domingo, 1 de fevereiro de 2009

DAVOS x BELÉM


Os dias da semana passada tiveram uma crucial importância para o futuro desse mundão de meu Deus que o dia está tomando de conta.
Do lado de lá, na Europa, os primos países ricos se aninharam em Davos, não mais com os costumeiros banquetes regados a caviar e champanhe - que foram trocados por cajuínas e sandubas -, para tramarem novas estratégias e saídas para essa falida, capenga e terminal economia globalizada e lambiam os beiços quando encontravam novas fórmulas para continuar na vampirização dos primos países pobres. Querem muita grana nos seus cofres para gastar com as futilidades nesse enorme shopping em que transformaram a vida.
Do lado de cá, em Belém do Pará, o Fórum Social Mundial reuniu milhares de homens e mulheres -jovens de todas as idades- que em comunhão fraternal buscavam encontrar saídas para salvar o homem e o planeta das pragas a que nos submetemos – a fome e a miséria dos povos, o aquecimento global e o desequilíbrio ecológico com as suas enchentes, secas e poluição do ar, etc. – e, me parece, apontaram uma certeira flecha para um céu de esperança, de solidariedade, de igualdade e respeito mútuo entre as nações e seus povos.
Nem tudo está perdido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário