TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 25 de maio de 2021

O "DESPERTAR DO GIGANTE" (O "BERÇO ESPLÊNDIDO"... JÁ ERA) - José Nilton Mariano Saraiva

 O “DESPERTAR DO GIGANTE” (O “BERÇO ESPLÊNDIDO”... JÁ ERA) - José Nilton Mariano Saraiva

Inserta lá no meio dos versos de Joaquim Osório Duque Estrada, que, alfim, compõe o Hino Nacional Brasileiro, a frase aparentemente inocente e comodista - “deitado eternamente em berço esplêndido” - durante muito tempo serviu para que os pessimistas de plantão tratassem de afinar o discurso negativista, tentando ridicularizar e achincalhar o próprio país, porquanto retrataria com fidelidade uma espécie de “estado de espírito” omisso e acomodado dos seus dirigentes e seu povo. Daí a perspectiva de um futuro desalentador e sombrio, profetizavam.

Só que, ao longo do período 2003/2016, trabalhando com denodo e em silêncio, nos bastidores o Governo Federal paulatinamente conseguiu inserir o país no tabuleiro desenvolvimentista, via projetos bem estruturados, criteriosos e consistentes, daí o Brasil ter conseguido figurar (à época) como um dos cinco emergentes que no futuro (logo ali na esquina) se firmará, sim, como uma potência mundial.

Pois bem, nessa bendita arrancada que já iniciamos rumo ao primeiro mundo, (momentaneamente interrompida) um dos insumos basilares que faz a “roda girar” é, sem sombra de dúvida o petróleo (apropriadamente cognominado “ouro negro”) em razão da miscelânea de utilidades que incorpora, daí sua consequente e necessária presença em tudo que represente alavancagem, progresso, desenvolvimento. Em qualquer idioma e em qualquer rincão do planeta Terra.

E então, “fiat lux”: por obra da descoberta do pre-sal, no governo Lula da Silva, no Brasil houve como que um despertar repentino, de sorte que o “deitado eternamente em berço esplêndido”, tão criticado e achincalhado pelos negativistas, se transfigura e nos apresenta uma outra conotação, um outro horizonte, uma outra faceta: sim, senhores, nosso país literalmente repousa, desde tempos imemoriais, num portentoso reservatório de petróleo, que poderá transformá-lo num dos maiores produtores/exportadores do produto, com tudo de bom que isso representa.

É que a competente estatal brasileira Petrobras, “expertise” na exploração em águas profundas, depois da descoberta de imensas reservas petrolíferas nas profundezas oceânicas do pré-sal (Bacia de Campos), anunciou, após, um outro feito capaz de nos catapultar rumo ao primeiro mundo, verdadeiro passaporte para se adentrar no seleto grupo de países preferenciais: a descoberta do campo de Libra guarda algo em torno de impressionantes 15 bilhões de barris de petróleo (como se não bastasse, logo após a descoberta de Libra, aquela estatal e o governo de Sergipe anunciaram a descoberta de uma monumental nova reserva do mineral, no litoral de Sergipe/Alagoas, ainda maior em termos de área (2.418,77 Km²) do que a de Libra).

Claro que a extração de toda essa riqueza do fundo do oceano é por demais complicada e onerosa, mas não faltarão parceiros dispostos a alocarem os recursos necessários, via aceitação da “partilha” proposta pelo governo brasileiro (que ficará com 75% do que for extraído) daí a tendência a que nos tornemos um dos maiores produtores/exportadores de petróleo. E inquestionáveis serão os reflexos na alavancagem desenvolvimentista e sustentável propiciada.

Fato é que, se vivíamos “deitado eternamente em berço esplendido” (mesmo tendo como colchão um mar de petróleo), agora o gigante não só despertou, mas levantou, e tende a ocupar lugar de destaque no conceito das nações (PARA TANTO, NECESSÁRIO SERÁ QUE O MAIS BREVE POSSÍVEL EXORCIZEMOS DE BRASÍLIA A CAMBADA DE MILICIANOS QUE SE APOSSOU DO PODER).

Evidentemente nossa geração não alcançará o apogeu disso tudo, mas, olhando em termos macros, nos conforta saber que nossos descendentes (filhos, netos e até bisnetos) hão de usufruir das benesses de um país que o mundo há de respeitar.

Alguém duvida ???

Nenhum comentário: