quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Memória Histórica
Após passar por restauração, capela de Santa Teresa será reaberta em Crato
Um dos mais antigos templos católicos da cidade de Crato, a Capela de Santa Teresa d’Ávila (também chamada Santa Teresa de Jesus) - após passar por trabalhos de restauração - será reaberta no póximo dia 31.
No início do ano, verificou-se algumas rachaduras na fachada principal e laterais da igreja, ocasionadas por infiltração de água no terreno onde está edificado o pequeno templo. A solução encontrada foi a construção de colunas de concreto para dar sustentação ao conjunto de portas.
História e patrimônio artístico da capela
A capela de Santa Teresa d'Ávila foi idealizada pelo primeiro Bispo da diocese Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, quando este ainda era o Vigário da Paróquia de N. Sra. da Penha, em 1914. Foi construída graças ao empenho da Cruzada Carmelitana, uma associação religiosa existente à época e solenemente inaugurada, no dia 31 de outubro de 1923.
No interior da capela existem obras talhadas em madeira de lei (altar-mor, quatro nichos laterais, confessionário, sólio episcopal, bancada e grade do altar) que foram esculpidas por Mestre José Lucas, conhecido artista cratense. O sólio episcopal posteriormente foi cedido à Catedral, onde hoje está, tendo servido aos cinco bispos da diocese de Crato. As imagens da capela foram adquiridas na Itália, por Dom Quintino. No altar-mor, está o “Trio Carmelitano”: Santa Teresa d’Ávila (que pontifica como padroeira), tendo ao seu lado Nossa Senhora do Carmo e São José. Os quatro nichos laterais, também confeccionados em madeira, abrigam as estátuas de São João da Cruz, Santa Teresinha do Menino Jesus, São Geraldo e São Quintino.
A capela é propriedade da diocese de Crato, mas está - há longos anos - sob a custódia da Congregação das Filhas de Santa Teresa, que soube conservá-la em toda a sua originalidade, com exceção do piso, que era de tijolo e, na década 40 do século passado, foi substituído por mosaicos artesanais.
Programação
No próximo dia 31 de outubro, a Casa-Mãe da Congregação das Filhas de Santa Teresa cumprirá vasta programação comemorando os 94 anos de inauguração da capela e 144 anos de nascimento de Dom Quintino. Na ocasião será reaberta a Sala de Memória da Congregação, um pequeno museu que preserva objetos pessoais dos fundadores da ordem religiosa: Dom Quintino e Madre Ana Couto.
Amigos:
ResponderExcluirEsqueci de dizer que Santa Teresa de Jesus (uma das "Doutoras da Igreja") é autora da famosa oração-poema (belíssima) abaixo transcrita:
"Nada te perturbe
Nada te espante
Tudo passa.
Só Deus não muda.
A paciência
Tudo alcança
Quem tem a Deus,
Nada lhe falta.
Só Deus basta"