terça-feira, 20 de novembro de 2007
Aplaudo veementemente a decisão de Salatiel de abolir anônimos !
Quero me congratular com Luiz Carlos Salatiel por ter visto agora que o Cariricult finalmente se livrou daquele bando de arruaceiros que estava se escondendo atrás do anonimato, se aproveitando para nos atacar pelas costas.
Se querem atacar, que ataquem!
Nada temos contra a divergência de idéias.
Toda unanimidade é burra.
Mas pelo menos, mostrem a cara!
Aqui, como em qualquer site que tem respeito, não se pode admitir anônimos, e acho que agora sim, Luiz deu um passo corretíssimo em direção à verdade e à liberdade com respnsabilidade que ele tanto pregou.
Quem quiser postar nos Blogs, garanto que são bem-vindos. Façam seus cadastros, com nome, sobrenome, e venham para nosso convívio. Isso aqui, pra quem não sabe, é uma família que tem mais de 30 anos de existência no CRATO, antes de existir internet já éramos amigos. Nossa amizade não foi achada no lixo, e já brigamos inúmeras vezes. Fiquei triste quando Luiz preferiu dar ouvidos àqueles mal-intencionados de plantão. Por isso havia resolvido sair e Lupeu e Pachelly também. Creio que agora os outros poderão voltar.
No Cariri temos muitos Blogs: O do Tarso Araújo, o do Marcos Fofinho, o do George Macário, o Blog do Crato, somente sobre a cidade, sem contar os sem fim de Blogs de particulares, como os do Pachelly, os de Glauco Vieira, e centenas de outros mais. E nenhum deles admite anônimos, porque se parte do pressuposto, pô, se eu mostro a cara, porque vc não mostra a sua ?
Vamos debater de cara limpa. Vamos brigar olhando olho no olho!
Isso sim, é democracia com responsabilidade.
E aqueles que pensaram que eu fazia guerra de nervos ou guerra de blogs também se enganaram, porque nossos blogs são TODOS diferentes. Isso não tem o menor sentido. O do Tarso, o do George são inclusive meus aliados na distribuição de notícias. Não tenho confusão por Blogs, tanto é que fiz a doação do domínio do caririCult por presente ao Luiz Salatiel como prova de alegria pela chegada do seu blog.
Mnha rixa é simplesmente com anônimos desde o início, e por recentemente, semana passada. ter a integridade das minhas mãos ameaçadas como em atitude violenta por um anônimo. Até o Zé Flávio se solidarizou comigo enviando mensagem. Vivemos numa democracia. Se alguém quer quebrar as minhas mãos, eu tenho o direito de ver a cara dessa pessoa ( a fim de que eu parta em pedaços primeiro, rs rs ).
Então, já que a postagem anônima foi abolida, encerro aqui minha questão, e estou de volta ao CaririCult, sem qualquer constrangimento, já que nossas reivindicações ( Dihelson, Carlos Rafael, Pachelly, Lupeu ), foram atendidas pelo administrador Luiz, que voltou atrás e realmente fez justiça. Não tenho NADA contra absolutamente ninguém.
A vida continua...
Abraços,
Dihelson Mendonça
.
Apoio a decisão de Salatiel de moderar os comentários anônimos. Uma atitude equilibrada que preserva o direito da liberdade anônima de expressão e ao mesmo tempo coíbe a libertinagem escatológica de alguns poucos. Felizmente, não se cometeu aqui uma arbitrariedade em nome de caprichos pessoais. Também não haverá permissividade, mas sim tolerância. Filtros apostos.
ResponderExcluirDihelson: estou em nó cego. Não tem problema eu desato. O teu aplauso, verifiquei foi a retirada do Salatiel de um tanto de anônimos que muito diziam e não se enquadravam em qualquer ameaça. Como bem sabes fui um dos que mais futucou esta questão do anônimo, até relembrei-me da frase da internacional. Fiquei na sensação que houve um debate que findou-se sem qualquer conclusão. Afinal tu és, para todos, mais importante que aquele anônimo furibundo, mas temos um problema para desatar. Precisamos ampliar a interatividade dos blogs, façamos uma campanha para ampliar os comentários, eles são os criadores do tema vivo do pensamento. Sem isso vira academia de letras. De letras mortas e de ação apenas entre amigos. Não vamos crescer se não ampliarmos a criatividade regional. Com a palavra você e o Salatiel e não se trata de pressionar vocês dois que já fazem muito por todos, mas por serem aqueles que tomam decisões como administradores dos blogs.
ResponderExcluirA moderação é uma boa saída para a crise instituicional blogueira. Ânimos apaziguados. Blog pra frente.
ResponderExcluirBoa Seu José do Vale!
ResponderExcluirE tem essa votação ali na parte
superior/direita do blog né?
Zé do Vale,
ResponderExcluirSobre a interatividade entre os Blogs, eu comecei um negócio ontem que não sei se vai dar certo, mas vou pelo menos tentar.
É uma especie de rede Blog do Crato.
A minha idéia é expandir o nosso blog lá, valorizando os outros Blogs, dando-lhes notoriedade.
O Blog do Crato hoje tem o maior volume de acessos, mas existem Blogs fantásticos, especializados que os administradores se dedicam tenazmente e eu acho que eles merecem aparecer de alguma forma. Por exemplo, no setor de notícias, o Tarso Araújo ( que é nosso membro ), realiza trabalho belíssimo. Com dinamismo, sempre atualizando. Mas pouca gente vê.
O CaririCult já é bem visto, mas por exemplo, o ZoomCariri, que é um site caririense especializado em fotografia, pouca gente vê, pouca gente participa, e é um blog coletivo. etc etc...
Então minha idéia com a Rede Blog do Crato, é criar um mecanismo em que cada Blog possa funcionar de forma autônoma, nao vou tolher o trabalho de ninguém, mas se aquele Blog pertencer à rede Blog do Crato, ele levará certas características, como as seções da aba direita, a logomarca, e uma frase tipo "Esse site pertence à rede Blog do Crato".
As compensações:
No blog do crato, nas notícias, eu poderei criar manchetes, e para ver o conteúdo, puxar para o outro Blog.
É uma forma de levar as pessoas de um lugar para o outro. Então, creio que só temos a ganhar, pois ninguém ficará confinado a um Blog e sim, transitará continuamente entre vários blogs da rede.
Quando o modelo começar a funcionar, nós saberemos se funciona e poderemos aperfeiçoar o sistema.
Talvez eu não proponha algo do gênero a Salatiel, pois o conheço bem, Luiz talvez fosse reagir negativamente, creio que ele jamais colocaria uma logomarca do Blog do Crato ou modificaria as abas laterais para se incluir na rede. Falo francamente, porque sou amigo dele. Sem problemas. Se já para a simples bloquei de anônimos teve essa camapanha toda, imagine se fosse para modificar fisicamente a aparência do Blog... impossível...
Então, enquanto isso tratarei com os outros Blogs da região. Se der certo, bem... se não der certo, a gente volta ao modelo em que se encontra agora.
Abraços,
DM
Em conversa com Rafael, que também tem a senha de administrador do blog, optamos por "administrar", temporariamente, os comentários dos anônimos sem excluí-los previamente. Fiquei meio abalado com toda a polêmica e a possiblidade real de implosão do CaririCult que veio para agregar "os de boa vontade". Em momento algum me sinto dono de verdades ou dessa revista eletrônica que anda com suas próprias pernas (postagens). Passo dias sem acessar o blog porque sei que todos nós somos responsáveis pelo caminho que ele tomar. Sei também do nosso narcisismo de artista e que cada um quer ter um blog particular como seu espelho. O meu amadurecimento adquirido ao longo dos meus cinquenta e quatro anos já não me permite esse comportamento. Quebrei o meu espelho e me miro nos olhos dos outros. Se lhe pareço feio ou belo é assim que sou.
ResponderExcluirEntendo os blogs como filhos, que criamos para o mundo, que criamos para o exercício de cidadania de todos! Nós os criamos a partir da criação de outros para que outros criem com o que criamos e crêam no poder de transformação que este possam proporcionar! Blogs que se somam, não si diminuem; apenas, divedem-se e multiplicam-se em prol daquilo que acreditam! Nenhum blog é, se não for para ser, de ninguém e de todos!
ResponderExcluirSejamos alvo de duras críticas, sejamos, até aí nada de errado, mas não de críticas vazias, advindas do vazio! Um anômino, melhor seria que fosse um zé ninguem, poderiamos até perdoar um zé ninguém, mas um anônimo, nada é além de nada ser!
ResponderExcluirNão entendi porque fui vetado de minha opinião.
ResponderExcluirAcredito ter feito um comentário, e mesmo sendo moderado avaliei que seria publicado. Se eu tivesse feito anonimamente seria bem recebido ao invés de ter sido com minha assinatura? Ou será que sou menos digno que outros para ter uma participação em uma discussão?
Sou leitor do blog e sempre me privo de dar comentários por ser apenas um consumidor da cultura aqui expressada e quando me sinto a vontade de opinar sou censurado?
Se existir censura... por que não vetar logo os anônimos?
Depois de cada embate, é tão bom quando volta a paz!
ResponderExcluirNovamente parabenizo a iniciativa, ainda que temporária, de Luiz Salatiel, que pelo menos "parou pra analisar" nossa recente situação, e agora trabalhosamente, talvez pela bela iniciativa de Carlos Rafael, analisam cada postagem de anônimos.
É um trabalho meio chato de fazer, se chama Moderação dos comentários.
Mas é o preço que se tem que pagar pela liberdade com responsabilidade.
Alguns defendem o anonimato.
A princípio, parece uma coisa inofensiva e boa. E alguns até hão de pensar: "Porque este rapaz faz um alarde tão grande com essa coisa de anônimos?"
Vou responder assim:
"Você gostaria de estar em sua casa e receber uma carta anônima de alguém lhe ameaçando quebrar suas mãos ? "
Bem, comigo, o anônimo fez isso, só que ele não usou uma carta, ele usou uma postagem num Blog. A agressão é a mesma. Só o meio é que mudou do papel comum, para a internet. Por isso, sou contra!
Assim, reforço as palavras do Pachelly logo acima:
Que venham as críticas! Mas de gente que vc olha no rosto, olho no olho. Não precisamos temer nada. Somos todos amigos e companheiros de longas datas até.
Abraços,
Dihelson Mendonça