"Discutível, porém sempre lembrado, um velho e popular axioma reza que “todo homem tem seu preço”, de acordo com as circunstâncias e conveniências que se lhe anteponham.
Não há como negar, no entanto, que na mal-cheirosa (mas muito bem remunerada, desde o tempo de Rui Barbosa) “atividade política” praticada no Brasil, tal assertiva se nos apresenta por demais verossímil e consentânea, em razão do recorrente “efeito-tapioca”, traduzido na incrível facilidade de “virar” ou “trocar” de partidos, por parte da maioria dos seus integrantes.
Em termos de Ceará, por exemplo, uma das figuras emblemáticas de tal comportamento e prática é o senhor Ciro Gomes, chefe do clã dos Ferreira Gomes, de Sobral, que, pulando de galho (ARENA, PDS, PMDB, PSDB, PPS e PSB) conseguiu “empregar” toda a família na política (mulher, irmãos, primos, amigos e por aí vai).
Pois bem, atual relapso detentor de um mandato de Deputado Federal (foi um dos que mais faltou desde que assumiu), falastrão, esperto, perspicaz, calculista, matreiro e sempre com um olhar à frente dos demais, o senhor Ciro Gomes aparentemente sai profundamente desgastado da atual campanha, quando, de presumível candidato à Presidência da República, aceitou transferir o título eleitoral para concorrer ao Governo de São Paulo e findou sem nada nas mãos, já que descartado pela “paulistada” petista.
Enganam-se, entretanto, os que imaginam que ele, tal qual um velho e decadente lutador de boxe, teria ido a nocaute; é que, para renunciar à candidatura presidencial e agüentar calado todo o corrosivo desgaste que atualmente atravessa, por baixo do panos, provavelmente, terá sido firmado, lá atrás, um “acordo de cavalheiros”, que garante ao senhor Ciro Gomes um ministério qualquer num futuro governo Dilma Rousseff (onde ele poderá abrigar todos os áulicos que o cercam e traficar influência).
Alguém duvida ???"
Discordo do texto em vários pontos. Considero o "acusado", um quadro importante da política e não uma pessoa que tem um preço.
ResponderExcluirIsso não quer dizer que eu concorde com as posições de Ciro, mas aqui no Ceará tem gente que é vendida, bem "barato" e o Ciro Gomes, em minha opinião, não se encaixa nisso.