domingo, 4 de abril de 2010

COMUNICADO

Em atenção aos leitores deste blogue gostaria de comunicar o que se segue:

1. Como co-administrador do Cariricult e diante das negativas e sucessivas repercussões causadas pelas postagens que, na minha compreensão, assacavam contra a imagem deJesus Cristo, no dia exato que lembrava o seu martírio, motivaram que eu procedesse a retirada das referidas imagens sem que para isso tenha concorrida qualquer interferência do administrador do blogue, Luiz Carlos Salatiel, ou de qualquer outra pessoa.

2. A participação do colaborador deste blog Sr. Armando Lopes Rafael neste episódio, se restringiu aos dois comentários postados pelo colaborador citado, nos quais ele apresentou um veemente protesto, a título de reparação a um desrespeito de um dos símbolos religiosos venerados pela imensa maioria dos fiéis brasileiros (católicos, evangélicos, ortodoxos, espíritas, dentre outros) contra o que ele considerou uma desrespeitosa exposição da imagem do Cristo Crucificado com genitália exposta.

3. Da minha parte, inicialmente, também protestei – dentro dos direitos que me assegura o exercício da cidadania – contra as referidas postagens, argumentando que o direito de livre expressão é tão sagrado quanto o mais sagrado ícone religioso. No entanto, a liberdade de expressão teria um limite, que seria o respeito à opinião contrária.

4. Em seguida, ocorreu, ao calor da polêmica, um contundente debate envolvendo minha pessoa e o autor das postagens, que foi decisiva para que eu procedesse a retirada das aludidas postagens, em respeito à quase totalidade dos leitores os quais, no meu entender, deveriam ser poupados das exasperações pessoais dos contendores.

5. Diante das reações que se seguiram, onde alguns tentam promover um verdadeiro levante com uso do meu nome, e, principalmente, em desagravo ao administrador do blogue Luiz Carlos Salatiel (acusado injustamente de estar sendo omisso frente ao desagradável episódio), e em respeito à minoria que por acaso se julgue prejudicada por minha decisão de retirar as polêmicas postagens, as quais poderiam, entre outras coisas motivar processos judiciais contra este blogue por ferir a Constituição Federal - comunico que estou me afastando, a partir desta data, deste blogue.

6. Espero, assim, dar por encerrado este episódio, preservando este blogue de futuras polêmicas envolvendo minha pessoa e poupando seus colaboradores e leitores de constrangimentos causados por quem utiliza o chavão de “censura” ou "liberdade de expressão" para lançar escárnio contra as crenças da imensa maioria dos leitores. A propósito nunca é demais recordar o que disse M. Roland, escritora francesa, pouco antes de sua execução na guilhotina: Ó Liberdade! Quantos crimes se cometem em teu nome!

Crato, 4 de abril de 2010

Carlos Rafael Dias

32 comentários:

  1. "Ó Igreja Católica! Quantos crimes se cometem em teu nome".

    ResponderExcluir
  2. por que agora,em aberto,tanto formalismo?só à meia-noite é que cai a máscara da HIPOCRISIA?por que voce nao me manda "SE FUDER",nao diz para eu dormir com o "DEDO ENFIADO NO CU",nas postagens diurnas?aí(o crato)é seu REINO.aqui fora é o MUNDO.a internet é muito maior,muito mesmo,do que imagina sua van filosofia e voce ainda nao se deu conta disso.voce está saindo do blog,TCHAU.eu só volto se o LUIZ CARLOS me pedir.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Carlos
    Também TÔ FORA!

    O episódio sobre a degeneração mórbida; a depravação e as taras da dupla “Maurício & Lupin” deixou-nos, quando nada, uma lição. A maioria – a imensa maioria que viu a agressão – condenou aquelas postagens.

    Mas a dupla pornô “Mauricio & Lupin” recebeu também apoio em fingidos comentários postados neste blog de uma pérfida minoria adepta do Beijo de Judas.
    Apoio farisaico!
    Os fariseus não são uma lenda ou passagens distantes da Bíblia perdidas nas brumas do tempo.

    Os fariseus da época de Jesus posavam de guardiões da Lei Mosaica. Os de hoje – mais hipócritas do que os de ontem – condenam a ditadura militar brasileira, mas defendem a ditadura cinqüentenária da dinastia Castro– a mais sanguinária que o continente americano conheceu.
    Defendem cavilosamente qualquer crítica sobre fatos verídicos feita aos corruptos ídolos de barro ora no poder, mas destilam um ódio satânico a tudo o que se relaciona à Igreja Católica, ao Papa e aos símbolos espirituais.
    Arvoram-se de defensores de crianças que foram molestadas sexualmente, enquanto defendem covardemente o aborto de um ser humano indefeso, retirado criminosamente das entranhas materna.

    Esses fariseus que se solidarizaram com a dupla “Maurício & Lupin” bem merecem a comparação que Jesus Cristo fez:
    “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois são semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos mortos e de toda a imundícia”. (Mateus 23.7).

    Que os sepulcros caiados – com seus uivos de falsos ideais e com lágrimas de crocodilo.– se apoderem dos espaços e vomitem aqui a imundície que abunda em suas entranhas...

    ResponderExcluir
  5. É, aqui na net também se manisfestam os sofistas. É filósofo, grande pensador, quem for petista, revolucionário, iconoclasta de ponta de esquina ou questionador da via-láctea. É ar, o cagoete de pensador quem comanda a classe "pensante" deste país. Aqui nada mais é do que o reflexo disso. A época medieval que foi comparada aqui no blog é fichinha se comparada com os cães de guarda, os "arautos" da vanguarda e do pensamento (cagoete escravo e repetitivo) do pensamento ocidental em moda. VIVA AOS FILÓSOFOS DE PONTA DE ESQUINA.

    ResponderExcluir
  6. vamos lá(oh, coisa chata e sem fim):minha mae é uma senhora octogenária e nao se escandalizou com o FALO de CRISTO.sabe por que?por que ela já viu um igual no meu pai.e ela sabe que CRISTO corpóreo,tinha um igual.ereto e em descanso.agora ela(minha maezinha,que ora todas as noites,batizada,comungada,casada na igreja) nao se conforma com os MILHARES de padres,bispos...seduzindo,seviciando,e outros horrores(DÁ NOJO!),crianças indefesas.eu sou CRISTAO,e tudo isso(que já sabíamos),DÁ NOJO,VERGONHA e last but not least INDIGNAÇAO.voces católicos estao sem nenhuma moral para criticar qualquer comportamento que acreditem IMORAL.venha a público aqui no blog e faça uma defesa dessa situaçao vexatosa que a igreja(sempre teve)e que agora estourou de vez.tenha HOMBRIDADE.a igreja deixou voces de maos atadas.

    ResponderExcluir
  7. sávio,ninguém(eu e maurício)está aqui filosofando.estamos nos divertindo.voces sao muito sisudos,muito ranzinzas.levam tudo muito a série e ficam destilando bobagens.nós nao somos filósofos(diferentenemte de voces)somos GOZADORES da vida.FILOSOFAR dói,a gente quer é PRAZER(nada de prazer com dor.aí já é outro depto).

    ResponderExcluir
  8. Gente, que texto patético disfarçado de homilia (ensinamentosa morais) esse do Senhor Armando Rafael.Só um velho de alma pra nos acusar de dupla pornô. Vá rezar um terço num retiro espiritual que você tem mais a ganhar do que posar de falso moralista. Na verdade vocês são cães raivosos que usam a religião pra tentar reprimir ou tentaar ofender os outros. Saiam do seu mundinho claustrofóbico e venham para o mundo tomar uma lufada de ar fresco. "Que os sepulcros caiados..." O que é isso? Uma das 7 pragas do Egito?

    Antonio Sávio
    De onde você tirou que somos militentes petistas (Por qUe tanto ódio ao PT a ponto de enxergá-lo onde ele não está?). O mundo é mais complexo do que essa ,divisão primária entre PT X PSDB/DEM. E tenatar elaborar um raciocínio menos simplório é querer ser filósofo? Em que escola você fez seu Jardim da Infância?

    ResponderExcluir
  9. sávio,voce está sendo mal instruido:quem falou aqui em filosofia de ponta de esquina,foi voce.em nenhum momento(desde de quinta-feira),nao cito nada relacionado a FILOSOFIA.outra coisa,nao falei também nada sobre POLÍTICA:pt,psdb...e quitais.voce como os irmaos "rafael",gostam desses argumentos tangenciais.entre no tema, que é PROFANOxSAGRADO.eu e maurício somos o lado SAGRADO.quem PROFANA a imagem de CRISTO sao os católicos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. ps.entre o "nao" e o "mais" do comentário anterior tem MORAM.

    ResponderExcluir
  13. Graças ao meu Todo-Misericordioso (também admirado como Verdade Suprema ou Eterno Vazio):

    imagens, símbolos, textos bíblicos,
    esferas políticas e etérea filosofia são (ao meu simplório olhar) um ranger de dentes e uma desonra à verdadeira essência do ser humano.

    Sinto-me, graças à minha liberdade,
    (ou quem sabe grilhões de um confesso pecador) toda a angústia de quem se sentiu atacado pelas "imagens" certamente é o sentimento de profundo elo (santíssimo apego) à sua crença e aos seus ritos.

    Eu, poeta lunático que sou, só tenho mesmo a fé no dia que se inicia e na noite que finda, embora me sinta profundamente amado e protegido por uma Luz bem mais intensa.

    De fato, talvez seja eu um tolo, um alienado, um cristão que boceja durante a missa e sonha que logo acabe.

    A Páscoa é Passagem: pois bem, nunca me senti tão profundamnte consciente da verdadeira transformação.

    Eu sou do Fogo,
    e me batizo pelo Fogo.

    O meu Cristo é transparente.

    Ontem abracei Jõao Alberto Lupin pela tristeza que sentia.

    Hoje abraço a quem o mesmo sente.

    ResponderExcluir
  14. domingos,tudo isso que se desenrolou aqui,deságua numa só coisa HIPOCRISIA.não me arvoro dono, nem senhor de VERDADE SAGRADA nenhuma.mantenho-me,isto sim,alerta com os meus pares(os ímpares também),sobre o que dizem e fazem.sou humano(somos)e tenho (sem hipocrisia)conhecimento dos meus mais íntimos DESEJOS.sabemos do que somos capazes de pensar e fazer na mais íntima e solitária situação.porque ficar se escondendo por trás de imagens,de seitas.se cremos em DEUS,sabemos que ELE tudo observa.se estou com os meus pensamentos e desejos mais secretos,DEUS está sabendo.é melhor ser verdadeiro com ELE ou arcar com as consequencias.a estrutura humana da igreja é essa coisa que sabemos.prefiro conversar com DEUS sem intermediários.a IGREJA sou eu.piorada.tudo do que sou capaz(e muito nao faço),padres,bispo,santos,fazem ou fizeram.já disse antes e me repito:sou CRISTÃO.porém,não sou CATÒLICO.a igreja,nenhuma,me representa.somos eu e DEUS.eme basta!

    ResponderExcluir
  15. os verdadeiros hipócritas e fariseus estão abandonando a ARCA DE NOÉ."DEUS,ETERNO PRESENTE.sendo então assim
    deve ser tudo em tudo,E TAMBÉM em mim",angelus silesius.

    ResponderExcluir
  16. Maurício, certamente tive a sorte de não ter terminado na mesma escola que você. Passar bem!

    ResponderExcluir
  17. sávio,quem disse que estudou no DOM BOSCO,fui eu ,LUPIN.e JARDIM DE INFANCIA,não é final,é começo.você tem alguma coisa contra o colégio DOM BOSCO?

    ResponderExcluir
  18. António Sávio
    Esse negócio de mandar a pessoa passar bem é coisa de velho sem argumento querendo terminar uma discussão. Eu passo bem, ou mal, independente do seus desejos e vontades.
    Não sabia que você tinha terminado seus estudos no Jardim da Infância (a minha pergunta se referia a esse período). Quanto a não voc~e não ter tido a sorte de terminar seus estudos no mesmo lugar que eu mesmo é óbvio que não terminamos no mesmo lugar. Terminei o meu Doutorado na PUC-SP lugar que considero de qualidade na minha área de especialização.Talvez em Juázeiro as universidades sejam melhores. Mas , infelizmente, faz tempo que não moro no cariri. Você tem alguma coisa contra a PUC ser uma universidade católica?

    ResponderExcluir
  19. No comentário anterior em vez de escrever "quanto a você não ter tido a sorte..." meti um não no meio. Mas como diziam antigamente "só no Crato mesmo" pra pessoa esnobar a Pós-graduação em Semiótica da PUC de São Paulo. Pra mim um pobre rapaz do interior cearense tá de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  20. maurício,você está percebendo que ELES escrevem,nos respondendo,e depois retiram os comentários.querem que pareça que falamos um para o outro ou para ninguém.quem entrar no blog e vir a ler esses comentários,saibam que cada fala minha e do maurício é sempre uma RESPOSTA.tem sempre um fantasma nos interpelando(ou aporrinhando).

    ResponderExcluir
  21. Prezados Amigos,

    Eu estive observando as postagens recentes aqui do CaririCult, e como membro deste Blog tambem, permita-me uma observação:

    Muitos que participam aqui do CaririCult são amigos há décadas: Carlos Rafael, Armando Rafael, Lupeu, Calazans, Salatiel, Eu... somos amigos há décadas, realizamos inúmeros projetos juntos, participamos até de campanhas políticas juntos, subindo em palanques, caminhões. Quantos almoços e Jantares não partilhamos?

    Agora, será que vamos deixar que essa grande amizade possa se deteriorar por causa de uma BESTEIRA, de uma postagem que foi apenas mal-interpretada?

    Não seria mais fácil de resolver esse problema se o Carlos, ou o Salatiel tivessem retirado a postagem do Lupeu, e escrito em particular, ou mesmo TELEFONADO, explicando:

    "Lupeu, meu amigo, sinto muito, mas fui obrigado a retirar aquela sua postagem, porque ela está ferindo as normas do Blog, e poderá nos causar problemas com a Justiça ?"

    Acredito que o Lupeu, sendo uma pessoa sensata, e sem ter más intenções, haveria de concordar, e dizer:

    "Claro, Rafael, pode retirar"

    E estaria resolvido o problema. Então, ao invés, criou-se um bate-boca que está corroendo a NOSSA Amizade, a amizade pelas pessoas que queremos BEM, e essa briga está sendo aplaudida e incentivada por pessoas que já se mostraram não ter NENHUM compromisso com nossa amizade. Nem são da nossa esfera, só trabalham no sentido de denegrir a imagem do Crato, do Cariri e das pessoas que aqui vivem, se achando superiores, e escrevendo MERDA.

    Porque temos de dar esse prazer para esses Babacas ? Porque que o Carlos, o Lupeu, o Armando e quem mais terá de sair da sua própria casa, do seu lar para que os Cães se apoderem ? Isso não faz sentido. Mais sentido faz, darmos um pequeno PETELECO naqueles que estão a insuflar os nossos queridos amigos para que briguem uns contra os outros.

    O CaririCult está perdendo muito com a presença de certos indivíduos agressivos, que nada fazem na vida senão Criar Problemas, Confusões. Não escrevem um só texto autoral. Tudo cópia e já expulsaram inúmeras pessoas daqui. Quantos mais terão que sair ainda por causa destes ?

    Porque razão vocês dão tanta importância a essa gente mesquinha e podre? ue motivo há para que estes caras ainda estejam por aqui ?

    A solução é simples, Rápida, Eficiente, Mortal. É só uma questão de clicar no quadrinho certo em Configurações.

    Perder amigos, Companheiros de Luta, de verdade, é talvez a pior coisa que se pode fazer nesta vida. Aniquilar um inimigo, é uma das melhores.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  22. Querido Dihelson Mendonça
    Você é bastante repetitivo nos seus argumentos. Já ouvi essa lenga-lenga outras vezes. Não sou inimigo de ninguém. Talvez você que trabalha pra Samuel Araripe deva ter alguns inimigos na região. Tô fora desse botim.Não expulsei ninguém de lugar nenhum. Talvez por você não ler direito o blog (continua insistindo em chamar Lupin de Lupeu apesar de já ter sido corrigido pelo próprio)não tenha percebido que vou continuar escrevendo comentários enquamto essa discussão iniciada de forma absolutamente agresiva pelo bom católico Carlos Rafael persistir. Não fujo da luta. E tenho argumentos para sustentar. Não quero ocupar espaço nenhum. Estava afastado do blog e só retornei por que Lupin (não Lupeu) meu irmão me ligou indignado com a censura e a grosseria do seu querido amigo (de muitas lutas,blábláblá).Você pode pegar o blog e enfiá-lo onde quiser ou lhe aprouver. Mas acho que Lupin tem prestado um excelente trabalho de ilustração no blog já que a pesquisa dele vai além do rrame-rrame oficial de biografias de músicos e outros textos facilmente acháveis em um simples acesso ao Google. O blog tá muito sem graça. Quanto a mim vou muto bem sem publicar meus textículos (que por sinal são bem mais interessantes do que os seus) no Cariricult ou no blog da Prefeitura do Crato. Como diz seus amigos do blog "passar bem".

    ResponderExcluir
  23. Lupin, ou Lupeu, ou Lupão...tudo poderia ter sido evitado com um simples diálogo.

    Maurício, poupe-me das suas baixarias genitais.

    DM

    ResponderExcluir
  24. que cara confuso!não sabe nem a quem se dirigir.é apenas LUPIN.e só você que parece ser disléxico,confunde.L-U-P-I-N,LUPIN.L-U-P-E-U,LUPEU.aprendeu agora.

    ResponderExcluir
  25. ps.maurício estava afastado do blog e quem perguntou(a mim e à marta)por ele,sentindo sua ausência foi foi o próprio LUIZ CARLOS.quanto à falta de diálogo, dirija-se aos seus pares, os irmãos "rafael".todo o "imbroglio" começou com eles.

    ResponderExcluir
  26. Eu estava no Iguape e entro aqui, agora, e vejo toda essa onda. Na abertura do blogue se diz "que todos serão responsáveis pelas suas postagens" e isto quer dizer também que terão a liberdade para usá-la aqui. As imagens são polêmicas como também é polêmica a virgindade de Maria e outros dogmas da igreja. Entretanto, quando vi a postagem do Lupin iria até fazer um comentário a respeito do tipo "pegou pesado", mas não iria retirá-la. Carlos é mais católico do que eu e agiu com mais rigor. Em momentos passados achei, por exemplo, as postagens do WB de uma vaca urinando muito mais asqueirosa e de mau gosto, mas suportei. Hoje, me comporto apenas como um observador e admirador do blog, nunca vou tolher a expressividade de qualquer um dos seus postadores, por confiança que tenho em todos que convidei para fazer parte desse grupo que são mais de 50 membros. Cada um de nós cultiva credos, hábitos, opções sexuais, etc. e nisso é que nos completa, senão não teria nenhuma graça. Lupin, sinta-se reintegrado ao grupo!
    Dia desses, pintaram de esmaltes vermelhos as unhas de uma pequena imagem do Padre Cícero (numa exposição LGBT em Barbalha) e o mundo quase acabou.

    ResponderExcluir
  27. Lupin, eu não sou disléxico. Mas agora Aprendi. Aprendi bem mais sobre você na sua última postagem do que em todo o conjunto das suas publicações. Passe Bem!

    Irmãos Rafael, sempre admirei a educação, a honra, a dignidade de vocês dois, que é assaz conhecida por todo o Cariri. Meus amigos, diante de todo o exposto, apenas uma frase pode-se ainda acrescentar: "NÂO COMPENSA! VOCÊS ESTÃO ACIMA DISTO"

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  28. Luiz fico contente com seu comentário. Eu sei que você pensa dessa maneira mas o fato de você não ter se manifestado parecia omissão. Admiro muito a sua coragem e persistência como animador cultural no cariri.às vezes acho que é um trabalho de Sísifo. E repito, mais um vez: existem blogs para publicar os trabalhos, as fotos, as receitas culinárias dos amigos mas também é importante a existência de blogs em que se discute idéias e diferentes pontos-de-vista ou visões de mundo. Viva a diversidade!

    ResponderExcluir
  29. dihelson,demorou mas aprendeu.veja bem que seu amiguinho CARLOS RAFAEL,mandou que eu me FUDESSE repetidas vezes e me mandou dormir com o dedo enfiado no CU.eu nâo cheguei a esse nível de argumentaçao.tentei ficar no patamar das ideias.poucos leram as mensagens dele porque foram covardemente apagadas.EU É ESTOU ACIMA DE TUDO ISTO!

    ResponderExcluir
  30. Peço perdão pela demora ao responder-lhes, mas a falta de tempo foi o motive que me deixou ausente. Respondendo ao Lipin, quando falei de "filosofia de ponta de esquina" me referi às idéias comuns, a cogoetes de questionamentos, a reflexões tolas, a iconoclastias sem fundamento que muitos confortavelmente se propõem a fazer como isso lhes dessem titulação de ser pensante ou alguma título necessário a sua vaidade, seja esse conteúdo filosófico ou não (como se a questão PROFANO E SAGRADO não fosse uma possível abordagem filosófica, embora você o diga que não). Mas fica fácil o questionador ser inquestionável, pois no momento que ele o faz, acaba recebendo as honrarias de pensador, mas, no mento que é questionado salta fora cheio de dores, dizendo-se apenas “um curtidor”. Ao senhor Maurício, explicando o que ele não entendeu (pesar de seu doutorado na PUC) minha argumentação ao contrário do que o senhor entendeu: “Esse negócio de mandar a pessoa passar bem é coisa de velho sem argumento querendo terminar uma discussão” é um modo de expressão onde literalmente quero que a pessoa no caso passe o melhor possível (e se possível sem consumir meu tempo) e não um argumento oculto para quem quer encerrar a discussão. Para afirmar o que afirmou o senhor teria que no mínimo me conhecer, já que pelo texto, não compreendeu o que eu escrevi. Isso é uma questão básica para se raciocinar (coisa que deve ter aprendido bem na PUC). Outro ponto a ser deixado claro sobre o que você também não entendeu, eu nunca nem soube o que vocês faz, faz ou anda fazendo e sendo assim nunca falei de doutorado seu ou de quem quer que seja em meu comentário. Eis mais uma vez o que comentei: “Maurício, certamente tive a sorte de não ter terminado na mesma escola que você. Passar bem”! Gostaria que o senhor mostrasse onde esnobo sua pós-graduação em São Paulo como o senhor diz: “Mas como diziam antigamente "só no Crato mesmo" pra pessoa esnobar a Pós-graduação em Semiótica da PUC de São Paulo”? Pelo número de erros básicos e de interpretação de textos dá para perceber que o nobre colégio DOM BOSCO realmente não fez lá grande coisa. (Posar de doutor sem saber interpretar um texto: SÓ NO CRATO MESMO!!!)

    ResponderExcluir
  31. Querido Antônio
    Essa discussão já foi longe demais mas , em nome da boa educação, não posso deixar seu comentário sem resposta. Quando falei que não terminamos os estudos no mesmo lugar além de um recurso de ironia foi também pra, sem falsa modéstia, dizer que seria impossível termos terminado os estudos no mesmo lugar porque é fácil depreender de seu comentário que você não estudou tanto (isso não significa que sou melhor que você mas apenas estritamente o que está sendo dito: eu estudei por mais tempo que você e porisso, suponho, tenho uma visão de mundo mais complexa, mais elaborada. Além de ter estudado bastante , num país de analfabetos funcionais,tenho uma respeitável experiência de vida ajudada, entre outras coisas, pela diversidade de lugares em que morei.Eu sei que não ter falsa modéstia pode parecer que eu seja dominado pelo pecado da soberba. Existem pecados piores. Parece, se não me falha a memória, que você escreve poesias e as publica no blog. Espero que você continue publicando-as. Talvez você seja mais efetivo nessa forma de expressão.Quanto à argumentação que você apresenta nos comentários acho-a desconexa e apenas um eco do que o senso comum fala das pessoas que têm coragem de divergir e, já que você insiste, "filosofar". Quanto ao Colégio Dom Bosco a única coisa que me lembro é que no lugar onde estudava tinha um pé de goiabeira. Não sei se isso afetou muito a minha formação.Um abraço e "mantenha sempre teso o arco da promessa".

    ResponderExcluir
  32. "quando aquele que ouve não sabe o que aquele que fala está querendo dizer,e quando aquele que fala também não sabe o que está querendo dizer-a isto se chama filosofia"(voltaire).

    ResponderExcluir