TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Nota de Falecimento

Cultura caririense perde um dos seus grandes mestres: Correinha

Faleceu ontem, 03, ao meio-dia, no Hospital São Francisco, em Crato, o Mestre Correinha, um dos maiores nomes da cultura popular da região do Cariri cearense. O velório está acontecendo na Câmara Municipal do Crato, de onde o sairá o féretro para o Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, local do sepultamento que acontecerá às 15 horas de hoje.

O Cariricult presta condolência à família enlutada e manifesta merecido tributo ao Mestre Correinha, grande artista e excelente pessoa.

2 comentários:

Anônimo disse...

É verdade. A cultura popular caririense amanheceu de luto. Morre uma artista de sete faces. Na arte de compor e cantar Correínha está entre os grandes compositores que cantaram o Crato, como João Pernambuco, que em 1926 gravou a toada “Crato”, assim como na década de 60 o cearense José Jataí nos brinda com a famosa “Eu vou pro Crato”, em parceria com Luiz Gonzaga.
Sempre admirei a musicalidade e a bela simplicidade melódica das canções de Correínha. Como prova dessa admiração, o convidei para participar de meus dois Cds. No primeiro, “De onde olho”, ele divide comigo a voz na música “Crato”, onde faço uma citação da toada de J. Pernambuco. Já no segundo, “Música a contrapelo”, ele toca pífano e bate facas na música “Amor Beato”. Quis tão-somente homenagear o meu ídolo dos tempos de menino-moço.
Transido de saudades, deixo o meu profundo pesar à família e aos parentes. Ao mesmo tempo em que sou tomado de alegria, por levar para sempre comigo, no registro de minha memória e de minha obra, a presença artística desse excelente e ativo cidadão cratense, que muito honrou as artes populares desde a sua terra natal – Farias Brito.

Zé Nilton

socorro moreira disse...

Tristeza. A tristeza da perda.