Bandeira do Império, adotada em 1822
Nesse dia - um sábado de céu azulado -, recusando-se obedecer as ordens das Cortes Portuguesas, D. Pedro, às margens do riacho Ipiranga (Rio Vermelho - do tupi), em São Paulo, proclamou a emancipação política do Brasil. Depois de proferir o brado de "Independêcia ou Morte!" e de ordenar "Laços Fora!", arrancando do chapéu o tope português, exclamou: "Doravante teremos todos outro laço de fita, verde e amarelo. Serão as cores nacionais".
No dia 18, D. Pedro I firmou os três primeiros atos oficiais do Brasil independente.
No segundo decreto, decidiu criar um novo tope nacional e ordenou: "O laço ou tope nacional brasileiro será composto das cores emblemáticas: verde de primavera (cor da Casa de Bragança) e amarelo de ouro (cor da Casa dos Habsburgos, da Imperatriz Leopoldina)...."
Escudo do Brasil Império, com os ramos de fumo e café, as
estrelas/províncias, a cruz de Cristo e a esfera armilar lusitana
O terceiro decreto, publicado em 21/9/1922, criou a Bandeira Nacional: "... hei por bem e com o parecer do meu Conselho de Estado, determinar o seguinte: será, dora em diante, o escudo de armas deste Reino do Brasil, em campo verde, uma esfera armilar de ouro, atravessada por uma cruz da Ordem de Cristo, sendo circulada a mesma esfera de 19 estrelas de prata em uma orla azul; e firmada a coroa real diamantina sobre o escudo, cujos lados serão abraçados por dois ramos de plantas de café e tabaco como emblemas de sua riqueza comercial, representados na sua própria cor, e ligados na parte inferior pelo laço da nação. A bandeira nacional será composta de um paralelogramo verde, e nele inscrito um quadrilátero romboidal cor de ouro, ficando no centro deste o Escudo das Armas do Brasil".
Armando Guerreiro: você sempre no debate. Atento ao momento, instigando o pensar diferente. No estilo de cada um, você faz um papel no Cariricult de grande importâcia, pinçar os contrários. O comparo com dois fantásticos postadores do blog e que etão fazendo falta neste janeiro que são o Lupeu Lacerda e o Vinícius Leonel. Vi a nota do Océlio e pensei: votação em blog é furada, tem muito viés. Mas agora com tua nota, que sei tem outro sentido, pensei que a bandeira brasileira não é a mais feia, acho até uma das mais bonitas. Talvez que seja mero efeito de patriotadas, ação cívica nas instituições, lá isso reconheço, mas o que dizer se quando a vejo gosto de vê-la. Acho ótimo sua presença. Se estiver em algum país estrangeiro, só me falta dar um berro BRASIL. Mas é por isso e outras coisas que tanto faço questão de não parar de postar no Cariricult o blog da minha terra.
ResponderExcluir