TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 18 de julho de 2008


Notícia divulgada no site “Administradores.com.br” :
A diferença entre o menor e o maior salário no Brasil, dos servidores públicos, é de 187 vezes. A conclusão é do relatório Hierarquia e Desigualdade Salarial na Administração Pública Brasileira, divulgado na quinta-feira pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A diferença de salários no funcionalismo público é de 187 vezes, sendo que a maior remuneração registrada foi de R$ 28 mil e a menor, de R$ 175.

MEU COMENTÁRIO:

Nem sempre tivemos no Brasil desníveis salariais assustadores. No Império brasileiro, a diferença entre o maior e o menor salário era incomparavelmente menor do que em nossos dias. Em 1860, por exemplo, o maior salário de servidor público era o de um senador, que recebia por mês 300 mil réis; um deputado percebia 200 mil réis; um desembargador, 250 mil réis; um juiz, 133 mil réis; um vice-almirante, 232 mil réis, um catedrático de ensino superior, 167 mil réis. Um professor secundário no Colégio Pedro II, 83 mil réis; um professor primário, 67 mil réis; um escriturário, 50 mil réis; um contínuo ou um servente, 45 mil réis; e, por fim, um “africano livre”, o trabalhador não-qualificado que menos ganhava, 25 mil réis.

(Cfe. Esio de S. Macedo “finanças Públicas do Brasil” (1860-1959), in “Revista de Finanças Públicas do Ministério da Fazenda”, maio-junho de 1960, página 15).

A realidade: o maior salário - na época do Império do Brasil - correspondia, pois, a 12 vezes o menor.
Armando Lopes Rafael

2 comentários:

Swift disse...

No período monárquico a comparação entre os salários deveria ser feita na base da pirâmide com os escravos , base econômica da monarquia mundo afora. A,i e disparidade é tremenda !A monarquia esteve tão unida umbilicalmente ao escravagismo ( esta chaga histórica impagável)que mal caiu a escravidão no país, por pressão popular ( a princesa não teve nada a ver com issso), a monarquia de água abaixo para nunca mais nesse país...

Armando Rafael disse...

Santa ignorância Mr.Swift!
Aos fatos:
A escravidão da raça negra ocorreu em muitas partes do mundo. Não é privilégio do Brasil. Teve início no século XVI por necessidade de mão-de-obra para as lavouras das terras que eram descobertas no continente americano.
Atenção Mr.Swift: No Brasil quem mais combateu a mancha da escravidão negra foi a Família Imperial, que NÃO POSSUIA ESCRAVOS, para dar bom exemplo a sociedade escravista de então.
Talvez Mr.Swift you conteste: E por que Dom Pedro II não acabou logo com a escrivão?
Respondo Mr.Swift: não estava ao alcance ao seu alcance faze-lo. Diferente de hoje, durante o 2º Reinado a maioria do Parlamento era contrária às iniciativas do Imperador e favorável à manutenção das escravidão.
Fortes razões econômicas motivaram deputados e senadores do Império a manterem o "status quo".
E o Poder Legislativo Imperial era tão respeitado que, em 1910, já durante a “Ré-pública” Rui Barbosa escreveria:
“Na Monarquia o Parlamento era uma escola de estadistas. Na República converteu-se numa praça de Negócios”.
Isso em 1910, Mr.Swift! Imagine se ele fosse vivo para ver a “Ré-pública do “presidente-operário”...
Você não sabe Mr. Swift(afinal história não é sua praia, senão não teria escrito tantas idiotices): No 2º Reinado vivíamos num Estado de Direito Democrático. A imprensa era livre. Os Partidos Conservador e Liberal se revezavam no poder. Circulava até um jornal republicano defendendo a queda da Monarquia. A Constituição Imperial nunca fora desrespeitada como virou rotina na “Ré-pública” e a Constituição do Império do Brasil não permitia ao Imperador – por exemplo – dispor de um instrumento do tipo “Medida Provisória” hoje usada e abusada pelo atual Presidente da República.
Entretando, Mr.Swift de Dom Pedro II e da Princesa Isabel partiram TODAS AS INICIATIVAS visando extinguir a escravidão no Brasil. Utilizaram para isso o respeito, prestígio e confiança que gozavam junto a sociedade brasileira daquela época. TUDO FEITO DENTRO DA CONSTITUIÇÃO! Através da Leis que ficaram conhecidas como “Euzébio de Queiroz” (1850); “Nabuco de Araújo”(1854); “Lei do Ventre Livre”(1871);”Lei dos Sexagenários”(1885), culminando com LEI ÁUREA, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888.
Você sabia disso Mr.Swift?
Ela tomou essa iniciativa em nome do Imperador Dom Pedro II e no seu próprio, como legítima representante do povo brasileiro. Na ocasião a Princesa Isabel afirmou que mesmo pressentindo que a libertação da raça negra poderia representar a queda da monarquia NÃO HESITOU UM MOMENTO EM ASSINA-LA.
O resto todo mundo saber Mr.Swift (talvez até you): A minoria republicana arquitetou um golpe militar a foi implantada a “Ré-pública” no nosso querido e infelicitado Brasil.
OK . Mr.Swift?