TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

domingo, 1 de março de 2009

O Castelo de Engady - por Armando Lopes Rafael




Nas minhas andanças, como funcionário do BNB, residi em Catolé do Rocha (PB), entre os anos 1979-1981. Localidade pequena, meus fins de semana eram preenchidos por rápidas viagens pelas cidades vizinhas, da Paraíba e Rio Grande do Norte. Naqueles anos tive oportunidade de conhecer – na cidade de Caicó (RN) – um castelo. Na verdade, um pequeno castelo imitação do estilo mouro-medieval. Ele foi construído pelo então Padre (hoje Monsenhor) Antenor Salvino de Araújo.
Trata-se do Castelo de Engady, àquela época situado nas cercanias de Caicó, hoje inserido na área urbana daquela importante cidade do Seridó. O Castelo de Engady tem sete torres em honra ao número sagrado da bíblia. Foi construído em 11 meses – entre os anos de 1973-1974 – e ali foram gastos 25 mil cruzeiros, a moeda da época.Segundo o construtor do castelo, “ele surgiu do amor pelas Artes, de um Padre. Ele não é uma cidadela, nem a sede de um feudo, nem residência fidalga. O Castelo de Engady é uma palavra de Fé entre as pedras e os cactos (...) é uma presença que sem palavras fala eloqüente”.Padre Antenor queria fazer do castelo um local de oração, de estudos, de recolhimento, e de meditações.
Mas, tão logo foi concluído, o castelo virou atração turística. O local serviu para celebração de missas, casamentos e até retiros. E repercutiu até no exterior.Em janeiro de 1976, Padre Antenor recebeu uma correspondência de Genebra, na Suíça, comunicando que ele fora agraciado com o título de “Grã-Prior da Ordem Soberana e Militar dos Templários”, recebendo insígnias e diplomas “por justo reconhecimento e homenagem aos seus relevantes méritos e abnegados serviços prestados no campo da cultura religiosa, beneficência e filantropia à comunidade de Caicó e adjacências”.
Li, há algum tempo, que o Padre Antenor vendeu o Castelo de Engady para o Governo do Rio Grande do Norte. Segundo o sacerdote, a venda decorreu por motivos do crescimento do Castelo e “Porque eu envelheci, não podia mais dar aquele toque que sempre desejei. Porque a cidade o rodeou, embora sempre o respeitou. Mas ele dentro da rua perdeu a Graça”.O importante é que o castelo continua lá, assentado sobre um rochedo, tornando mais bela a encantadora cidade de Caicó...

2 comentários:

Armando Rafael disse...

Por que o nome ENGADY?

Diz a Bíblia que quando o Rei Saul perseguia David, era na fonte de Engady, na Palestina, aonde o jovem que derrotara Golias se refugiava, buscando - naquele lugar de sossego - proteção contra a ira do soberano israelita.

Engady:lugar isento de maldade, fonte dos cabritos, terra do bom vinho...

Padre Antenor baseou-se nisso para denominar o seu castelo de ENGADY.

Um colega MEU do BNB, o excelente poeta, José Pereira da Costa (Bentinho) nascido em Caicó fez esta poesia:

CASTELO DE ENGADY

Ele está encravado entre os rochedos,
As favelas, os mofumbos e os pereiros,
Os velames, xiquexiques e os facheiros,
Entre eternos e pequeninos arvoredos.

Para vê-lo, eu despertei “de madrugada”
E caminhei por entre a facherou publiflora,
Enquanto os raios de prata da aurora
Anunciavam a mais bela alvorada.

Pareceu-me ouvir “um seja bem vindo”
Dado em tom sonoro entre as cactáceas
Como que num momento de louvor.

Então meu coração “chorou sorrindo”
Ao ver erguia entre as euforbiáceas
A eterna obra do padre Antenor

(Página 21 do livro: "Caicó, lembranças de você" - Petrolina, 2004)

Anônimo disse...

O Sertão Nordestino me fascina pelas suas belezas, seu ecossistema (único no mundo), culinária, artesanato e a riqueza cultural do homem sertanejo.
O Roteiro do Seridó que corta a Caatinga inclui o município de Caicó, já cantado por filho de Catolé do Rocha (PB) Chico César na música “A prosa impúrpura do Caicó”.
Local de serras, rios, grutas, perfeitos para o rapel, treking, montain bike.
É conhecida como a Terra do Bordado. Local excelente para se comprar uma bela rede para o seu descanso.
Estive recentemente em Caicó. Visitei o Castelo, de Engady, construído pelo Padre Antenor Salvino de Araújo. A visitação é gratuita e vale a pena ir.
O Roteiro do Seridó possui muito mais atrativos. Vale a pena você ir para conferir.

Maria de Fátima Farias Silva
Rua General Bittencourt, 261
Centro – Florianópolis – SC
CEP88020-100