TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Zabumbeiros Cariris é notícia na Paraíba


O Jornal da Paraíba, um dos mais importantes diários de notícias do estado paraibano, editado em Campina Grande, publicou, no seu caderno de cultura, reportagem com a banda caririense Zabumbeiros Cariris. A matéria, assinada pela jornalista Maria Zita Almeida, e publicada no dia 30 de outubro, anunciou a apresentação que a banda realizou na cidade de Sousa (PB), mas trouxe comentário sobre a sua musicalidade, registrada no CD Zabumbeiros Cariris, editado com apoio da Universidade Regional do Cariri, durante o reitorado do prof. André Herzog. Diz a matéria:

"O Nordeste é uma terra de grandes mestres da cultura popular. Seus Estados apresentam, entre outras riquezas culturais, uma musicalidade bastante marcada por elementos da tradição oral, que influenciam cada vez mais novas gerações de músicos e artistas, que buscam no universo da tradição nordestina a matéria-prima para seus trabalhos artísticos. No Estado do Ceará, a banda Zabumbeiros Cariris vem se revelando devido ao trabalho musical realizado em cima deste vasto imaginário nordestino, ainda preservado nos inúmeros folguedos da cultura popular presentes na região.
Formado em outubro de 2002, na cidade Juazeiro do Norte, da união de vários músicos de gerações e influências diferentes, eles possuem um repertório autoral, formado por temas instrumentais e canções cujas letras nos remetem a fatos históricos e mitos do Cariri, como, por exemplo, a saga do Caldeirão do beato José Lourenço em "Santa Cruz do Deserto", o lamento de Corisco em "Louro de Fogo", a força nativa dos deuses caririenses em "Casa de Badzé", a simplicidade do forró rabecado em "Zé Cangaia", a pura e singela marcha de reisado "Pecinha pra Meu Amor" e o intenso baião em "São José".
Os Zabumbeiros Cariris apresentam uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região, como o zabumba, om pífano e a rabeca. A alegria das marchinhas, o toque pesado do baião cabaçal, as levadas do xote e de coco, mescladas ao sotaque do samba matuto e do maxixe traduzem a forte musicalidade e o espírito vigoroso desse show, transportando as pessoas que curtem o som da banda ao mundo das quermesses e dos reisados (...)."

N. do A.: Para ouvir as músicas do CD dos Zabumbeiros acesse:
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/zabumbeiroscariris/

Nenhum comentário: