segunda-feira, 3 de março de 2008

Catolicismo





Ao longo de sua existência, os Estados Unidos da América só foram governados por um presidente católico uma única vez. No caso pelo presidente John Kennedy. Agora anuncia-se que o senador Barack Obama - pré-candidato republicano à presidência dos EUA - também é católico.
Em países de tradição e maioria católica, como o Brasil, tal fato não representa novidade. Nos Estados Unidos, com tradição protestante, o fato de um governante se declarar católico torna-se relevante.




Ex-Primeiro Ministro Tony Blair com o Papa Bento XVI
Por outro lado, teve boa repercussão o caso da confirmação da recente conversão do ex-Primeiro-Ministro inglês Tony Blair ao catolicismo. Sua esposa Cherry já era católica, mas Tony Blair integrava a Igreja Anglicana, que é a ala protestante mais próxima da Católica. Na Inglaterra, ao contrário dos Estados Unidos, dá-se pouca importância à religião, inclusive na política. A diferença é que a Igreja Anglicana confunde-se com o Estado inglês, desde sua fundação pelo Rei Henrique VIII, pois a Rainha é, ao mesmo tempo, Chefe de Estado e da Igreja Anglicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário