A internet assumirá a segunda posição
entre as mídias ainda em 2012, deixando o meio jornal para trás em volume de
investimentos. De acordo com estimativa apresentada pelo IAB Brasil nesta
terça-feira, 24, o digital crescerá 39%, fechando o ano com 13,7% de
participação e faturamento na casa dos R$ 4,7 bilhões. Em 2011, a web
representava 11% do polo publicitário.
O crescimento do mercado de buscas
será de 50% e o de display (banner) terá incremento de 25%, informou o
presidente da instituição, Fabio Coelho - que também preside o Google Brasil.
p>De acordo com
com o IAB, a internet cresce, em média, quatro vezes mais do que o mercado de
publicidade, em geral - e esses números não contabilizam redes sociais. Em
breve será divulgada uma estimativa de faturamento para este ano, em que sites
como Facebook e Twitter estarão envolvidos.
As 100 maiores empresas do país
investem 13,4% de suas verbas publicitárias no meio digital, segundo Coelho,
que considerou a web um mercado "pujante".
Para chegar aos resultados apresentados
hoje, o IAB considerou os 80 milhões de internautas no país maiores de 16 anos,
dos quais 49% pertencem às classes C, D e E e 51%, às A e B.
Zé
ResponderExcluirAqui em salvador o jornal A Tarde passa por uma crise séria de envelhecimento de seus leitores. Os jovens cada vez leem menos jornal em papel. E paradoxalmente o concorrente Correio da Bahia passou a vender mais pq baixou bastante seu preço e investe em textos mais curtos. Isso acabou atraindo a famosa nova classe C que antes não comprava jornal. É um quadro novo que se desenha e que devemos estar atentos.