quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Religião: tempo da Quaresma começa hoje


Os católicos em todo o mundo iniciam hoje a Quaresma, período de preparação para a Páscoa que se baseia em penitência e reflexão e que se estenderá até Quinta-feira Santa, dia 20 de Março.
Em termos litúrgicos, a Quaresma é o tempo de conversão, que não se cinge à Igreja Católica, mas se estende à Igreja Anglicana e a algumas igrejas protestantes, iniciado na chamada Quarta-Feira de Cinzas, o dia imediato à Terça-Feira de Carnaval.

Hoje, Quarta-Feira de Cinzas, os católicos que assistirem a uma missa receberão na fronte uma cruz, desenhada com as cinzas das palmas queimadas no Domingo de Ramos do ano anterior, como lembrança de que a vida é transitória, acompanhada da frase bíblica «lembra-te que és pó e ao pó voltarás».
Por isso, durante a Quaresma, que se prolonga por 40 dias, os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.
A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número 40 na Bíblia, que significa provação.
Na Bíblia são referidos os 40 dias do dilúvio, os 40 anos da peregrinação do povo judeu pelo deserto, os 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e os 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egipto.
Caridade, obras de misericórdia, solidariedade, entre-ajuda, justiça, dever e verdade são alguns dos conceitos e expressões que assinalam o tempo da Quaresma, da partilha e da renúncia, para os cristãos e para a sociedade em geral.
Embora seja um período de tempo penitencial, este não é visto pelos cristãos como um período triste e depressivo, dado que se trata antes de um momento de purificação e de renovação da vida cristã, que culmina na Paixão e Ressureição de Cristo, no Domingo de Páscoa.

Fonte: Diário Digital / Lusa

5 comentários:

  1. Carlos:
    O período é, também, oportuno para uma mortificação: abster-se dos prazeres etílicos nos próximos 40 dias...(eh,eh,eh,eh,eh...)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, se formos olhar a quaresma à luz da psicanálise, veremos que esse período procede ao Carnaval ( o vale da carne ), onde antes o prazer aflorava, e o "pecado" abundava, agora há uma expiação pelos erros cometidos, assim, é que a carne, simbolizando o pecado, é suspensa também no período posterior ao "vale da carne".

    Os prazeres da carne são sepultados e expiados, para que o jogo fique novamente zero a zero, e se possa à luz divina começar a pecar novamente a fim de vir novo período de expiação.

    É sempre um ciclo de pecado/expiação a um deus que se presume exigir sacrifícios, abster-se de coisas físicas...

    Cristo disse:

    "Não há nada que entrando no homem o possa contaminar. Aquilo que sai da sua boca, isto é o mal, que vem do seu coração, isso sim o contamina..."

    Portanto, esse negócio de se abster de comer isso e beber disso é uma mera convenção católica/judaica.

    Quem quer seguir os ensinamentos de cristo não deve mais ir pela lei mosaica, pois a salvação é uma dádiva, a graça do Deus vivo, e não pelo esforço do homem em deixar de comer isso e aquilo.

    Portanto, o churrasco na sexta-feira santa, na minha interpretação segundo Carta aos Romanos, O PECADO E A LEI, está liberado...

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Pois é Armando, é quando a Quaresma vira uma quarentena.

    Dihelson,

    Concordo com Cristo e com você, pois o mal é o que sai da boca do homem. Só que ás vezes, a gente morre pela boca (E não é só falando o que não deve, mas também comendo o que não pode).

    ResponderExcluir
  4. Bem, Rafael, se vc comer um camarão estragado, isso é bem possível, rs rs

    Um abração, cara!

    ResponderExcluir
  5. Rafael....vinho pode...sabado poderemos provar alguns topas? heheheheheheheheheheh

    ResponderExcluir