TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 31 de maio de 2008

"Com Jeito Vai"


" ... O vôvo foi a cavalo para visitar vovó
E o papai de bicicleta
para ver mamãe , ora vejam só ...
Nesse mundo tudo é mudado
Tudo , tudo , sim senhor ...
Pois eu quero uma lambreta
para ver o meu amor ...
Corre , corre lambretinha
pela estrada além
Corre, corre lambretinha
para ver , meu bem !"




Na década de 50 , os carros de passeio , como o de Pedro Maia eram raros... Predominavam caminhões , mistos , jeeps da Willys , camionetas , cavalos , carrinhos de mão , bicicletas , patinetes , velocípedes , uma ou outra lambreta .
Na minha rua , morava um rapaz , que tinha uma lambreta , e resolveu , um belo dia , transformá-la num automóvel. Usou seus conhecimentos de mecânica e funilaria , e fez a engenhoca ! Sucatas , madeiras , pneus , transformaram a sua lambreta (que deveria servir para encantar brotinhos ), num esquisito conversível .
Produto terminado , quis experimentá-lo ! Passeou devagar , nas ruas do centro , acordando e chamando todo mundo pras calçadas com o barulho do motor , e o som da busina . As calçadas ficaram apinhadas de gente : velhos , senhoras e senhores , jovens e crianças , enfermos e paralíticos . Sentindo a dificuldade de locomoção do veículo , uma voz gritou em toda altura : Vai , com jeito vai ... Lembrando uma marcha de carnaval de Braguinha , que estava em voga .
Pronto , o apelido pegou , no Pardal do Crato .
Quando passava , o carro gritava ... "Ô abre alas , que eu quero passar "( de Chiquinha Gonzaga), e o povo cratense , em uníssono , respodia : Vai , com jeito vai ...
Um dia a casa caiu . Morreu " Com Jeito Vai " , numa virada de carro.
Uma morte que nunca esqueci .
Fiquei triste , nos meus 5 anos.
Acabara o carnaval fora de época ...
Marcha fúnebre , o fim da comédia !

Um comentário:

socorro moreira disse...

Lorena disse...

Creio eu que no Museu do Crato tem o carro do Com Jeito Vai. Não tenho muita certeza, mas vou verificar. Bjinhos