TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Stephen Hawking exclui Deus como criador do universo



03/09/2010 - 00h01
Patricia Tubella Em Londres (Reino Unido)
El Pais


O astrofísico Stephen Hawking fecha a porta para a compatibilidade entre ciência e religião
Deus não foi o criador do universo, afirma o astrofísico britânico Stephen Hawking em seu novo livro, que será publicado exatamente uma semana antes da visita do papa Bento 16 ao Reino Unido. O famoso cientista britânico argumenta em "The Grand Design" [O grandioso projeto] que o Big Bang, isto é, a grande explosão inicial do universo, foi "uma consequência inevitável" das leis da física e que o cosmo "se criou do nada", segundo trechos do livro publicados pelo jornal "The Times".
Essa ideia de que Deus é redundante na explicação da origem do universo é, de certo modo, uma retificação das opiniões que o próprio Hawking formulou em "Uma Breve História do Tempo" (1988). Enquanto ali o cientista não via uma incompatibilidade entre a existência de um Deus criador e a compreensão científica do universo, agora o descarta: "Porque existe uma lei como a da gravidade: o universo pode e poderia se criar por si mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual se torna redundante o papel de um criador". O Big Bang, portanto, é uma consequência inevitável das leis da física, raciocina em seu novo livro.
"The Grand Design", assinado com o físico americano Leonard Mlodinow, rebate a hipótese de Isaac Newton, convencido de que o universo não poderia nascer do caos a partir das meras leis da natureza e que teve de ser criado por Deus. Hawking já não considera possível conciliar a causa da fé com a compreensão científica do universo.
A descoberta em 1992 de um planeta orbitando outra estrela diferente do Sol o ajudou a questionar a visão do pai da física. Considera provável, além disso, que assim como outros planetas também existam outros universos (conhecidos em seu conjunto como o multiuniverso), nos quais não descarta que exista vida. Se a intenção de Deus foi criar o homem, esses outros universos não teriam sentido.
Até apenas um ano atrás, o cientista de 68 anos desempenhava o mesmo cargo que Newton ocupou na cátedra Lucasiana de matemáticas da Universidade de Cambridge. Agora está aposentado. O novo livro, que chegará às livrarias na próxima quinta-feira, explica que a comunidade científica está perto de elaborar uma teoria do tudo, um sistema que pode ser capaz de explicar as propriedades da natureza unindo as duas grandes teorias da física contemporânea, que por enquanto são incompatíveis em níveis fundamentais: a da Relatividade Geral de Einstein e a Mecânica Quântica.
Por enquanto, pelo menos do ponto de vista do impacto público e publicitário, essa rejeição de Deus como criador já começou a provocar reações contrárias. Enquanto o biólogo Richard Dawkins, conhecido por seus postulados ateus, acolhe com entusiasmo a posição de Hawking, o presidente da Sociedade Internacional para a Ciência e a Religião, George Ellis, critica o fato de se apresentar ao público um dilema que ele considera falso: escolher entre religião e ciência.
O grande problema para vozes como a de Ellis, estimam vários analistas, é que em questões de religião Hawking sempre adotou uma posição comedida ("enquanto não decifrarmos a teoria completa do Big Bang, devemos levar em conta a importância de Deus", escreveu um dia), e isso dá credibilidade a suas novas hipóteses em "The Grand Design".
Não se deve esquecer, porém, que a mente científica de Hawking sempre imperou sobre qualquer outra consideração, como reflete uma de suas frases: "Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. Esta última ganhará, porque funciona".
Hawking sofre uma grave doença neurodegenerativa, esclerose lateral amiotrófica, e por isso tem praticamente o corpo inteiro paralisado e necessita de cuidados médicos constantes.


Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

12 comentários:

lupin disse...

é bom a gente ter outras opções de crença,que não seja apenas a religiosa.

Mantendo a Chama Acesa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mantendo a Chama Acesa disse...

Boboca !!!

jflavio disse...

Há bobocas e Babacas!

Backham disse...

se criou do nada ?
vao se fuderrr bando de burro, pq esse idiota nao explica a formação do feto dentro da mae ? a cienta quer colocar pra voce que Deus é lenda, vaaooo a merda todos voces ! espero que quando voces morrerem ainda tenha tempo pra se arrepender pq o fim de voces que duvidao ja existencia comprovada de Deus e de toda a sua criação ja sao enumeras !

Backham disse...

Hawking sofre uma grave doença neurodegenerativa, esclerose lateral amiotrófica, e por isso tem praticamente o corpo inteiro paralisado e necessita de cuidados médicos constantes

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mermao voces dao ouvidos a um cara que tem esclerose é piada irmaoo

mermao vai cuidar da sua saude palhaço e pedi a Deus por um milagre seu louco demente

Renan Chor disse...

Esse tal Backham é do tipo de gente que só de existir faz mal pra humanidade..tsc tsc

lupin disse...

pior que a gente sabe que esses BACKHAM não passam de escudos para os verdadeiros bobocas/babacas se esconderem.
é tão sintomático aparecerem nas postagens anticlericais umas pessoas que nunca postam nada.
não concordar simplesmente é uma atitude primária.

lupin disse...

"se Deus existe, por que Ele não me dá um sinal de Sua existência?
como, por exemplo, abrir uma bela conta em meu nome num banco suiço",
woody allen.

Unknown disse...

A teoria de Hawking é coerente.

Sobre o agressor que entrou aqui é um troll que entrou para colocar xingamentos. E mostrar o "amor" do deus dele... Só ameaças.

jflavio disse...

Deus não existe, mas se fosse verdade a sua presença, apareceria para todos nós , botaria a cara de fora, não seria covarde como o renan chor e o Backram, feitos ambos à imagem e semelhança do seu criador.E, cá prá nós, sabemos quem é, não é mesmo?

jflavio disse...

O Backram e o renan e o silvinho ... fazem parte de uma mesma profana trindade... tem curso superior, mas teimam em escrever errado só para despistar,