TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Bento XVI diz que crise ajuda a recuperar simplicidade do Natal



O papa fez as reflexões sobre a crise econômica durante sua tradicional audiência com peregrinos e turistas no Vaticano
A crise financeira internacional pode significar menos presentes de Natal, mas o papa Bento XVI acredita que o difícil momento econômico pode ser capaz de restaurar valores como a simplicidade e a solidariedade. Bento XVI manifestou hoje a esperança de que a crise financeira ajude as pessoas a se concentrarem no significado espiritual do Natal, quando os cristãos de todo o mundo celebram o nascimento de Jesus. O pontífice disse que a crise pode ajudar as pessoas a redescobrirem "o calor, a simplicidade, a amizade e a solidariedade que fazem parte dos valores autênticos do Natal". O papa fez as reflexões sobre a crise econômica durante sua tradicional audiência de quarta-feira com peregrinos e turistas no Vaticano.
(Agências Estado)

Meu comentário:
Devido a globalização, “à outrance”, e como o Brasil é muito dependente do mercado externo – para recebimento de investimentos e para exportação de minérios e alimentos – nosso país já está, de alguma forma, afetado pela crise financeira internacional. Já existe falta de crédito internacional, além da diminuição do valor dos produtos exportados. A Petrobrás está num “périplo” para conseguir novos empréstimos... Felizmente, pelo menor um setor – nosso sistema financeiro - não foi contaminado pela aquisição ou comercialização dos chamados “títulos tóxicos” do mercado internacional, os chamados “subprimes”.
Entretanto, temos imenso potencial para superar essas dificuldades. Nossas riquezas minerais que se estende pela imensidão do território continental (aí incluídas as hiper-dimensionadas “reservas indígenas”. Só a Reserva Raposa/Serra do Sol ocupa 8% da área de Roraima. Isso para abrigar 16 mil índios – num território maior que a soma dos territórios dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Alagoas – Mesmo a Reserva Raposa/Serra do Sol é SEIS VEZES MENOR que a reserva ianomami, demarcada há muito mais tempo).
Sem receber, do Governo, o crédito necessário, os agricultores produzem riquezas que estão transformando o Brasil no celeiro do mundo, principalmente na produção de alimentos. E ainda tem a atrapalhar as artificiais invasões dos chamados “Sem terra”, que por não possuírem tradição de trabalho transformam as fazendas desapropriadas em verdadeiras “favelas rurais”...

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

"Vai, vende tudo o que tens e distribui com os pobres. Depois, vem e segue-me"

"Desfaçam-se de toda a riqueza, e terão um tesouro no reino dos céus"

Essa crise certamente que deixará muitos na ruína. Isso fará com que, na pobreza e no desespero acarretado pelo sofrimento, mesmo que à força e contragosto, possam comungar do espírito natalino, que é de simplicidade, de exaltação aos pobres e miseráveis, que se conformarão em garantir um tesouro no reino dos céus!

Abraços,

Dihelson Mendonça