segunda-feira, 23 de março de 2009

Em Salvador, Bahia, a I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional dá destaque ao Cariri cearense



(Fonte:"Diário do Nordeste", 23-0-3-2009, matéria de Elizângela Santos)
PALEONTOLOGIA
Exposição privilegia
Geopark Araripe

Presidente Lula deverá visitar stand
do Geopark Araripe amanhã, ter-feira,
às 10 horas

Um espaço privilegiado durante a I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional será dedicado ao projeto Geopark Araripe, no Centro de Convenções a Bahia. Um espaço de mais de 100 metros quadrados, com um design proposto pelos organizadores está sendo organizado e será aberta amanhã, permanecendo até o próximo dia 27. O espaço deverá receber a visita do presidente Lula, que abrirá a Mostra Nacional, nesta terça-feira, a partir das 10 horas.Segundo o superintende do Geopark Araripe, João de Aquino Limaverde, que na quarta-feira estará apresentando o projeto para o público, com o secretário das Cidades Joaquim Cartaxo, já são quatro grandes exposições realizadas pelo projeto, no intuito de levar até o público o conhecimento do primeiro Geopark criado no Hemisfério Sul.
Uma dessas exposições foi realizada na Alemanha, durante a Feira Internacional de Geoparks e 5ª Conferência da Rede Global de Geoparks, promovida pela Unesco. A segunda foi durante a ExpoCrato, com um público de mais de 50 mil pessoas e a terceira, no final do ano passado, realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.
O evento foi considerado um sucesso pelos organizadores, recebendo um público de mais de 30 mil pessoas.O espaço dedicado ao Geopark em Salvador, segundo Aquino, tem uma grande importância por ser institucional e do próprio Ministério da Integração, que está, inclusive encaminhando recursos para a construção da sede do projeto, no município do Crato. O investimento será de R$ 800 mil, e o dinheiro está em processo de licitação. A obra será executada por meio da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado.O superintendente afirma que a participação em eventos tem sido de grande importância para o Geopark Araripe se tornar conhecido pela sociedade. “Poucos brasileiros sabem da existência dele. Temos a maior reserva do Cretáceo do mundo. Maior e melhor em quantidade, qualidade e também em diversidade. Iremos falar no evento sobre a importância desse projeto para as pesquisas científicas”, explica.
Mesorregião do Araripe
Ao longo dos seis anos de instalação do Fórum da Mesorregião da Chapada do Araripe, foi possível desenvolver vários arranjos produtivos nas áreas de abrangência do Fórum. São 13 em todo o País. Na região do Araripe, estão incluídos os Estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, que juntos buscam alternativas de sobrevivência das comunidades com os arranjos produtivos locais, buscando organizar e desenvolver setores como apicultura, artesanato, setor de minerais, numa proposta de trabalho dentro do projeto de desenvolvimento sustentável.Segundo o conselheiro pelo Ministério do Meio Ambiente, da Mesorregião, professor Jackson Antero, os investimentos feitos por meio do Ministério da Integração Nacional têm possibilitado os arranjos produtivos locais do calcário laminado, apicultura e mandiocultura. “Os arranjos receberam recursos para apresentar práticas ambientais, infra-estrutura de transportes, máquinas e edificações”, diz, ao acrescentar que antes as cadeias eram desorganizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário