Temer e a pouca
vergonha de nossos tempos
Por Eugênio Aragão*
As
frações de informação tornadas públicas na entrevista do
advogado José Yunes, insistentemente apresentado pelos esbulhadores
do Palácio do Planalto como desconhecido de Michel Temer, embrulham
o estômago, causam ânsia de vômito em qualquer pessoa normal,
medianamente decente.
Conclui-se que Temer e sua cambada
prepararam a traição à Presidenta Dilma Vana Rousseff bem antes
das eleições de 2014. A aliança entre o hoje sedizente presidente
e o correntista suíço Eduardo Cunha existia já em maio daquele
ano, quando o primeiro recebeu no Palácio do Jaburu, na companhia
cúmplice de Eliseu Padilha, o Sr. Marcelo Odebrecht, para
solicitar-lhe a módica quantia de 10 milhões de reais. Não para
financiar as eleições presidenciais, mas, ao menos em parte, para
garantir o voto de 140 parlamentares, que dariam a Eduardo Cunha a
presidência da Câmara dos Deputados, passo imprescindível na rota
da conspiração para derrubar Dilma.
Temer armou cedo o
golpe que lhe daria o que nunca obteria em uma disputa democrática:
o mandato de Presidente da República. Definitivamente, esse
sujeitinho não foi feito para a democracia. É um gnomo feio,
incapaz de encantar multidões, sem ideias, sem concepções, sem
voto, mas com elevada dose de inveja e vaidade. Para tomar a si o que
não é seu, age à sorrelfa, à imagem e semelhança de Smeágol, o
destroncado monstrengo do épico "O Senhor dos Anéis".
Muito
ainda saberemos sobre o mais vergonhoso episódio da história
republicana brasileira, protagonizado por jagunços da política,
gente sem caráter e vergonha na cara, que só conseguiu seu intento
porque a sociedade estava debilitada, polarizada no ódio plantado
pela mídia comercial e reverberado com afinco nas redes sociais, com
a inestimável mãozinha de carreiras da elite do serviço
público.
O resultado está aí: o fim de um projeto
nacional e soberano de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A
mais profunda crise econômica que o país já experimentou. A
desconstrução do pouco de solidariedade que nosso Estado já
prestou aos mais necessitados. A troca do interesse da maioria pela
mesquinhez gananciosa e ambiciosa da minoria que, "em nome do
PIB" ou "do mercado", se deu o direito de rasgar os
votos de 54 milhões de brasileiras e brasileiros. Rasgaram-nos pela
fraude e pelo corrompimento das instituições, com o único escopo
de liquidar os ativos nacionais e fazer dinheiro rápido e farto,
como na privatização de FHC. Dinheiro que o cidadão nunca verá.
É
assim que se despedaça e trucida a democracia: dando o poder a quem
perdeu as eleições, garantindo aos derrotados uma fatia gigantesca
do governo usurpado e até a nomeação de um dos seus para o STF,
para assegurar vida mansa a quem tem dívidas com a justiça. A
piscadela de Alexandre de Moraes a Edison Lobão, na CCJ, diz
tudo.
Assistiremos a tudo isso sem nenhum sentimento de
pudor?
A essa altura dos acontecimentos, o STF e a PGR só
podem insistir na tese da "regularidade formal" do
impedimento da Presidenta Dilma Roussef com a descarada hipocrisia
definida por Voltaire como "cortesia dos covardes".
Caiu
o véu da mentira. Não há mais como negar: o golpe foi comprado e a
compra negociada cedinho, ainda no primeiro mandato de Dilma. O golpe
foi dado com uma facada nas costas, desferida por quem deveria
portar-se com discreta lealdade diante da companheira de chapa. O
Judas revelado está.
E os guardiões da Constituição?
Lavarão as mãos como Pilatos - ou tomarão vergonha na cara?
*Eugênio Aragão é
sub-procurador-geral da República e foi ministro no governo de Dilma
antes do golpe.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
Pachelly canta parceria com Geraldo Urano na TV
Recentemente, o cantor e compositor cratense Pachelly Jamacaru, que despontou na música caririense no celebrado Festival Regional da Canção, nos anos 1970, - foi o entrevistado no programa Pelo Cariri (Café com Tapioca), da TV Verdes Mares Cariri. Quando foi solicitado pelo entrevistador, Rodrigo Vargas, para cantar uma canção que poderia representar o conjunto de sua obra (por sinal, uma obra por demais produtiva, com cerca de 300 composições), Pachelly, mesmo sem citar o autor da letra, cantou A cor da alegria, música sua em parceria com Geraldo Urano, que integra o seu primeiro disco, Balaios da vida, de 1995.
Confira:
http://g1.globo.com/ceara/pelo-cariri/videos/t/todos-os-videos/v/pelo-cariri-entrevista-pachelly-jamacaru-no-cafe-com-tapioca/5007944/
Confira:
http://g1.globo.com/ceara/pelo-cariri/videos/t/todos-os-videos/v/pelo-cariri-entrevista-pachelly-jamacaru-no-cafe-com-tapioca/5007944/
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Geraldo Urano cantado pela nova geração: Aquiles Salles
Guitarrista, cantor e compositor caririense, Aquiles Salles desenvolve diversos projetos musicais que vão do trabalho autoral ao de eclético intérprete.
Há dez anos atua no cenário musical independente, participando de bandas como Papagaio do Futuro, Nacacunda, Nostravamus Roots Reggae e mais recentemente Al Capone Tá é Bêbo, que teve aceitação muito significativa na região do Cariri.
Um dos seus mais recentes espetáculos, intitulado "Cariri Autoral - Nascentes da Contracultura" inclui, além de composições do próprio artista, releitura de composições de Abidoral Jamacaru e parcerias com o lendário poeta Geraldo Urano, ícone da contracultura na região, que além de alguns poemas recitados, tem sua poesia musicada pelo artista na canção “Casa dos Loucos”.O poeta cratense é homenageado também através de novas versões das músicas de outros compositores do Cariri cearense como “A Mulher da Rua do Poeta” de Pachelly Jamacaru e “Leia Na Minha Camisa” de Luiz Carlos Salatiel (ambas em parceria com Urano).
CONFIRA:
https://soundcloud.com/aquiles-salles/multicolor-aquiles-salles-poesias-de-introducao-geraldo-urano
https://soundcloud.com/aquiles-salles/a-mulher-da-rua-do-poeta-geraldo-urano-pachelly-jamacaru-e-aquiles-salles
Há dez anos atua no cenário musical independente, participando de bandas como Papagaio do Futuro, Nacacunda, Nostravamus Roots Reggae e mais recentemente Al Capone Tá é Bêbo, que teve aceitação muito significativa na região do Cariri.
Um dos seus mais recentes espetáculos, intitulado "Cariri Autoral - Nascentes da Contracultura" inclui, além de composições do próprio artista, releitura de composições de Abidoral Jamacaru e parcerias com o lendário poeta Geraldo Urano, ícone da contracultura na região, que além de alguns poemas recitados, tem sua poesia musicada pelo artista na canção “Casa dos Loucos”.O poeta cratense é homenageado também através de novas versões das músicas de outros compositores do Cariri cearense como “A Mulher da Rua do Poeta” de Pachelly Jamacaru e “Leia Na Minha Camisa” de Luiz Carlos Salatiel (ambas em parceria com Urano).
CONFIRA:
https://soundcloud.com/aquiles-salles/multicolor-aquiles-salles-poesias-de-introducao-geraldo-urano
https://soundcloud.com/aquiles-salles/a-mulher-da-rua-do-poeta-geraldo-urano-pachelly-jamacaru-e-aquiles-salles
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
Geraldo Urano na revista Cariri
O site da revista Cariri republicou o artigo de autoria do médico e escritor José Flávio Vieira, intitulado “Sou um sapo que engoliu uma estrela”, que presta uma homenagem ao poeta Geraldo Urano. O artigo foi originalmente publicado em uma rede social da Internet no dia do falecimento do poeta.
Também, cita e linka o artigo de autoria do historiador Carlos Rafael Dias que "conta um pouco da vida de Geraldo, cita algumas de suas poesias e analisa a importância do poeta para a história e as artes do Crato", publicado no Blog do Crato.
Ainda, publicou um vídeo onde Geraldo Urano e o cantor e compositor cratense Luís Carlos Salatiel interpretam uma parceria musical dos dois.
Confira: http://caririrevista.com.br/sou-um-sapo-que-engoliu-uma-estrela/
Também, cita e linka o artigo de autoria do historiador Carlos Rafael Dias que "conta um pouco da vida de Geraldo, cita algumas de suas poesias e analisa a importância do poeta para a história e as artes do Crato", publicado no Blog do Crato.
Ainda, publicou um vídeo onde Geraldo Urano e o cantor e compositor cratense Luís Carlos Salatiel interpretam uma parceria musical dos dois.
Confira: http://caririrevista.com.br/sou-um-sapo-que-engoliu-uma-estrela/
Geraldo Urano – por Olival Honor de Brito
Os poetas não morrem. Atendendo ao seu chamamento, emudecem e se transferem ao Olimpo, a morada bendita dos Deuses e das Musas, para o convívio eterno da felicidade, nos braços abençoados da Poesia. Foi assim com Geraldo Urano, o genial Menestrel do Parque Municipal. Aos 63 anos de idade, achava ter ainda muitos versos a decantar. Por isso para seu cunhado, mestre dos pincéis e das tintas, seu último poema, rogando: NÃO ME DEIXEM MORRER! (Esquecido ele próprio de sua condição de IMORTAL POETA DO CRATO).
Foi ali que o conheci, no romântico bosque onde viveu muitos anos. A ele, à sua mãe, Dona Erice, de quem Geraldo herdou a vocação, às suas cinco irmãs, das quais me tornei amigo, apresentado por uma das muitas musas daquele logradouro famoso, palco glorioso onde uma mocidade vibrante e inteligente, viveu com ele as artes cênicas, a pintura, a música e a poesia, no doce encanto de uma juventude idealista, agora imortalizada por Geraldo Urano.
Crato, 12.02.2017
Olival Honor de Brito
Foi ali que o conheci, no romântico bosque onde viveu muitos anos. A ele, à sua mãe, Dona Erice, de quem Geraldo herdou a vocação, às suas cinco irmãs, das quais me tornei amigo, apresentado por uma das muitas musas daquele logradouro famoso, palco glorioso onde uma mocidade vibrante e inteligente, viveu com ele as artes cênicas, a pintura, a música e a poesia, no doce encanto de uma juventude idealista, agora imortalizada por Geraldo Urano.
Crato, 12.02.2017
Olival Honor de Brito
sábado, 18 de fevereiro de 2017
Geraldo Urano homenageado em praça pública
Fotos: Carlos Rafael Dias
O programa Rapadura Culturarte, promovido e apresentado pelo professor Jorge Carvalho, prestou uma singela homenagem ao poeta Geraldo Urano, falecido no último dia 5 de fevereiro.
O evento, ocorrido na manhã deste sábado, 18, na praça Siqueira Campos, centro do Crato, foi prestigiado por um significativo público.
Com a presença de familiares do poeta, diversos artistas celebraram, com música e poesia, a obra e a vida de Geraldo Urano, conforme se vê pelas fotos abaixo:
"Varal" com imagens de várias fases da vida do poeta
Prof. Jorge Carvalho, apresentador do Rapadura Culturarte
De poeta para poeta (1): Olival Honor ler crônica para Geraldo
João do Crato e Abidoral Jamacaru na órbita uraniana
João do Crato canta Urano: do regional ao universal
De poeta para poeta (2): Lupeu Lacerda recita Geraldo Urano
João Paulo (violão): o sobrinho-parceiro
Familiares e amigos de Geraldo: Heron Aquino (cunhado), Ana, Fátima e Claudinha (irmãs), Márcia Figueiredo e Roberto Jamacaru (amigos de infância)
Mais amigos: Jorge Carvalho, Carlos Rafael, Lupeu Lacerda e Jô Garcia
Márcia Figueiredo, Olival Honor, Abidoral Jamacaru, Victor e Roberto Jamacaru
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
Geraldo queria um grande amor
Ribamar Junior
Anoitece em Craterdam e Geraldo deixou a colher cair no prato de estrelas. Rezou uma Ave-Maria ardente para Janis Joplin em novembro e partiu. Colheu sabonete jeans e Coca-Cola na terra Virgem Constelaçante e abriu o ferrolho do abismo. O dia 5 de fevereiro antecedeu o carnaval da rota de Urano e abriu caminho pelas gotas de leite do peito da Via-Láctea.
Conheci Urano por versos, papéis, fotografias e curtos vídeos de viagens do poeta. Conheci Geraldo pelo o que ele queria que eu conhecesse dele. Não olhei nos seus olhos ou muito menos apertei sua mão, ou disse o quanto gostava dos seus versos, ele gostava disso. O ano era 2013 e eu, ao lado das meninas do Estúdio Caravelas, Raquel Arraes, Fernanda Loss e Constance Pinheiro, participaram da produção da exposição Estação Urano na programação do 7º Festival Rock Cordel do Centro Cultural Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte. O evento Uma Noite em Craterdam abriu horizontes para dentro do poeta que escreveu O Amor é uma Cãibra.
Eu vi Urano pela primeira vez cruzando o céu, de olhos fechados. A madrugada do dia 6, na sala 2 de velório, quatro pessoas velavam o corpo de Geraldo. O seu sobrinho, com os olhos fundos, também de poeta me recitou alguns versos ainda inéditos e disse que as últimas palavras de Geraldo, na cadeira de rodas do hospital, foi: “Me dê uma Coca-Cola”.
O refrigerante de cola era uma das bebidas preferidas de Geraldo Efe. O sobrinho, que não perguntei o nome, disse que nos últimos dias ele sentia falta de carinhos. Faltava que queria casar e com a primeira mulher que aparecesse. Geraldo queria ter um grande amor. Agora, ele esculpe a Era de Aquário, e apesar de ter ido para Veneza, onde morou, achou Deus e casou pela segunda vez, Urano queria um amor. Urano agora é azul. Não só fala de Nova Olinda como de Nova Orleans, fala do Cariri e entra para história da literatura de uma Crato cósmica.
Fonte: http://revistacharm.com.br/geraldo-queria-um-grande-amor/
Rapadura Culturart homenageará o poeta Geraldo Urano - por Carlos Rafael
O programa Rapadura Culturart, apresentado por Jorge Carvalho, prestará uma homenagem ao poeta cratense Geraldo Urano, falecido no último dia 5 de fevereiro. Será neste sábado, dia 18, a partir das 8:30 Horas, na praça Siqueira Campos, centro do Crato.
A homenagem contará com a presença de amigos e familiares de Geraldo Urano, com recital de poesias e canções interpretadas por Abidoral Jamacaru, Luís Carlos Salatiel, Carlos Rafael, Lupeu Lacerda e Wilson Bernardo, dentre outros. Na ocasião, serão sorteados exemplares do último livro de Geraldo Urano, "O ferrolho do abismo", que reúne grande parte de sua produção poética, incluindo os livros "Vaga-Lumes" e "O belo e a fera", lançados originalmente na década de 1980.
Além do tributo a Geraldo Urano, o programa Rapadura Culturart trará uma mostra de fotografias e letras de marchinhas de carnavais antigos do Crato e do Brasil, além da presença da Banda de Música do Crato, que executará um repertório carnavalesco, marcando o primeiro grito do Carnaval da Saudade, baile tradicional que será realizado na noite deste sábado no Crato Tênis Clube.
"JUIZ DE MERDA" - José Nílton Mariano Saraiva
Muito
já se disse, e se comentou, sobre a “parcialidade” (ou, em
português claro e cristalino, a desonestidade) de vários dos
ministros que integram a nossa Corte Maior (Supremo Tribunal
Federal), useiros e corriqueiros em tentar esconder tão requintado
“predicado” através de um linguajar/texto rebuscado e prolixo,
repleto de citações greco-romanas, inacessíveis ao mortal comum.
Fato
é que, após ascenderem àquela egrégia corte por indicação de
políticos corruptos e desonestos, não têm nenhum escrúpulo em
saírem ávidos à procura de “brechas” em nossas leis e códigos
(sempre “acháveis” pelos que conhecem os “caminhos das
pedras”), e que lhes permitam atuarem desabridamente em favor dos
interesses do “padrinho”, pouco se lixando para as esdrúxulas
decisões que tomam; inclusive, até parecem muito se divertir com a
dificuldade da “massa ignara” em aceitá-las, passivamente e sem
contestação.
O
emblemático de tal postura corrupta e mafiosa deu-se agora (de novo,
outra vez, novamente) quando o tal “decano” (que babaquice) do
STF, Celso de Melo (indicado pelo ex-presidente Sarney), contrariando
até uma anterior decisão do falastrão ministro Gilmar Mendes (no
caso Lula da Silva), resolveu que o bandido Moreira Franco (citado 43
vezes numa única delação da operação Lava Jato) assuma, sim, uma
Secretaria Especial criada pelo golpista sem povo e sem voto que está
Presidente da República (Michel Temer), com o explícito objetivo de
blindá-lo com o tal “foro privilegiado”, literalmente impedido-o
de cair nas garras do onipresente juiz de Curitiba.
Para
se entender a falta de caráter e/ou desonestidade do tal “decano”
(Celso de Melo), abaixo a narrativa do ex-Ministro da Justiça do
governo Sarney, Saulo Ramos, no livro de sua autoria “Código da
Vida” (Editora Planeta, 2007):
“Quando
José Sarney decidiu candidatar-se a senador pelo Amapá, o caso foi
parar no STF, porque os adversários resolveram impugnar a
candidatura. Celso de Mello votou pela impugnação, mas
depois telefonou ao seu padrinho, Saulo Ramos, para explicar-se.
— Doutor
Saulo, o senhor deve ter estranhado o meu voto no caso do presidente.
— Claro!
O que deu em você?
— É
que a Folha de S.Paulo, na véspera da votação, noticiou a
afirmação de que o presidente Sarney tinha os votos certos dos
ministros e citou meu nome como um deles. Quando chegou minha vez de
votar, o presidente já estava vitorioso pelo número de votos a seu
favor. Não
precisava mais do meu. Votei contra para desmentir a Folha de
S.Paulo.
Mas fique
tranquilo. Se meu voto fosse decisivo, eu teria votado a favor do
presidente.
— Espere
um pouco. Deixe-me ver se compreendi bem. Você votou contra o Sarney
porque a Folha de S.Paulo noticiou que você votaria a favor?
— Sim.
— E
se o Sarney já não houvesse ganhado, quando chegou sua vez de
votar, você, nesse caso, votaria a favor dele?
— Exatamente.
O senhor entendeu?
—
Entendi. Entendi que você
é um JUIZ DE MERDA”.
*****************
E
aí, precisa explicar ou quer que desenhe ???
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
"MOTEL FLUTUANTE" - José Nílton Mariano Saraiva
Na
inóspita Brasília, um exótico e confortável “motel flutuante”,
de propriedade de um dos Deputados da base do golpista que está
Presidente da República (Michel Temer), foi o ambiente escolhido
para que o indicado pelo próprio para o Supremo Tribunal Federal, o
“brucutu” Alexandre Moraes, se reunisse com “íntegros”
Senadores da República (citados nas delações premiadas) a fim de,
antecipadamente, “ensaiarem” o script de como será a tal
sabatina a que será submetido no plenário do covil de corruptos
onde têm assento (o Senado Federal), visando sua aprovação para
compor aquela corte. Se as “digníssimas profissionais”
(prostitutas de luxo) que corriqueiramente frequentam tais ambientes
estavam ou não presentes, pouco importa; o que se sabe é que o
“scott” rolou solto.
Se,
como todos sabemos, o Supremo Tribunal Federal comprovadamente
contribuiu para o golpe que derrubou a Presidenta Dilma Rousseff,
primeiro ao segurar por cinco meses o pedido de afastamento do
marginal que estão presidia a Câmara dos Deputados (Eduardo Cunha)
permitindo-o arquitetar e levar à votação o fraudulento processo
de impeachment e, posteriormente, ao negar-se a analisar o “mérito”
do referido, adstringindo-se a aprovar o seu “rito”, o que
esperar então daquela Corte, agora que temos a perspectiva de ter um
Alexandre Moraes lá efetivado com o objetivo primeiro e único de
barrar qualquer tentativa de enxotar da vida pública os corruptos
que pululam no Poder Executivo, à frente Michel Temer e sua gangue,
de par com uma cambada de ladrões que fez do Legislativo um antro de
marginais ???
Fato
é que, sob a égide de um usurpador sem moral e sem voto (Michel
Temer), temos no “motel flutuante” de Brasília o retrato
emblemático da depravação que vige hoje na capital federal, quando
um notório plagiador de obras de terceiros, e que demonstrou
despreparo no exercício da nobre função de Ministro da Justiça
(que lhe caiu no colo via indicação presidencial), exercita a
asquerosa atividade de “beijar a mão” de notórios bandidos, a
fim de garantir um polpudo salário vitalício.
Quando
se pensa que meses atrás o Brasil se impunha e gozava de respeito
ante o mundo em razão de um projeto governamental do qual o povo era
partícipe ativo, e que agora vê desmoronar por obra e graça da
quadrilha que se instalou no Planalto, só nos resta a
admissibilidade que, definitivamente, temos de volta o velho
“complexo de vira lata”.
Lamentável.
sábado, 11 de fevereiro de 2017
Sete dias sem Geraldo Urano - Por Carlos Rafael
Fazem sete dias (número emblemático) que Geraldo Urano deixou de orbitar em volta desta terra. Hoje rezamos pela sua alma eterna e celebramos seu retorno ao Supremo.
Geraldo Urano agora é uma estrela no céu
Texto: Carlos Rafael Dias
Foto: Pachelly Jamacaru
Triste dia para a cultura caririense. O poeta Geraldo Urano faleceu neste domingo, 5 de fevereiro, vítima de de uma parada cardiorrespiratória em decorrência de problemas no pulmão.
Geraldo Urano nasceu em Crato, no dia 10 de junho de 1953. Na década de 1970 participou dos Festivais Regionais da Canção, onde se celebrizou pelas suas performances vanguardistas, rompendo com o padrão tradicional de participação nesse tipo de evento. Atuou também no grupo de arte Por exemplo, formado por “jovens da pequena classe urbana local” (CARIRY, 2010, p. 107) que desenvolvia atividades artísticas e culturais. O grupo publicava uma revista mimeografada com textos literários e desenhos, onde Geraldo Urano estreou como poeta.
Fermentada no bojo do fenômeno que ficou conhecido Geração Mimeógrafo[1], a produção de Geraldo, apesar de intensa, teve publicação escassa. Foram apenas dois livros solos[2], um em parceria[3], um livro que reuniu pretensamente suas “poesias completas”[4], participação em uma antologia[5], poemas e textos publicados em jornais, revistas e fanzines[6] e um longo poema publicado no formato de folheto de cordel[7], além de letras de música ou poemas musicados em parceria com compositores caririenses e gravados em disco[8].
Nas suas características mais marcantes, como a liberdade, a solidariedade, a universalidade e, ao mesmo tempo, a reverência para com as leis naturais e a irreverência para com as leis sociais, é de Rosemberg Cariry, companheiro nos movimentos artísticos caririenses nas décadas de 1970 e 1980, uma definição aproximada da poesia de Geraldo Urano:
a partir do cariri, terra marcada pelas unhas da história, a poética de geraldo urano criou asas, rompeu cercas, ganhou o mundo, ensaiou o seu projeto de universalidade. [...] na beleza dos seus versos estão os países, as cores dos povos, a semeadura do sonho, a busca da paz, a canção de amor. a poesia de geraldo não tem fronteiras, fala do mundo como quem fala do quintal da sua casa e do quintal da sua casa como quem fala do mundo. em tudo uma marca inconfundível: o verso novo e inovador, a musicalidade das palavras que se entrelaçam como trepadeiras que escalam muros e desabrocham a flor nos cabelos das ruas; a ironia cortante que desaloja a ferrugem; a críticas audaz aos inimigos da vida; o imenso amor que o liga à natureza. sobretudo, seu canto de esperança no homem, sua fé na liberdade e no advento de uma sociedade de coletiva felicidade (CARIRY, 2015, pp. 14-15).
Do Cariri para o mundo. Uma frase que bem poderia ser uma paráfrase do conselho de autoria atribuída ao escritor russo Leon Tolstói - “se queres ser universal, canta primeiro a tua aldeia”. No entanto, confirmando uma característica que é marcante na poética geraldiana - a sua desvinculação a rótulos e a esquemas pré-definidos, Geraldo subverteu essa máxima. Apesar de ter seguido à risca a filosofia dos poetas beats e ter se tornado um andarilho por um período de sua juventude[9], praticamente viveu na cidade em que nasceu. Foi do regional ao universal e voltou ao regional sem nunca, a rigor, ficar preso a fronteiras, geográficas ou imaginária, ou mesmo a convenções de territórios livres. Seu endereço, portanto, nunca foi geográfico, com CEP ou comprovante de residência, conforme ele revelou em um poema da sua safra inicial:
me procure em seu coração
esse
é o endereço mais próximo
e onde
você pode me encontrar
na sua cidade eu apenas nasci
e o mundo
tem muitas cidades
como o céu muitas estrelas
e como o vento estou sempre
em movimento
posso estar agora
no planalto central e logo mais
em detroit
por isso me procure em seu coração
onde é certo você me encontrar
(URANO, 1984, p. 49)
Foi deste seu cordial endereço que Geraldo alçou voos imaginários para cantar o mundo e idealizar sua própria Pasárgada, que ele batizou de Craterdã. Afinal, diabeísso? Uma possível resposta que começa interrogando: “Craterdã? (assim mesmo, com til), Cratuniversal. Crato cósmica, interestelar, intergaláctica, gêmea de Amsterdã ou Amsterdam, semente plantada e fosforescendo no seio da Mãe Gaya” (REJANE, 2015, p. 7). O neologismo apareceu, pela primeira vez, como título de um poema em prosa[10], mas que acabou virando uma espécie de representação imaginária que a “rapaziada” underground acabou adotando e que foi resgatada recentemente, conforme a poeta Cláudia Rejane registrou no prefácio de O ferrolho do abismo:
Por esses mesmos tempos, andavam pelo vale Raquel Arrais, Constance Pinheiro e Fernanda Loss, nascidas na década de 80, quando Craterdã fervilhava ao som da nossa contracultura, com guitarra elétrica, bateria, pífano e zabumba. As moças entraram em contato com o assombro, a agonia, o delírio e o encanto das uraniversalidades e, reunidas num estúdio sugestivamente chamado de Caravelas, embarcaram na viagem interestelar, geraldeando em 2013 o projeto Uma noite em Craterdam, no intuito de trazer vaga-lumes e outras luminosidades uranianas a público. O projeto foi abraçado pelo CCBNB/Juazeiro do Norte[11] , inserido no VII Rock Cordel e realizado de 15 a 20 de janeiro de 2013 (REJANE, Idem).
O reconhecimento da nova geração, nascida quando Geraldo Urano já estava impedido, por razões de saúde, de manter a sua efervescente “agenda” artística, é uma prova do longo alcance e da perenidade de sua obra. Isso foi possível por conta do exercício profundo e radical pelo qual se revestiu essa produção, fortemente marcada pela conjuntura que influenciou sua formação, tanto artística como existencial, em um sentido bem mais amplo.
As primeiras produções poéticas conhecidas de Geraldo datam do início dos anos 1970, mas sua metamorfose iniciou-se já no final da década anterior, nos ‘loucos’ e revolucionários anos 1960. Por essa época, o Cariri passava por uma onda de intensa e célere transformação, resultado da confluência de forças que operava tanto no plano interno como externo. Desenvolvimento com modernização é a chave para compreender aquelas mudanças que se efetivavam no plano regional, mas com forte influência da conjuntura global.
As utopias juvenis cultuadas em várias partes do planeta naquela época de efervescência, participação e experimentação convergiam em torno da construção holística da ‘Era de Aquarius’, da qual os artistas caririenses, em especial Geraldo Urano, eram entusiastas apologistas.
Pelas temáticas, paisagens e fatos narrados em seus escritos, tem-se a impressão de que Geraldo compensou a sua breve educação formal nas leituras dos livros, além das informações que absorvia por diversos meios, um processo certamente facilitado pela presença da indústria cultural cada vez mais intensa a partir dos anos 1960. Na sua ânsia por novidades, a nova geração local buscou os canais de suas transmissões, não só os meios de comunicação de massa, como televisão, rádio e a grande imprensa, mas outras mídias alternativas, geralmente bens culturais disponíveis, tais como livros e discos que circulavam de mão em mão entre os amigos e filmes não comerciais projetados em cineclubes.
Não se queria somente mudar o mundo, mas principalmente torná-lo melhor. E em um contexto conjunturalmente adverso, por conta da ditadura em vigor, a juventude caririense buscava compatibilizar o prazer de viver com a necessidade de resistir ao ainda enrijecido establishment nacional, com armas e estratégias que não fossem pinçadas apenas de um manual de guerrilha. A arte foi uma das alternativas de participação de um grupo de jovens, pessoas egressas, na sua maioria, da Pastoral de Juventude da Diocese do Crato, que, na época, era chamada de Movimento de Juventude do Crato (MOJUCRA). Foram estes jovens que fundaram o Grupo de Artes Por Exemplo, além de proporem a realização de um festival de música nos moldes daqueles que aconteciam no eixo Rio-São Paulo. Geraldo Urano, que atendia pelo nome de Geraldo Lima Batista, não foi somente um participante dentre os outros, - foi um dos principais protagonistas daquele coletivo de artista. É o que demonstra a citação a seguir:
Em 1971 acontecia a penúltima edição do Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, e o primeiro Festival Regional da Canção do Cariri, idealizado por Luiz Carlos Salatiel e Geraldo Urano, dois da Turma do Parque[12] que participavam do grupo católico Movimento da Juventude. O apoio do Padre Bosco foi fundamental para a criação do Festival, mas a interferência da Diocese não impossibilitou o evento de ser contestador e revolucionário, como deveria. Geraldo, que já havia sido Gandhi, Palitó, Efe e Batista antes de se autodenominar Urano, em uma das edições, foi carregado dentro de um caixão da entrada da Quadra Bicentenário até o palco (CONSPIRAÇÃO, 2014, p.48).
Ou seja, o protagonismo uraniano, extrapolando os versos escritos e publicados, alcançava outros meios, onde o próprio corpo era também um instrumento de expressão. Suas performances no Festival da Canção do Cariri, evento que aconteceu de 1971 a 1978, em Crato, são sempre lembradas pelos detentores da memória deste evento, como pode ser comprovado na citação acima. Assim também, pode-se dizer, foram antológicas as suas ‘intervenções’ nas várias edições do Salão de Outubro, mostra de artes promovida anualmente pelo grupo Por Exemplo, e que repercutia pela significativa representatividade de artistas participantes e diversidade de manifestações artísticas, como também pelo propósito de reunir as vanguardas artísticas e as manifestações ditas populares. Como um artista de vanguarda, Geraldo realizou performances originais e inéditas, para a época e para o meio, a exemplo de, numa demonstração de body art, expor o próprio corpo como parte de uma instalação artística. A cena, recapitulada pela memória de um artista contemporâneo, foi mais ou menos assim:
Corria o ano de 1974. Tempo fechado ainda. Os artistas cratenses driblavam a censura da plena ditadura e a monotonia da província cratense. Reinventavam-se como podia. O Salão de Outubro daquele ano, muito propositadamente, realizava-se nas dependências do antigo prédio que tinha sido um dia a Casa de Câmara e Cadeia. Numa das celas, quase uma masmorra, o poeta Geraldo Urano, exibindo sua magreza existencial e exibindo-se como uma obra de arte, permaneceu todo o tempo em que durou o salão, sentado como um yogui entre cacos de vidro e observando, com uma luneta, o público visitante[13].
Se a produção literária de Geraldo Urano, realizada entre as décadas de 1970 e 1990, tem alguma marca definidora, esta é a da ousadia das experimentações de linguagem, sem que a forma se sobreponha ao conteúdo. A mensagem é muito forte, visto que ele sempre tem algo a dizer, demarcando espaços e pontos de vista. Neste sentido, o apogeu de sua obra é a década de oitenta, quando lançou dois interessantes livros: Vaga-Lumes (1984) e O Belo e a Fera (1989), além de publicar em jornais alternativos e compor canções em parceria com músicos da região. É dessa lavra a sua preocupação com o que na época se denominava de causa ecológica, onde o poeta denuncia os pesadelos da sociedade industrial contemporânea que são “vendidos” como se fossem itens de conforto:
uma coisa é sonhar
um dia viajar de boeing
outra coisa é pensar
no que vai pelo coração das baleias
em seu coração
sabe que no mundo deles
baleia quer dizer dinheiro
e são capazes de confundir
rodelas de cenoura com moedas de ouro
Geraldo Urano, bem além da perspectiva de militância ecológica que se desenvolvia na época, ainda bastante romantizada, cuja tônica era preservação da fauna e da flora em detrimento do próprio homem e de sua ambiência, - instiga uma simbiose holística, numa viagem ao centro da terra cuja senha é sentir-se um Jonas no interior da baleia. Em outro poema, se condói da desgraça de ser bacalhau nos mares da Noruega, tal como ser negro na África do Sul na época do apartheid. Mesmo assim, são os homens os amaldiçoados:
a lua cheia vagueia no céu de oslo
e nos mares...
lá embaixo os bacalhaus amaldiçoam a Noruega[14]
Ou ainda:
as aves voam e pousam
e voam e comem e voam e dormem
e voam e trepam e voam
e pousam e têm filhotes
e voam e cantam
e morriam
e hoje são mortas
(URANO, 1984, p. 53)
Naquela época ainda havia uma dicotomia entre a militância política propriamente dita e a militância ecológica, que depois seria chamada de política ambiental. A contribuição de Geraldo Urano, entretanto, foi muito além desta questão, visto que a tônica do seu discurso é o de enfrentamento direto ao establishment capitalista.
O bom combate da geração sessenta/setenta era contra um inimigo que, apesar de real, não tem uma única face e uma forma palpável: o velho e combatido establisment. Por isso, a luta a favor da vida e da felicidade vai dar-se em várias frentes, seja contra as ditaduras políticas que se instauram quase como uma regra no Terceiro Mundo, ameaçado que estava por uma onda revolucionária quase que totalmente jovem (tida pelo establishment como subversiva), seja contra aquilo que de mais conservador, no sentido reacionário e reativo às novas utopias, a geração anterior encarnava. Geraldo Urano, no entanto, não vai colocar sua poética a favor de uma militância partidária ou a uma causa política no sentido estrito do termo. Ao cantar Cuba, sua inspiração não foi a revolução encetada pelos ‘barbudos de Sierra Maestra’, mas da Cuba de
[...] homens, mulheres
e crianças
[...]
uma parte do corpo
da terra
como brasil e holanda
[...]
bonita como é bonito
um olho
ou qualquer outra
parte do corpo
por que vou fazer regime...
quando devo
consumir tanta esperança...
(URANO, 1984, p. 73)
Assim é a poesia uraniana: sem rédeas, sem limites, sem fronteiras, sem fim. Por isso, morreu hoje apenas o homem-matéria, pois o homem-poeta-espírito-luz continuará eterno, reverberando seus versos através das gerações e dos tempos.
Geraldo Urano, o mais novo imortal deste espaço-cósmico, que nós hoje, sob as bênção do Poeta, chamamos de Craterdã.
SALUTE, POETEIRO!
NOTAS
1. Geração Mimeógrafo, como ficou conhecida também a Poesia Marginal, foi um movimento literário que eclodiu, notadamente, no Rio de Janeiro na década de 1970, estando ligada ao fato de que muitos poetas recorriam ao mimeógrafo para copiar seus livros em um processo artesanal e sem qualquer tipo de vínculo com editoras, que não se interessavam pela produção dos chamados poetas marginais porque estes subvertiam os padrões literários e artísticos convencionados pela indústria cultural.
2. Vaga-Lumes (1984) e O belo e a Fera (1988).
3. Despretencionismo (1975), em parceria com Rosemberg Cariry (Antonio Rosemberg de Moura).
4. O ferrolho do abismo (2015).
5. Poesia de agora (1981).
6. Dentre outros, Seriará, Nação Cariri, Folha de Piqui e Jornal Sensurado.
7. A cor do lírio (1986).
8. Dentre outros, Guerra e Paz (Cleivan Paiva, 1983), Avallon (Abidoral Jamacaru, 1987), Nação Cariri (Bá Freire), Contemporâneo (Luiz Carlos Salatiel, 2004) e Na lata (Nacacunda, 2006).
9. No início dos anos 1970, Geraldo Urano viajou por vários estados brasileiros, deslocando-se através de caronas e sobrevivendo de artesanato, no mais autêntico estilo de vida hippie. Essa informação foi registrada na antologia Poesia de Agora (1981), organizada por Carneiro Portela..
10. Publicado na edição de estreia do Folha de Piqui Jornal cultural alternativo que circulou no Cariri, em descontinuada periodicidade, na década de 1980.
11. Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, localizado em Juazeiro do Norte.
12. Turma do Parque era a designação informal do coletivo de jovens artistas que frequentavam assiduamente o antigo Parque Municipal do Crato, hoje Praça Alexandre Arraes, localizada no centro da cidade. Alguns moravam nas imediações, como o caso de Geraldo Urano.
13. Depoimento dado ao autor pelo fotógrafo Jackson Bantim em 3 de agosto de 2016.
14. Trecho de poema publicado na antologia Poesia de Agora, organizada por Carneiro Portela e lançada pela Secretaria de Cultura e Desporto do Estado do Ceará, no ano de 1981.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARIRY, Rosemberg. “Todos os caminhos levam ao Massafeira”. In: SOUSA, Ednardo Soares da Costa (Org.). Massafeira: 30 anos Som, Imagem, Movimentos, Gente. Fortaleza: Edições Musicais, 2010, pp. 96-123.
________. Prefácio da primeira edição do livro Vaga-lumes, ano 1984. In: O ferrolho do abismo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015, pp. 14-15.
CONSPIRAÇÃO de Aquárius, in: Cariri Revista. Edição 14, Set/Out 2014, pp. 46-51.
MARQUES, Roberto. Contracultura, tradição e oralidade: (re)inventando o sertão nordestino na década de 70. São Paulo: Annablume, 2004.
REJANE, Cláudia. Prefácio In: O ferrolho do abismo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015, pp. 6-10.
URANO, Geraldo. Vaga-Lumes. Fortaleza: Nação Cariri Editora / Livraria Gabriel, 1984
_______. O ferrolho do abismo: poesias completas. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015
sábado, 4 de fevereiro de 2017
Não existe medicina sem ética!
Hipócrates: aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém
Sobre a notícia de que uma 'dotôra' do Sírio-Libanês vazou informações sigilosas do diagnóstico de Dona Marisa Letícia - além de outros médicos terem trocado mensagens de ódio sobre o ocorrido em um grupo de Whatsapp -, o Conversa Afiada
compartilha o texto do dr. Régis Eric Maia Barros, membro da Associação
Brasileira de Psiquiatria e mestre e doutor pela Faculdade de Medicina
da USP:
Sem ética, não há medicina
O que seria a arte médica? Seria uma mera busca pela cura dos males que acometem o homem? Não, a medicina é muito mais do que isso. A medicina e o seu agente – o médico – demandam outras coisas que vão além desse olhar simplório e reducionista.
Para exercer a medicina, são necessários outros valores humanos e éticos. Sem eles, não há médico e, muito menos, medicina. A ética é vinculante para que a medicina aconteça. Nessa lógica, a busca pelo agir certo e a necessidade de ser virtuoso, frente ao outro, é imperativo. Esse outro, que se encontra adoentado, precisa ser respeitado em todas as suas dimensões. Esse outro, que espera do médico proteção, nunca poderá ser atacado na sua essência humana. É função inata do médico e da medicina garantir tudo isso. Ser protetor independente de quem esteja necessitando de proteção. Essa condição vem muito antes do diagnóstico e do tratamento. Se essa função não for alcançada, para o que serviriam os atos de diagnosticar e tratar?
O médico não deve, em hipótese alguma, colocar sua vertente ideológica e política diante de um paciente que padece. Isso é um absurdo! Infelizmente, a sociedade vem alimentando isso. Lembremos da pergunta que “viralizou” nas mídias sociais e na internet: “quem você salvaria primeiro? O policial ou o traficante?
A questão não é essa. Na verdade, nunca foi. Contudo, de forma decepcionante, essa tem sido a toada do momento. Se o médico, ao tratar alguém, usar isso como crivo de conduta e de postura, ele não deveria ser médico. Se essa lógica prevalecesse, estaríamos presos ao bizarro. Imaginem vocês que fossem criadas emergências médicas para atender “comunistas” e “direitistas”. E que cada uma não atendesse aqueles pacientes de outra ideologia que chegassem e necessitassem de acolhimento. Imaginem, ainda, que algum médico de ideologia “X” recebesse um paciente importante da ideologia “Y”. Por ser de ideologia oposta a dele, o médico não acolhe de forma adequada esse paciente e acaba por vazar, publicamente, exames dele além de, por meio das mídias sociais, desdenhar e desejar o pior para ele.
Seria isso a medicina? Não, meus caros leitores, a medicina nunca foi, é e nunca será isso. Na verdade, estamos diante de um “fake” pouco ético e equivocado. O médico e a medicina não enxergam pela lente política e ideológica. Eles, simplesmente, enxergam pelos olhos da bondade, do humanismo e, sobretudo, da ética.
Régis Eric Maia Barros
Médico Psiquiatra
Em tempo: a tal 'dotôra' foi demitida
na noite de ontem. Em nota, o Hospital Sírio-Libanês informou “ter uma
política rígida relacionada a privacidade de pacientes” e repudiou a
quebra do sigilo por profissionais de saúde.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
As "bestas" de jaleco (Luís Costa Pinto – Jornalista)
Outrora uma profissão abraçada por abnegados ascetas, a ponto de ser comparada por muitos a um sacerdócio, a Medicina parece ter se convertido aqui no Brasil a uma seita satânica seguida como profissão de fé por seres grotescos –sem alma, sem cérebro, sem compreensão do mundo, sem dó ou compaixão.Exagero e tomo a parte pelo todo porque os médicos brasileiros precisam, seja por iniciativas das entidades de classe, seja por eles mesmos atuando individualmente, reagir de forma dura e organizada à ínfima minoria integrada por seres abjetos como a reumatologista Gabriela Munhoz, o cardiologista Ademar Poltronieri Filho, o urologista Michael Hennich e o neurologista Richam Faissal Ellakkis.
Horas depois de Marisa Letícia da Silva dar entrada no Hospital Sírio Libanês, há 10 dias, com um quadro de Acidente Vascular Cerebral grave, Gabriela Munhoz divulgou em grupos de Whatsapp dados do prontuário médico da ex-primeira-dama cuja morte cerebral foi anunciada ontem (2.fev.2017). Não o fez em busca de auxílio. Eram informações sigilosas de uma paciente –fosse quem fosse– e o simples fato de compartilhá-las configura um atentado à ética médica.
O compartilhamento de Munhoz seguiu-se a disseminação dos dados pessoais da mulher do ex-presidente Lula por Poltronieri Filho. A partir dali o urologista Hennich desdenhava da paciente, fazendo piadas com ela. Tudo culminou com a torcida declarada do neurologista Ellakkis para que Dona Marisa, uma mãe carinhosa, avó dedicada, companheira solidária, mulher de rara fibra e militante valorosa de causas sociais e políticas, evoluísse a óbito –para usar o jargão dessas bestas de jaleco.
“Esses fdp vão embolizar ainda por cima”, escreveu, em referência ao procedimento de provocar o fechamento de um vaso sanguíneo para diminuir o fluxo de sangue em determinado local. “Tem que romper no procedimento. Daí já abre pupila. E o capeta abraça ela”, escreveu Ellakkis, que presta serviços no hospital da Unimed São Roque, no interior de São Paulo, e em outras unidades de saúde da capital paulista, segundo relato de apuração jornalística efetuado por O Globo e divulgado no site do jornal.
Os valores dessa verdadeira quadrilha de médicos que rasgaram seus juramentos aos princípios de Hipócrates e espicaçaram qualquer solidariedade humana podem –e devem– ser comparados aos patéticos protestos contra o desembarque de doutores e doutoras cubanos no âmbito do programa Mais Médicos levado a cabo no primeiro governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Podem e devem, ainda, ser analisados em paralelo com a atitude criminosa de ortopedistas do Distrito Federal que prescreviam cirurgias de colocação de próteses ósseas desnecessárias e introduziam no corpo dos pacientes peças de segunda mão –matando muitos de infecção, restringindo o movimento de outros e assaltando-os abertamente ao superfaturar os procedimentos clínicos e cirúrgicos.
Somam-se os exemplos e os paralelos. Multiplica-se a solidariedade da infâmia, com a corporação protegendo aos seus e deixando a sociedade à mercê da sorte. Abatido pela onda de ódio conservador e primitivo contra os médicos cubanos, o Mais Médicos se liquefez e devolveu à incerteza e à intermitência o atendimento a milhares de brasileiros, sobretudo nas cidades do interior, porque o exercício da Medicina é encarado por essa corja de “doutoras” e “doutores” como Munhoz, Elliakkis et caterva como uma ação entre amigos da mesma classe, do mesmo credo, do mesmo grupo e com o mesmo objetivo.
O vazamento dos dados pessoais da ex-primeira-dama por uma profissional médica do Sírio-Libanês (o hospital já a demitiu) expôs em definitivo uma faceta sórdida da sociedade brasileira. Estamos, talvez definitivamente, divididos pelas opções e opiniões políticas. Isso é raso. Isso é rasteiro. E isso não é vida real. É ódio e, em alguns casos, é também recalque.
Nem a foto da visita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a Lula, com os ex-presidentes fazendo-se acompanhar dos ex-ministros José Gregori (Justiça, FHC) e Celso Amorim (Relações Exteriores, Lula), nem o gesto largo de Michel Temer e do presidente do Senado Eunício Oliveira, que visitaram o líder petista ontem à noite para prestar solidariedade na hora de dor e de perda, parecem capazes de restaurar a cordialidade como atributo essencial do caráter brasileiro.
A ação dos vermes de jaleco que abusaram da agonia de Marisa Letícia não pode ficar impune no meio médico. Caso fique, toda a corporação corre o risco de começar a ser tratada com o desprezo que bandidos assim merecem. E sentirão a dor da discriminação que se dedica a quem vende a alma a seitas de fanáticos. Médicos como os que se integraram a essa corrente da infâmia nascida no Sírio-Libanês são passíveis do desprezo e merecedores de todos os castigos divinos.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
CASO MARISA: A ÉTICA DA LAVA JATO E DO PCC (LUIS NASSIF)
Espaço Colaborativo de Comentários
Quando os indivíduos se tornam piores que corvos
qui, 02/02/2017 - 14:58
Linchamento
e quebra-quebra são coisas que saem da racionalidade humana. Por mais
sensatos que pensamos ser, muitas vezes, nos envolvemos em linchamentos
sem perceber... depois é tarde para voltar atrás.Lembro, por exemplo, na Inglaterra, quando muitos adolescentes de classe média iam devolver aparelhos eletrônicos roubados de lojas depredadas devido a um distúrbio. Eles não conseguiam sequer explicar por que haviam feito aquilo.
Em nosso caso, quando a poeira abaixar, talvez daqui alguns anos, fico a pensar quantos "bons cristãos" conseguirão confessar que ajudaram a linchar a esposa do Lula.
Mas sei... Já se foi o tempo em que arrependimento matava.
E por falar em bons cristãos, ofereço aos linchadores de plantão uma pequena citação de um bom entendedor dessas coisas brasileiras.
“Vede um homem desses que andam perseguidos de pleitos ou acusados de crimes, e olhai quantos o estão comendo. Come-o o meirinho, come-o o carcereiro, come-o o escrivão, come-o o solicitador, come-o o advogado, come-o o inquiridor, come-o a testemunha, come-o o julgador, e ainda não está sentenciado, já está comido. São piores os homens que os corvos. O triste que foi à forca, não o comem os corvos senão depois de executado e morto; e o que anda em juízo, ainda não está executado nem sentenciado, e já está comido”. Pe Antônio Vieira – Sermão de Santo Antônio aos peixes.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
Exposição de fotografias sobre o Crato será aberta hoje na URCA
Será aberta hoje, as 19h30, a Exposição
fotográfica “Passado e Presente da Cidade do Crato”, que ocorrerá no Hall de acesso da Biblioteca Central da URCA,
Campus do Pimenta, Crato.
O evento é uma promoção da
Pró-Reitoria de Extensão da URCA e do Clube Foto Cariri, com apoio do
Departamento de História da URCA, e ficará aberta à visitação até o dia 17 de
fevereiro.
Caso Marisa: a ética da Lava Jato e do PCC
Qual a intenção de Sérgio Moro e dos Procuradores da Lava Jato em denunciar dona Marisa? Do ponto de vista jurídico, nenhuma. Jamais comprovaram que o tríplex era de Lula. Mesmo se fosse, não havia nada que pudesse ser impingido a dona Marisa. Ela não participava de discussões políticas, menos ainda de negócios. Limitava-se a cuidar dos filhos e netos e dar amparo emocional ao marido.
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