Heróis no sertão
Numa gibiteca do interior do Ceará, meninos e meninas encontram heróis e produzem suas próprias tirinhas
Numa gibiteca do interior do Ceará, meninos e meninas encontram heróis e produzem suas próprias tirinhas
GABRIELA ROMEU
ENVIADA ESPECIAL AO CARIRI (CE)
Folha On Line - 14/08/10
Todo dia heróis e vilões se encontram em Nova Olinda, na região do Cariri, no Ceará. Eles se reúnem na gibiteca da Fundação Casa Grande, onde meninos e meninas criam programas de rádio e de TV, trilhas sonoras e gibis.Dessas criações nasceram personagens como Kariuzinho, um menino que sabe contar as lendas do Cariri, como a da princesa Maara, que tinha corpo de serpente.Caio Felipe Alves Silva, 12, mais conhecido como Felipim, que participa da editora, diz que gosta de exercitar as expressões dos personagens. "O mais difícil é mostrar quando [o personagem] está com raiva", explica o garoto.Felipim mostra a prateleira de bonecos de heróis e vilões da gibiteca: Tex, Capitão América, Mulher-Maravilha. "Nunca trisquei num deles...", conta. "Acho que à noite eles se movimentam, vão saltando por aí, igual no filme de 'Toy Story'", brinca.
A jornalista viajou a convite da Fundação Casa Grande.
Fonte: Sidney Gusman, editor-chefe do site http://www.universohq.com/.
"Ao ler quadrinhos, a criança cria um tipo de filme em sua cabeça. Entre um quadrinho e outro, há um espaço em branco, que ajuda a estimular a imaginação e a aprendizagem. O leitor de quadrinhos decodifica aqueles símbolos de poeira, cobras e lagartos. A partir desses símbolos, o leitor desenvolve seus próprios sentimentos."
SONIA LUYTEN, PRESIDENTE DO TROFÉU HQMIX.
me deixa muito feliz ver as HQs se instalando no ceará com a força toda.
ResponderExcluirem quatro décadas como fã, colecionador e produtor de quadrinhos, nunca tinha visto nada igual.
aqui no cariricult estou sempre mostrando um pouco das minhas preferências nacionais e internacionais de artistas consagrados nas searas dos quadrinhos, cartuns e afins.
zé flávio,bem sabias, que esta postagem ia me excitar e provocar este comentário acalorado.
SOU FÃ INCONDICIONAL da "COMIC ART" ou como querem alguns estudiosos "ARTE SEQUENCIAL". nada mais nem menos que os nossos bons e surrados gibis.
ufa! me empolguei.
abraços e que mais postagens dessas aportem por aqui.