TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Vittorio Di Maio


Em breve, estaremos divulgando, em pesquisa mais aprofundada, sob os auspícios do Instituto Cultural do Cariri - ICC, a merecida memória do pioneiro na exibição de filmes no interior do Ceará. Trata-se de uma das figuras mais interessantes da história do cinema no Brasil, Vittorio Di Maio. Basta dizer que seu empreendedorismo e amor à Sétima Arte, desde os primórdios do audiovisual em solo brasileiro o fez abrir inúmeras salas de exibição desde Petrópolis, no Rio de Janeiro, passando por São Paulo, até outros estados como o Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará, terra que aportou para fixar residência e onde findou seus dias.
.
O fato mais curioso a ser registrado sobre o incansável Di Maio é o de ter criado, precisamente no dia 3 de junho de 1911, na cidade de Crato, no Cariri, o primeiro cinema do interior do Ceará, intitulado Cine Paraíso (...)

2 comentários:

jflavio disse...

Bem lembrado Glauco. O Di Maio foi o bicho! O "Cinema Paraíso" funcionava ali na praça da Sé onde hoje existem aqueles bares ( João Penca e etc.). D. Telma Saraiva ainda guarda uma cadeira do nosso famoso cinema. Vejam o pioneirismo da cidade no início do século, apenas 13 anos após a invenção mundial do primeiro cinema comercial, o Crato já tinha o seu Cine !

Glória disse...

Não é à toa que o Crato é considerada Capital da Cultura !