pela cidade parte para considerações totalmente mentirosas e grotescas. São 04:23 agora. Não dormi ainda, arrumando as matérias de hoje, que sei que muitos irão ler, e faço isso com toda a certeza de que estou fazendo um serviço para esta cidade que tanto amo e que na realidade, merece esse esforço.

“A alma não tem segredo que o comportamento pessoal não revele” – Lao Tse

Dihelson Mendonça

2 comentários:

  1. Dihelson muito cuidado com a prática pela qual diz ter tanta estima. Muito cuidado com o caráter que busca divulgar. Vá´lá que eu tenha errado ao não encontrar algum tempo após a postagem do Zé Flávio, mas ao contrário, no final da página, naquele exato momento, tão somente uma postagem que ele tinha feito bem antes da que me referi. Pronto a postagem do Zé Flávio está lá e não houve subtração, mas apenas censura e foi sobre o conteúdo desta censura feita, principalmente por você, que desenvolvi o texto. Mas não desenvolvi para atacar você que é importante mas, felizmente, não é a essência de todo o cariri. Nem ninguém é.

    É preciso deixar esta mania de menino mimado, o teu discurso com aquele martelo de juiz e que era o interesse. Você é uma pessoa que pode ficar p. da vida comigo, ao longo destes 4 ou 5 anos que debatemos, você já me provocou de tanta maneira e me chamou de tanta coisa que se não gostasse do meu povo eu já lhe tinha mandando sambar e isso não é dificil fazer. Mas gosto, inclusive de você seu cabra besta. Não lhe quero mal e gosto do seu sucesso, mas não o queira apenas para você e nem sofra a carga enorme da realidade apenas para sustentá-lo.

    Agora volte ao que não leu: é preciso o debate e não é necessário o martelo do juiz. Seu argumento de que os outros faziam politicagem e você não, se deu até o papel de juiz com martelo e tudo, pode ser um tremendo erro de avaliação. Calma, pode ser.

    ResponderExcluir
  2. Zé do Vale,

    Foi bom você reconhecer o erro ao ver que a matéria do Zé Flávio ainda está lá, ( agora há pouco eu a vi ) mas ainda existe outra inverdade aí:

    "não houve subtração, mas apenas censura e foi sobre o conteúdo desta censura feita, principalmente por você, que desenvolvi o texto. "

    Não houve censura ao texto dele. posso te garantir. Como você não tem acompanhado o Blog do Crato nos últimos tempos, não sabe que as matérias de um dia, MUITAS VEZES já não cabem mais na página principal, e o que se escreve de manhã, ou imediatamente na noite do dia anterior, ao fim do outro dia já dobraram a esquina lá embaixo.

    O grande problema que todos os Blogs estão enfrentando e que leva a isto e que tenho reclamado, é a nova resolução do Google que limitou a quantidade de Kbytes na página principal. Com isso, o Blog do Crato que tinha até 80 postagens e 8 dias na página principal ( quase 80 artigos ) se reduziu a uma VITRINE de artigos ( 15 ou 20 ). E por isso mesmo, eu tenho quase todos os dias desde o lançamento do programa, em março, procurado manter um equilíbrio de postagens, repescando artigos em um dia e trazendo o conteúdo da segunda página para a primeira, como a tentar mostrar 2 dias em um só. Eu não empurro os da primeira para a segunda. Eu trago os da segunda para caber na primeira e vou alternando. É por isso que você viu o excelente artigo do Zé Flávio de volta à superfície, você deve ter visto o artigo da Magali de volta à superfície também, porque foi até uma maldade para com ela: Coitada, escreveu o artigo de manhã e à noite já tinha sumido sem ter sido nem avaliado pelo público. Isso tá muito ruim, e faz tempo que estou testando e pesquisando formas de tirar completamente o Blog do Google ( já saimos em parte ) e voltar ao espaço que tínhamos antes.

    É bom que se diga que esse problema tem atingido todos os Blogs da rede BLOGGER. No Cariricaturas, que antes tinha um monte de postagens na principal, agora ficou reduzido também quase às do dia ou de 2 dias. Com as postagens enormes então...É impossível manter uma semana na principal. Então posso lhe garantir que não houve má fé para com nenhum artigo do Zé Flávio.

    Zé do Vale, eu também não tenho nenhum problema contigo, principalmente depois que lhe conheci pessoalmente. Fiquei muito alegre quando percebi o seu jeito apressado de falar, a sua mente ágil em raciocínios multifacetados para a solução das coisas, enfim o brilho da sua visão de mundo. Eu te admiro.

    A única coisa que não gostei aí foi de você ter escrito no sentido de que eu teria deliberadamente apagado ou feito qualquer coisa no sentido de prejudicar o Zé Flávio ou o texto dele. Mas eu atribuo isso não à maldade, mas ao desconhecimento de como funciona o mecanismo. Isso não é do meu feitio, e eu jamais faria uma coisa dessas para com ele nem com seus artigos, ainda que eu discordasse. Portanto, trago logo a versão correta e as explicações necessárias, antes que o próprio Zé Flávio pudesse por conta de uma inverdade e sem entender como a coisa aconteceu aqui internamente, ficar com raiva de mim também.

    Abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir