quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Uma estranha moda jovem: os emos

A partir do momento em que se misturou estilo de música com vestuário, abriu-se espaço para o surgimento de todo tipo de esquisitices. Atualmente não existe exemplo melhor do que aqueles jovens que adotam a imagem emo.

Primeiramente, a palavra emo já é uma abreviação de emocore, um ramo dissidente do lendário rock'n'roll que se caracteriza por englobar letras nas quais, geralmente, o cantor desafinado grita sobre as dores sentidas após o fim de relacionamento amoroso. (Fingem que) Cantam um namoro terminado de tal maneira que chega a ser piegas.

Os emos levam todo esse sentimentalismo ao extremo. A grande maioria dos adeptos aparenta demasiada tristeza e fragilidade emocional, chorando facilmente, seja quando escutam as músicas habituais da tribo, seja quando ouvem pilhérias sobre o estilo ao qual pertencem. Vale ressaltar que muitos se utilizam de tanto sentimento para libertar o amor e viver experiências bissexuais ou apenas homossexuais. A moda, para alguns, virou desculpa para justificar homossexualismo (que na realidade não deveria precisar de uma descupa, mas as dificuldades encontradas em uma sociedade preconceituosa fazem muitos procurarem por uma).

Por último, identificar um emo pela aparência é tão fácil quanto encontrar um deles chorando. Há aqueles que voltam para a infância e vivem vestidos com muito colorido, inclusive com blusas de personagens de Walt Disney. Outros já preferem um visual mais carregado, com blusas pretas, mas que estampem em letras garrafais a famosa marca internacional da qual faz parte a vestimenta. Normalmente calçam aqueles tênis com três listras inclinadas, característicos da marca alemã, mas outras marcas conhecidas não são descartadas. As franjas dantescas são registradas até mesmo dentre aqueles com que a natureza não cooperou, é comum os garotos emos fazerem chapinha. Ainda sobre o cabelo, cores bastante chamativas podem ser encontradas nas madeixas dos adeptos, algo que realmente os destaque. A forte maquiagem nos olhos é essencial, mesmo entre os rapazes, assim como inúmeras pulseiras repletas de cores.

Vale lembrar que para achar apenas um emo é muito difícil, pois geralmente eles andam em bandos por todos os shoppings e festas da cidade.



Thiago Assis F. Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário