A contabilização dos votos para o Senado revelou derrotas para alguns dos mais influentes e conhecidos personagens do cenário político nacional. "Figurões" governistas e de oposição, tidos como barbada no início da campanha, amargaram derrotas nas urnas por todo o país.
A mais retumbante delas talvez seja a do ex-presidente nacional do PSDB, o cearense Tasso Jereissati. O ex-governador foi uma das vozes mais atuantes da oposição no Senado durante os oito anos do governo Lula, e chegou a ser cotado para ser o vice da chapa de José Serra à Presidência da República. No final da campanha, ele acabou sendo superado pelo ex-ministro Eunício Oliveira (PMDB) e pelo petista José Pimentel (PT)
.A mais retumbante delas talvez seja a do ex-presidente nacional do PSDB, o cearense Tasso Jereissati. O ex-governador foi uma das vozes mais atuantes da oposição no Senado durante os oito anos do governo Lula, e chegou a ser cotado para ser o vice da chapa de José Serra à Presidência da República. No final da campanha, ele acabou sendo superado pelo ex-ministro Eunício Oliveira (PMDB) e pelo petista José Pimentel (PT)
Outro crítico ferrenho do governo Lula no Senado que não conseguiu a reeleição foi o amazonense Artur Virgílio. O tucano enfrentou o engajamento do presidente da República na campanha de seus rivais, acabou perdendo fôlego na reta final de campanha e terminou a disputa em terceiro, sendo superado por menos de um ponto percentual por Vanessa Grazziotin (PCdoB). A outra vaga ficou com o ex-governador Eduardo Braga (PMDB).
Outro ícone da oposição que não conseguiu renovar sua vaga no Senado foi Marco Maciel. Vice-presidente durante os dois governos de Fernando Henrique Cardoso, o senador pernambucano enfrentou o forte apoio à base do governo Lula no Estado e acabou superado nas urnas por Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT).
Pior aconteceu com o ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia. Pai do presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, César Maia usou a força do seu capital político para indicar o deputado fluminense Indio da Costa (DEM-RJ) como vice na chapa de José Serra. Maia começou a campanha como um dos favoritos à vaga ao lado de Marcelo Crivella (PRB). No final, amargou uma melancólica quarta colocação.
Terceira colocada na eleição presidencial de 2006 com 6.575.393 votos, a alagoana Heloísa Helena fracassou em sua tentativa de retornar ao Senado. Ela conseguiu apenas 417.636 votos dos seus conterrâneos e terminou em terceiro lugar. As duas vagas do Estado ficaram com Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB).
Zé Flávio,
ResponderExcluirÉ mesmo verdade que o "galeguim dos ói azur" gastou mais de 200 (duzentos) milhões de reais (café pequeno, prá ele) na tentativa de derrotar o presidente Lula, reelegendo-se ???
Pelo menos esse é o comentário que rola aqui em Fortaleza.
Quem diabos é que sabe, Nilton? Deve ter corrido uma grana preta, mas como mesmo disse nosso estadista, esqueceram que a Casa Grande já não manda na senzala...
ResponderExcluirJá tinha gente aí cantando vitória antes do tempo, hein ?
ResponderExcluirQue ia ser de Goleada, ahahahahah
O dia foi até triste, já sofreu a primeira derrota.
Te cuida Dilma!
Vai ser peixe no espeto!
É até engraçado. O Tasso tomou uma derrota acachapante. A tucanagem na Assembléia legislativa diminuiu.
ResponderExcluirOs tucanos perderam até no Crato...
O ex-proto-tucano, ex-governador, Lúcio Alcântara, perdeu.
E quem é que cantava o tempo todo o "maravilhoso mundo" tucano? Quem é?
Que eu saiba, quem mais perdeu foi o DEMO e o PSDB.
É muita dor de cotovelo.
É Darlan, e o pior ainda tá por vir... O segundo turno deve-se a quem ? O vampiro do Serra não move um pontinho sequer...a Marina e o Plínio vêm das hostes de esquerda... O PSDB no Ceará hoje é uma mera ficção científica. O Galeguim ainda brota de valente urrando que deixa a política, quando , na verdade, foram os eleitores que deixaram ele... E o Aécio -- única esperança que restou-- já anda anunciando, em off que vaia abandonar o barco... Ciao, ciao... e o Datafolha, "tão perfeito", não conseguiu prever a queda terrúivel do Tasso, errando por quase dez pontos na presquisa da Sexta... estranho... estranho...
ResponderExcluirAcho que o PSDB ainda tem muita força no Ceará. E ainda precisa ser derrotado em muitos lugares por causa da política danosa que causa.
ResponderExcluir