sábado, 11 de abril de 2009

Coluna CARIRI - por Tarso Araujo

(transcrita do jornal O POVO, domingo,12-04-2009)
CONURBAÇÃO
Entende-se por conurbação a contínua e progressiva conexão urbana interligando cidades. Isto aconteceu no Cariri, mais precisamente no Triângulo Crajubar, formado pelas cidades de Crato-Juazeiro do Norte-Barbalha. Essas cidades estão praticamente emendadas. O Banco Mundial se dispõe a conceder empréstimos visando consolidar a conurbação que seria transformada numa região metropolitana, a segunda do Ceará. Na prática, sabe-se que Juazeiro do Norte - espremida entre Barbalha e Crato - já não dispõe mais de espaço agrário. Daí porque algumas imobiliárias de Fortaleza estão de olho em terrenos existentes em Crato e Barbalha para futuros investimentos.

NOVOS RUMOS
A Rádio Educadora do Cariri, fundada há 50 anos pela Diocese de Crato, passou a ser administrada pela associação de leigos católicos Missão Resgate. Essa associação, dirigida pelo jovem advogado Geraldo Correia Braga, dentre outras finalidades, ajuda adolescentes e adultos em situação de risco social e pessoal relativos às drogas. Enquanto noutras partes do Nordeste, os padres se queixam de igrejas vazias, a Missão Resgate enche todas as semanas a Quadra Bi-Centenário, no Centro de Crato, com uma multidão calculada em cinco mil pessoas.

NOVA REGIÃO METROPOLITANA
O prefeito de Barbalha, José Leite Cruz (PT), é um dos defensores da proposta do governo Cid Gomes de criação da Região Metropolitana no Crajubar. Ainda em apreciação pela Assembleia Legislativa do Ceará, a proposta foi elaborada pela Secretaria das Cidades. As cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha estão conurbadas, segundo os critérios e metodologia do Banco Mundial. Segundo o prefeito José Leite: “o processo de integração do Crajubar - hoje conurbado - constitui opção para consolidar o mercado regional, integrar as cadeias produtivas, impulsionar a competitividade das empresas, promover o intercâmbio de conhecimento tecnológico e científico e conquistar uma melhor inserção na economia estadual”.

PANORAMA DO CARIRI
Prefeito da maior cidade do Cariri, o médico Manoel Santana (PT), garante que agora vai começar a implementar seus planos para Juazeiro do Norte. Segundo ele, os 100 primeiros dias de governo foram usados para tomar pé da situação herdada e “arrumar a casa”. Em Crato, não houve problemas. Reeleito, o advogado Samuel Araripe (PSDB) deu continuidade às obras em construção, uma vez que a situação financeira da Prefeitura estava em ordem. Em Barbalha, José Leite Cruz (PT), economista, ex-gerente do Banco do Brasil com passagem na superintendência da instituição, reorganiza as finanças e mantém os serviços básicos em funcionamento.

BISPO
Dom Fernando Panico estará ausente de Crato por cerca de 50 dias. Amanhã, 13, ele viaja para Minas Gerais, onde pregará retiros. Depois, seguirá para São Paulo. Lá, entre os dias 22 de abril e 1º de maio, participa da 47ª Assembleia Geral daConferência dos Bispos, que ocorre em Itaici. Depois, dom Fernando viaja para a Itália, em férias, de onde só retornará dia 3 de junho.

PARCERIA
Os advogados Jorge Emicles e Jonas Oliveira deram início a uma parceria para atuação na áreas previdenciária e trabalhista, abrangendo, inclusive, municípios do Cariri Oeste. Os advogados manterão escritórios em Crato, Assaré e Nova Olinda.

CURTAS
>E ainda tem quem duvide da existência da “indústria da multa”. Na zona rural de Crato, no km 20 da CE-292, proximidade da Escola Agrotécnica Federal, existe um sensor que limita a velocidade a 40km/h. O que tem gerado de multas é algo fabuloso...

>Triste o estado de conservação das praças de Juazeiro do Norte e Crato. Em Juazeiro, o pequeno monumento ao ex-prefeito José Geraldo da Cruz, localizado no Bairro Franciscano, teve um braço decepado pelos vândalos. Está “cotó”, como diz o povo...

>Já em Crato, a praça São Vicente (oficialmente Juarez Távora, nome não utilizado pelo povo) desde que foi construída (em 1953, há mais de meio século) nunca recebeu um mínimo serviço de conservação. É sujeira só...

>Louve-se, por dever de justiça, a conservação das praças de Barbalha. Até mesmo pequenos espaços estão sendo aproveitados para colocação de grandes jarros com plantas ornamentais. Um exemplo a ser seguido nas demais cidades caririenses...

BATE-PAPO
SAÚDE
O secretário da Saúde de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, comemora o bom desempenho de sua pasta nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Manoel Santana (PT). Como pontos principais em sua atuação, a intervenção no Hospital Santo Inácio, a compra de mais de R$ 3 milhões em medicamentos para a população e a implantação das cirurgias bucomaxilofacial, sendo Juazeiro o primeiro município do Interior do Nordeste a ter esse tipo de serviço.

CENTRO DE CONVENÇÕES
Previsto para os próximos dias o início da construção do Centro de Convenções do Cariri, o maior investimento feito pelo Governo do Ceará na cidade de Crato nos últimos 25 anos. Será um equipamento polarizador regional, contemplando diversas atividades culturais e sociais, como seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, dentre outras. Ficará localizado na avenida Padre Cícero, num terreno de aproximadamente 20 mil m², distante 5km do Centro do Crato e a 10km do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. A área construída será de 4 mil m², abrigando dentre seus principais ambientes, espaço para oficinas, um teatro com capacidade para 1.000 pessoas, quatro auditórios com capacidade para 250 pessoas cada, uma sala multiuso com flexibilidade de layout, além de um restaurante.

FAMÍLIA
Especialização em Direito de Família é mais um dos cursos de especialização em pleno vapor na Universidade Regional do Cariri (Urca). O curso pretende capacitar profissionais graduados em Ciências Sociais Aplicadas, professores do ensino superior, bacharéis em Direito, assim como aperfeiçoar a formação de advogados, educadores e profissionais com atuação na área de família e educação. A coordenação é do professor Patrício Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário