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sábado, 30 de agosto de 2008

A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA NO ENEM


Galera não esqueçam que a avaliação é feita por critérios de competências e habilidades. De acordo com o Ministério da Educação, competências são as modalidades da inteligência que usamos para estabelecer relações entre o que desejamos conhecer. Já as habilidades são competências adquiridas e estão ligadas ao "saber fazer".
Veja quais são as cinco competências cobradas:
I- Dominar linguagens;
II- compreender fenômenos;
III- enfrentar situações-problema;
IV- construir argumentações;
V- elaborar propostas de intervenção solidária.
Agora vamos conhecer as 21 habilidades do Enem e a importância do conhecimento geográfico no sucesso da resolução das questões:
1.Compreender e utilizar variáveis- Matemática;
2.Compreender e utilizar gráficos – Geografia e Matemática;
3.Analisar dados estatísticos – Geografia e Matemática;
4.Inter-relacionar linguagens – Língua Portuguesa;
5.Contextualizar arte e literatura – Geografia e História
6.Compreender as variantes lingüísticas – Língua Portuguesa;
7.Compreender a geração e o uso de energia – Geografia e Química;
8.Compreender a utilização dos recursos naturais – Geografia;
9.Compreender a água e sua importância – Geografia e Química;
10.Compreender as escalas de tempo – Geografia e História;
11.Compreender a diversidade da vida – Geografia e Biologia;
12.Utilizar indicadores sociais - Geografia
13.Compreender a importância da biodiversidade – Geografia e Biologia;
14.Conhecer as formas geométricas – Matemática;
15.Utilizar noções de probabilidade – Geografia e Matemática;
16.Compreender as causas e conseqüências da poluição ambiental – Geografia e Química;
17.Entender processos e implicações da produção de energia – Geografia, Química e Física;
18.Valorizar a diversidade cultural – Geografia e História
19.Compreender diferentes pontos de vista - Geografia e História;
20.Contextualizar processos históricos- Geografia e História;
21.Compreender dados históricos e geográficos- Geografia e História.
Pessoal, estas informações acima só reforçam meu discurso em sala de aula da importância da Ciência Geográfica, a sociedade pós-moderna exige que o cidadão compreenda a diferença entre técnica e ciência. A geografia dentre outras ciências é a que possibilita termos um conhecimento de nossa realidade envolvendo as categorias tempo e espaço, possibilitando assim compreendermos claramente que FAZER O SABER, é papel das ciências e SABER FAZER CADA VEZ MELHOR, é resultado da evolução técnica.

No dia do Enem: cinco dicas para fazer uma boa redação e como dividir o tempo no dia da prova

Evitar o nervosismo é o principal desafio do estudante. "A prova é basicamente de leitura e interpretação de textos, portanto deve-se ler as questões com calma, pois na maioria das vezes o que é pedido está no próprio texto". Lembrem-se do que repito demasiadamente em sala, questões com recursos como: textos, gráficos, charges, tabelas e mapas, são as melhores de resolverem, pois as respostas estão na análise dos mesmos.
È consenso entre todos os colegas professores que, a melhor maneira de saber como usar o tempo na prova é estudar por provas anteriores. "É um jeito de se acostumar com o tempo, com o formato da prova e com a forma como as questões são apresentadas".

A temida redação

É opinião da grande maioria dos professores de português, ressaltarem que é preciso ter concentração na hora de escrever: "o estudante deve fazer o que já fazia em sala de aula".
O ideal é fazer a redação em uma hora, com cerca de 30 linhas e, no mínimo, 3 parágrafos. Ressaltam também que é melhor usar períodos mais curtos: "são mais objetivos e são melhores para evitar erros de concordância nominal, que ocorrem geralmente em frases longas".
Vejam ai os 5 passos da boa redação:
1.Ler com atenção os textos que serão dados na proposta de redação;
2.observar se o texto tem coerência e coesão;
3.reler;
4.corrigir eventuais erros;
5.passar a limpo.

Saudações Geográficas!
João Ludgero

2 comentários:

Marcos Vinícius Leonel disse...

Foi boa Ludgero, com,o sempre seus textos têm uma lucidez imensa. Muita gente gosta de esvaziar a importância do ENEM, mas poucos percebem a complexidade pedagógica na elaboração das provas.
vlw doido

João Ludgero Sobreira Neto Ludgero disse...

É verdade Leonel, mas nos sabemos quem são, são aqueles que ainda teimam em uma educação bancária brasileira, alienadora e promotora de recursos para uns treinadores de habilidades para resolverem alguns problemas.