sexta-feira, 6 de março de 2009

Após Aborto Arcebispo excomunga mãe e garota de nove anos


Dom José Cardoso Sobrinho disse que todos os que praticaram e permitiram o procedimento estão excomungados e que a lei de Deus está sempre acima da lei dos homens
"O arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho (foto 2), excomungou a mãe e os médicos que interromperam a gravidez de risco de uma menina de nove anos. O padrasto confessou que abusava da menina desde os seis anos. A menina está no Centro de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), maternidade pública do Recife. Assim que foi internada, na noite da última terça-feira (3), começou a receber doses de um medicamento para interromper a gravidez. No fim da manhã, os fetos foram expulsos. " Se a gravidez continuasse, o dano seria pior podendo levar ao risco de uma gravidez de alto risco”, explicou o médico Olímpio Moraes. “O risco existiria até de morte ou até uma sequela definitiva e não poder mais engravidar". Mas para a equipe médica não foi uma decisão simples. Desde que a justiça autorizou, a realização do aborto passou contar com oposição declarada do arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, um integrante da ala conservadora da igreja, bem como do pai da menina. Os médicos decidiram seguir o que determina a lei. “Há duas indicações legais no abortamento previsto em lei, que é o estupro e o risco de vida”, disse o médico. “Ela está incluída nos dois e, como médico, não posso deixar que uma menina de nove anos seja submetida a sofrimento e até pagar com a própria vida”. IGREJA X LEI Para o arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho, a leis de Deus está sempre acima da lei dos homens. “Quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos, é contrária a lei de Deus, esta lei humana não tem nenhum valor”, disse. A reação de arcebispo foi imediata. Assim que soube que o aborto havia sido consumado, Dom José Cardoso Sobrinho disse que a Igreja Católica considera que houve um crime e um ato inaceitável para a doutrina. E decidiu: todas as pessoas que participaram do aborto, com exceção da criança, estão excomungadas da igreja. “Para incorrer nessa penalidade eclesiástica é preciso maioridade. A igreja é muito benévola, sobretudo com as pessoas de menor”, afirmou o arcebispo. “Agora os adultos, quem aprovou, quem realizou este aborto, incorreram na excomunhão”. Entidades de defesa da mulher, da criança e do adolescente não concordam com a decisão do arcebispo. Para Carla Batista (foto 03), educadora do grupo SOS Corpo, a polêmica prejudicou a menina. “Tem organizações que não levam em conta a vida dessa menina e, em um momento como esse, fazem um enorme desserviço em criar uma polêmica em torno de um caso que está garantido por lei e que há uma decisão da responsável menor no sentido de encaminhar dessa forma como está sendo encaminhado”, concluiu."


Algumas Perguntas que não querem calar :


1- E nem uma excomunhãozinha sobra para o Padrasto violentador e os Padres Pedófilos?

2- A mãe já duplamente penalizada pela culpa de ter escolhido o padrasto da menina como marido e pela dupla gravidez da filha de nove anos, merece ainda assim o fogo eterno? Só porque é pobre e não pôde levar a filha a uma Clínica particular e fazer o aborto às escondidas, sem nenhuma exposição na imprensa mundial ?

3- O Arcebispo sabe ao menos se todos os envolvidos na excomunhão são católicos? Excomungar alguma ovelha que não faz parte do seu rebanho é o mesmo que penalizar um torcedor do Flamengo proibindo-o de nunca mais usar a camisa do Vasco !

4-Como você católico praticante procederia se esta tragédia tivesse acontecido na sua casa? E vc caro pároco, se engravidasse uma beatinha, pensaria alguma vez no aborto ?

5- Com tanta repercussão internacional o Arcebispo irá ajudar profundamente a legalização do aborto no país?

6- Por que não se ouve falar em excomunhão na França, nos EUA, na Itália onde o aborto é totalmente legalizado? Só sobra excomunhão para pobre e miserável?

7- É, mas o Padre Cícero também sofreu excomunhão. A opção entre excomunhão e reabilitação depende de que interesses?
8- A Lei de Deus está acima da Lei dos Homens ? De que Deus, cara pálida, seja mais específico. A do Deus dos Testemunhas de Jeová que impedem o uso de sangue e derivados levando crianças à morte? A do Deusa dos Islâmicos que autorizam os homens bomba em troca do Nirvana ? Ou a Lei de Tupã que permitia o Canibalismo ? Quem transcreveu as Lei de Deus ? Ele permitiu e ordenou o massacre dos Albigineneses, das Cruzadas, da Noite de São Bartolomeu, da Inquisição ?

11 comentários:

  1. Dr. Flavio.

    Em 1921, o Padre Jose Alves de Lima criou uma polemica em Varzea-Alegre e ex-comungou uma familia do sitio Varzinha, porque criticou a venda do patrimonio de São Paimundo pelo padre. O chefe da familia, Manuel Antonio fez este verso:


    É certo que não faz medo
    Esta triste ex-comunhão
    Por que Deus só quer do homem
    É um firme coração
    Isto é palavra a toa
    Que o padre amaldeçoa
    E Deus nos manda o perdão.


    È certo que protestante
    Nesta terra ainda não tem
    Por causa desses abusos
    Aparecem mais de cem
    E se o orgulho aumentar
    E alguem quiser virar
    Chame que eu viro tambem.


    Surgiu então o primeiro foco de protestantes em Varzea-Alegre. A cada dia a igreja se enrola mais em suas decisões. Acho até que os seus dirigentes estão perdidos, sem encontrar saidas.

    Voce deve um comentario no Blog do Sanharol. Lembra da promessa.

    ResponderExcluir
  2. As bocas se abrem para permitir...
    ...respostas bem dadas. Receber palmas se pertinentes,ou pancadas. Montar ou desmontar opiniões. Tuas mãos traduzem bem sentimentos e fatos.

    Fã-abraço.

    ResponderExcluir
  3. AS consequencias da excomunhão para os médicos serão quais?

    ResponderExcluir
  4. Darlan,

    Vi/ouvi o Diretor da Maternidade de Encruzilhada em entrevista , ontem. Achei-o tranquilo, direto, sem nenhum sentimento de culpa. Nem sei qual é a sua religião, mas acredito que a excomunhão hoje é totalmente inócua, igaulzinho à proibiçaõ ao uso da camisinha, dos anticonceptivos e utopia do sexo apenas no casamento e o coito apenas para procriação; à crença no pai-da-mata , em papai noel.E, por outro lado, a repercussão internacional foi tamanha que hoje o homem já miou, disse que não era bem isso que queria dizer, que excomunhão não é tudo isso que se pensa, que pode ser revertida...

    ResponderExcluir
  5. Obrigado à Marta pelo comentário tão conciso e direto. Imaginem só que o D. José Cardoso é o substituto de D. Hélder Câmara. Em plena ditadura uma prostituta o procurou na igrejinha das fronteiras onde humildemente vivia, trazendo uma questão séria de ciosnciência. Disse que toda sexta-feira Santa , a sua penitência era ir até o presídio Barreto Campelo e oferecer o corpo ao mais pobre e lascado presidiário. Fazia isto já há muitos anos. Recentemente as colegas lhe haviam alertado que aquilo era, ao contrário, um pecado terrível. Por este motivo ela tinha vindo até o seu bispo pedir uma orientação. D. Hélder a ouviu calmamente e , ao contrário do que era de se pensar, a tranquilizou: - Não , minha filha, sua penitência será aceita, você agiu como uma verdadeira cristã. Quanta diferença !

    ResponderExcluir
  6. Apenas uma ligeira correção sobre esta postagem e alguns comentários nela feitos, acerca do doloroso acontecimento, mais precisamente sobre a excomunhão aplicada aos que participaram do aborto.

    Para tanto, transcrevo abaixo tópicos da entrevista do Arcebispo Dom José Cardoso divulgadas na imprensa da capital pernambucana:

    “O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho explicou que, a excomunhão aplicada aos envolvidos no procedimento cirúrgico de aborto da menina de 9 anos, incluiu os médicos, a mãe da menina (que autorizou o aborto), os funcionários que autorizaram ou participaram do procedimento abortista, além de integrantes de ONGs feministas que apoiaram a interrupção, COM EXCEÇÃO DA MENINA, (grifo meu) que ainda não tem a idade da razão.
    O arcebispo disse que a excomunhão não depende da sua própria vontade. Segundo a visão do religioso, as pessoas envolvidas no aborto já estavam automaticamente sujeitas à punição da igreja. Nem precisava fazer o anúncio. "Não se pode dizer, como infelizmente estão dizendo por aí, que Dom José excomungou. Quem comete aborto incorre automaticamente em excomunhão", afirmou. Segundo o arcebispo, “Para incorrer nessa penalidade eclesiástica, é preciso maioridade. O padrasto da menina – embora tenha cometido um crime infame – também não foi excomungado”, pois não participou do que ele classificou "um homicídio contra duas vidas inocentes" através do aborto proibido pela doutrina da Igreja Católica. Ele ( o padrasto) terá o tempo a seu favor para se arrepender da ação hedionda, já os gêmeos tiveram as vidas ceifadas.

    O que é a excomunhão na prática?

    Segundo o arcebispo, de acordo com os dogmas da Igreja Católica, a excomunhão anula o vínculo do fiel com a igreja. A excomunhão se caracteriza, de acordo com as leis da Igreja, como de natureza latae setentiae, expressão em latim que significa um crime de sentença automática, que não requer julgamento. Isso porque, perante o código do Catolicismo, cometer ou participar de aborto enquadra-se no conjunto de sete delitos graves da Igreja, junto com heresia, apostasia (abandono da religião na qual foi batizado), violação do segredo de confissão pelo padre, dentre outros.

    Médico já era excomungado

    Informou-se, ainda, que o médico Rivaldo Albuquerque, que participou do atendimento, já havia sido excomungado antes. Ele entrou em choque com a Igreja Católica desde que participou da criação de um serviço de atenção às mulheres violentadas, que faz o aborto nos casos previstos por lei. Católico praticante, ele disse que não vai deixar de assistir à missa, mesmo tenho conhecimento de que o excomungado fica proibido de receber sacramentos como batismo, comunhão, crisma e casamento.

    ResponderExcluir
  7. Na raealidade o Armando tem razão, ao digitar escapou o mãe "de" garota. A garota não foi excomungada nem havia condição de sê-lo com apenas 09 anos.

    ResponderExcluir
  8. Da Igreja Católica folga-me colecionar os seus delitos graves. Da Heresia e Apostasia ( como deserção da Igreja em que foi batizado ) eu já estou com as parcelas quitadas.

    Se me derem a excomunhão, a utilizarei como papel higiênico, não como acendedor de fogueiras como o fez Lutero.

    Porque da grande Prostituta mãe que deu origem às filhas insaciáveis da humanidade, em sua eterna peregrinação pelo reino da mentira e a imundície, não se pode esperar mais nada a não ser que se cumpra o que foi profetizado acerca:

    "Veio, então, um dos sete Anjos que tinham as sete taças e falou comigo: Vem, e eu te mostrarei a condenação da grande meretriz, que se assenta à beira das muitas águas, com a qual se contaminaram os reis da terra. Ela inebriou os habitantes da terra com o vinho da sua luxúria. Transportou-me, então, em espírito ao deserto. Eu vi uma mulher assentada em cima de uma fera escarlate, cheia de nomes blasfematórios, com sete cabeças e dez chifres. A mulher estava vestida de púrpura e escarlate, adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Tinha na mão uma taça de ouro, cheia de abominação e de imundície de sua prostituição. Na sua fronte estava escrito um nome simbólico: Babilônia, a Grande, a mãe da prostituição e das abominações da terra. Vi que a mulher estava ébria do sangue dos santos e do sangue dos mártires de Jesus; e esta visão encheu-me de espanto"

    Revelação, 17 ( 1-6 )

    Banqueteia-te, Ó grande mãe vestida da mais fina púrpura e Escarlate, pois contados estão todos os teus dias, e hás de vomitar o sangue dos justos, das crianças e dos santos que tirastes ao longo da história da humanidade.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  9. Crime é nascer?

    Antonio Mourão Cavalcante
    (Médico, antropólogo, professor Universitário)
    a_mourao@hotmail.com

    Uma garota de nove anos pode engravidar? E, como fica essa situação, se gêmeos? O que pensar se o pai seria o próprio padrasto da menina mãe? Quando a descoberta acontece, seria uma solução providenciar o aborto? Nesse caso, quem pode ser contra? Uma autoridade religiosa deve condenar quem vivencia delicada circunstância?

    Um tema extremamente delicado para se posicionar. Vamos por etapa.
    O princípio fundador da Ética é a defesa intransigente da vida. Vida sem adjetivos, sem mais. A Igreja Católica, por força da moral cristã, nascida da Biblia – não matarás – também reage a qualquer tentativa de exclusão da vida. Está montada a polêmica.

    A vida não pode ser condicionada a qualquer pretexto: porque não tem pai, porque são pobres, porque está velho, porque tem doença incurável... A Ética é clara: não pode, não deve. A moral cristã, emergente dos ensinamentos de Jesus, pode ser mais misericordiosa. Lembraria apenas o episódio da mulher condenada por adultério. Cristo reagiu e censurou aqueles que gritavam e jogavam pedras: quem nunca pecou, seja o primeiro que a apedreje.”... Concluindo disse:” Nem eu tão pouco te condenarei. Vai e não peques mais.” Parece, portanto, muito radical simplesmente condenar. Falta a misericórdia.

    Até porque, se devemos condenar, a lista seria bem mais ampla. Que tipo de família estamos construindo entre nós? Que condições materiais, sociais, psicológicas, econômicas e morais asseguram e constroem o destino dessas pessoas? Estamos certos que nós não somos igualmente culpados? Estamos engajados na construção de um mundo com mais dignidade? Que tipo de políticas públicas ajudam esses necessitados? Existem possibilidades de construir um ser humano num contexto tão desgraçado?

    Não. Essa não é uma questão a ser resolvida com julgamentos precipitados, escolhendo e apontando culpados. É momento, sim, para entendermos que toda a humanidade fica mais pobre quando fatos como esse acontecem.

    (publicado no jornal O POVO, 7-3-2009)

    ResponderExcluir
  10. O Mourão está certo, temos que pensar na melhoria das condições sociais da população. O problema é que a Igreja sempre se posicionou contra a melhroia neste mundo, é só ver a Rerum Novarum. A Teologia da Libertação pensa em melhorar as condições de vida da população neste mundo e, por isso mesmo, é perseguida terrivelmente pela Igreja ortodoxa que hoje tem no topo um ex-chefe da Inquisição. Quanto à defesa incondicional da vida, claro que este é u´m princípio ético básico como coloca o Mourão, mas aí vem a grande pergunta :Quando começa a vida? Santo Agostinho diz que é aos três meses de gestação mas hoje a igreja adianta que é na fecundação. ponhamos pois na balança a questão ética: perder os dois gêmeos ou imolar os dois gêmeos e mais a mãe crinaça numa gravidez arriscadíssima? O Mourão tem razão, não se pode fazer julgamentos precipitados, por isso mesmo o Bispo José Cardoso devia ter pensado mais, ter refletivo mais antes de atabalhoadamente causar uma polêmica a nível internacional. Por que a Igreja não excomunga toda a itália, toda a França, todos os EUA onde o aborto é legalizado? São países ricos e laicos e a ressonância da igreja católica por lá já é muito pequena. Aqui é mais fácil :Simplesmente porque se tratava de uma família paupérrima , do interior do Nordeste e que pode, a seu ver, se mais prejudicada ainda , na defesa intransigente de suas teses.

    ResponderExcluir
  11. Dr. José Flávio:
    Sobre seu último comentário, com todo o respeito, penso que este debate não deve focar a opinião: “sendo assim a Igreja Católica devia excomungar a nação francesa, italianoa ”...(ou a holandesa, ou qualquer outro país onde as leis dos homens “legalizaram” o aborto). Para a Igreja Católica, mesmo nesses países (nos quais as “leis civis” legalizaram o aborto) as pessoas que promovem o aborto estão automaticamente excomungadas. Porque a Igreja Católica baseia suas ações pelos princípios religiosos, a chamada “ Lei de Deus” e não as leis civis de cada nação.
    Isso não é novidade. O Catolicismo desde o século IV condena o aborto, independentemente da etapa da gravidez ou dos motivos que levam à sua prática. Para a Igreja Católica o aborto é condenável porque todo o ser humano, incluindo o existente no seio materno, possui direito à vida. O feto ou embrião não é propriedade dos pais ou de qualquer autoridade humana. A vida não é uma "coisa" de que se possa dispor conforme os apetites. Merece todo o respeito desde o momento da fecundação.

    Veja as religiões budista e hinduísta:elas focam o cerne da concepção na forma como encaram o sémen, considerado o veículo transmissor da vida. Para eles o momento da concepção é o início da vida. E ainda têm uma visão diferenciada dos corpos masculino e feminino, já que defendem que o homem é o portador da vida, tendo a mulher como única finalidade proteger o feto que carrega. Ambas as religiões defendem uma visão machista, onde o homem é quem tem o direito de decidir pela continuidade ou não da gestação. E eu não vejo celeuma em torno da concepção nessas religiões ( e em outras) que que têm opinião mais conservadora do que a Igreja Católica .
    Há a considerar que hoje, a comunidade científica parece unânime quanto à definição de “ser humano” (referindo-se somente à sua estrutura biológica) o que se pode verificar nos seguintes excertos:
    - “Uma criança é concebida no momento em que o espermatozóide penetra no óvulo.”[1];
    - “O espermatozóide e o óvulo fundem-se e dá-se o início de uma nova vida.”[2];
    - “Cada um de nós iniciou a sua vida como uma célula chamada zigoto”[3];
    - “No momento da fertilização, um novo e excepcional ser é gerado…”[4];
    - “Da união das duas células resulta o zigoto e inicia-se a vida de um novo ser humano.”[5]

    Assim sendo, acho inócuo ficar discutindo dogmas religiosos pois nossas opiniões não vão modificar os princípios dessas religiões.

    Fontes:
    [1] ABC do Corpo Humano, Selecções do Reader’s Digest, pág. 290
    [2] Amparo Dias da Silva et alii, Vida Humana 8ºAno, Porto Editora, pág. 256
    [3] K. L. Moore, The Developing Human: Clinically Oriented Embryology, W. B. Saunders Publishers
    [4] AAVV, Dicionário Ilustrado do Conhecimento Essencial, Selecções do Reader’s Digest, pág. 483
    [5] Lorenzo Pinna, Enciclopédia Pedagógica Universal – Segredos da Vida, ASA Editores

    ResponderExcluir