Por Carlos Castilho, no Observatório da Imprensa
"A Petrobras resolveu fazer aquilo que nos Estados Unidos já é uma rotina, até mesmo por parte de órgãos do governo federal. A empresa ingressou na blogosfera ao montar um blog no qual publica a íntegra de seus comunicados e entrevistas fornecidos à imprensa.
Os jornais O Globo e Folha de S.Paulo foram os que mais reagiram à iniciativa da empresa que resolveu usar ferramentas digitais para transformar-se num canal de comunicação, a exemplo do que já ocorre com a maioria das grandes empresas nacionais e internacionais.
A irritação dos jornais vem do fato de que o blog da Petrobras permite uma comparação entre o que a empresa forneceu aos jornalistas e o que foi publicado. Com isto é possível identificar erros de contexto, omissões e equívocos de transcrição.
O jornal O Globo publicou no domingo (7) uma matéria intitulada “Petrobras usa blog para vazar informações obtidas por jornalistas”, na qual acusa a empresa de quebra de confidencialidade ao publicar, além das respostas, também as perguntas feitas pelo repórter.
A polêmica entre jornais e a Petrobras acontece no contexto da batalha político-partidária entre governo e oposição em torno da CPI que investigará as atividades da empresa. Mas ela tem um alcance mais amplo ao introduzir o princípio da transparência nas relações entre fonte de informação e jornalistas.
Esta prática já é antiga nos Estados Unidos — onde é comum órgãos do governo, como o Departamento de Justiça e o Departamento de Defesa (DoD — Department of Defense ou Pentágono), publicarem em seus blogs a íntegra de declarações prestadas à imprensa pelos respectivos secretários ou por porta-vozes oficiais. O mesmo acontece com grandes corporações privadas como a General Motors.
Sem entrar no mérito das acusações dos jornais e da defesa da Petrobras, fica evidente que a imprensa não digeriu o blog Fatos e Dados porque ele abre espaço para a ampliação da transparência nas relações dos veículos de comunicação com a sociedade. Agora, qualquer pessoa física ou jurídica tem a possibilidade de usar a Web para acessar a opinião publica diretamente, sem passar pelo filtro da mídia.
Prova disto é que o blog da Petrobrás, cuja primeira postagem foi feita no dia 2 de junho, já foi visitado por quase 74 mil pessoas com uma média de 40 comentários por texto, considerada alta para os padrões da Web brasileira. O blog usa um sistema gratuito de publicação e hospedagem.
Pelo teor dos comentários feitos até agora dá para perceber que o Fatos e Dados vai se transformar também numa arena de debates entre pessoas comuns, à medida que a Petrobras for transformada num cavalo de batalha entre governo e oposição na campanha pelas eleições presidenciais de 2010."
2 comentários:
Prezado Darlan,
Abaixo, transcrição "ipsis litteris" de matéria veiculada em 09.06.09, no Blog do Nassif. É por essa e outras que o Luis Nassif é o jornalista consagrado que é. Ao contrário de determinados colegas da categoria, à frente o Conselho Nacional de Jornalistas, que se manifestaram de forma tendenciosa e corporativista sobre o recém-lançado Blog da Petrobrás, sob a alegativa de que serão prejudicados em relação às fontes e à confidencialidade da notícia, Nassif põe o dedo na ferida e corta na própria carne ao admitir que existe, sim, no jornalismo ora praticado na imprensa brasileira, manipulação e falta de transparência e que, para obstar isso e dá qualidade à informação, nada melhor que um instrumento como o Blog da Petrobrás, que "...permitirá ao leitor um ganho excepcional no direito constitucional de ser bem informado".
Matou a pau !!!
José Nilton Mariano Saraiva
***********************************O Blog da Petrobrás e o Avanço do Jornalismo (Luis Nassif)
De todas as manifestações contra o Blog da Petrobras, a única digna de discussão é a do Sérgio Léo, do Valor. Sérgio alega que jornalistas trabalham com matérias exclusivas. Ao divulgar as perguntas e respostas, antes da publicação da matéria, a Petrobras permite que outros jornais se apropriem das pautas originais.
Há problemas de enfoque nessa questão. O receio de Sérgio Léo é em relação à presumível falta de ética dos colegas. Mas a saída não é por aí. Entrevistas por emails servem para completar análises e informações. Ou seja, são uma peça apenas em um quebra-cabeças.
Fica claro também que a publicação das respostas se destina às pautas onde haja evidências fortes de risco de manipulação. Além disso, a publicação das respostas no Blog da Petrobras funciona como um certificado de cartório. Significa que aquele tema, com aquelas respostas têm dono. Se algum jornal ou jornalista ousar se apropriar de pautas de terceiros, será crucificado pela opinião pública e pelos próprios colegas.
Finalmente, o questionamento posterior da Petrobras às matérias obrigará inevitavelmente a um aprimoramento da cobertura. Aí, a discussão fica técnica. Se um jornal tratar adequadamente a informação, e o Blog da Petrobras ousar questioná-lo com falsas questões, corre o risco de se desmoralizar. Se os questionamentos forem pertinentes, quem se desmoraliza é o jornalista e o jornal.
Qual a resultante desse embate? Aprimoramento do jornalismo e da qualidade da informação, o que levará os jornais – muito mais por necessidade que por princípio – a melhorarem o jornalismo que praticam e a empresa a melhorar o grau de transparência das suas informações, à medida que esse modelo a amarrará ao compromisso de não deixar perguntas sem respostas. Hoje em dia, não há transparência na forma como são tratadas as notícias, especialmente aquelas com viés partidário. O jornalista detém uma informação e se julga no direito de dar o tratamento que bem entender, o enfoque que desejar, selecionar as informações que melhor se adequem à sua tese. A possibilidade do leitor ter acesso a todas as informações fornecidas é um ganho excepcional no direito constitucional de ser bem informado.
É isso aí. Eles tem o jogo, a bola, a torcida e o juiz. E não querem levar gol. E quando levam, reclamam. rsrs
Mas a Petrobrás tá fazendo o gol dela, cuidando de sua defesa e eles não querem...
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