TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 3 de setembro de 2022

 

XÔ,"FAVELADOS" - José Nílton Mariano Saraiva

E o Ciro Gomes, quando por ocaso é tentado ou induzido a fugir do script programado, mostra a verdadeira face, desnuda-se de vez e por completo.

Sua mais recente “performance” se deu esta semana quando, elogiado após encontro com empresários na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (para os quais, segundo um seu representante, houvera dado uma verdadeira “aula” sobre economia), saiu-se arrogantemente com a seguinte pérola: “é um comício pra gente preparada; IMAGINA EXPLICAR ISSO NA FAVELA” (o vídeo está disponível na Internet).

FAVELA, como é do conhecimento de meio mundo e da outra banda, é um... “conjunto de habitações populares que utilizam materiais improvisados em sua construção tosca, e ONDE RESIDEM PESSOAS DE BAIXA RENDA”. Portanto, não está inserto aí, que numa favela só existem pessoas despolitizadas, ignorantes e burras, como pode ser interpretada a afirmação pra lá de preconceituosa do Ciro Gomes.

Questionado posteriormente, saiu-se com a velha conversa mole de que haviam interpretado mal suas palavras, que durante sua longeva vida pública sempre privilegiou os pobres e por aí vai (esqueceu que, anos atrás, em diálogo com um também favelado do interior da Bahia, impaciente por não conseguir convence-lo das suas propostas, perdeu as estribeiras e o nominou de “burro”, ao vivo).

Fato é que, o retrato emblemático do “Xô, Favelados” (literalmente) do Ciro Gomes, pode ser confirmado na sua estagnação nas pesquisas (ainda na casa de um dígito, a menos de um mês da eleição presidencial), com tendência inexorável de que será mais uma vez veementemente repudiado pelos mais pobres e favelados.

Como afirmou que esta será a última eleição da qual participará, num futuro que está logo ali na dobra da esquina, Ciro Gomes terá tempo de sobra para refletir o quanto lhe custou o “Xô, Favelados”.  

Nenhum comentário: