TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 25 de abril de 2009

Gilmar , os capangas e as 25 perguntas

Reproduzo as perguntas que o "Doutor"  Gilmar Mendes poderia aproveitar para responder à nação  e continuar mantendo a pose irônica de homem probo:

25 Perguntas a Gilmar Mendes...

Será que o Ministro Gilmar Mendes responderá às perguntas que lhe foram lançadas? Esse e-mail, que está circulando pela internet, precisa chegar até ele e ele responder às questões imediatamente na TV, em horário nobre. Casos assim, coloca-se um ponto final.

1. O sr. sabe algo sobre o "assassinato" de Andréa Paula Pedroso Wonsoski, jornalista que denunciou o seu irmão, Chico Mendes (triste coincidência), por compra de votos em Diamantino, no Mato Grosso?

2. Qual a natureza da sua participação na campanha eleitoral de Chico Mendes em 2000, quando o sr. era advogado-geral da União?

3. Qual a natureza da sua participação na campanha eleitoral de Chico Mendes em 2004, quando o sr. já era ministro do Supremo Tribunal Federal?

4. Quantas vezes o sr.. acompanhou ministros de Fernando Henrique Cardoso a Diamantino, para inauguração de obras?

5. O sr. tem relações com o Grupo Bertin, condenado em novembro de 2007 por formação de cartel? Qual a natureza dessa relação?

6. Quantos contratos sem licitação recebeu o Instituto Brasiliense de Direito Público, do qual o sr. é acionista, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso?

7. O sr. considera ética a sanção, em primeiro de abril de 2002, de lei que autorizava a prefeitura de Diamantino a reverter o dinheiro pago em tributos pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino, da qual o sr. é um dos donos, em descontos para os alunos?

8. O sr. tem alguma idéia do porquê das mais de 30 ações impetradas contra o seu irmão ao longo dos anos jamais terem chegado sequer à primeira instância?

9. O sr. tem algo a dizer acerca da afirmação de Daniel Dantas, de que só o preocupavam as primeiras instâncias da justiça, já que no STF ele teria "facilidades" ?

10. O segundo habeas corpus que o sr. concedeu a Daniel Dantas foi posterior à apresentação de um vídeo que documentava uma tentativa de suborno a um policial federal. O sr. não considera uma ação continuada de flagrante de suborno uma obstrução de justiça que requer prisão preventiva?

11. Sendo negativa a resposta, para que serve o artigo 312 do Código de Processo Penal segundo a opinião do sr.?

12. Por que o sr. se empenhou no afastamento do Dr. Paulo Lacerda da ABIN?

13. Por que o sr. acusou a ABIN de grampeá-lo e até hoje não apresentou uma única prova? A presunção de inocência só vale em certos casos?

14. Qual a resposta do sr. à objeção de que o seu tratamento do caso Dantas contraria claramente a súmula 691 http://www.dji. com.br/normas_ inferiores/ regimento_ interno_e_ sumula_stf/stf_ 0691a0720. htm do próprio STF?

15. O sr. conhece alguma democracia no mundo em que a Suprema Corte legisle sobre o uso de algemas?

16. O sr. conhece alguma Suprema Corte do planeta que haja concedido à mesma pessoa dois habeas corpus em menos de 48 horas?

17. Por que o sr. disse que o deputado Raul Jungmann foi acusado "escandalosamente" antes de que qualquer documentação fosse apresentada?

18. O sr. afirmou que iria chamar Lula "às falas". O sr. acredita que essa é uma forma adequada de se dirigir ao Presidente da República? O sr. conhece alguma democracia onde o Presidente da Suprema Corte chame o Presidente da República "às falas"?

19. O sr. tem alguma idéia de por que a Desembargadora Suzana Camargo, depois de fazer uma acusação gravíssima e sem provas ao Juiz Fausto de Sanctis, pediu que a "esquecessem" ?

20. É verdade que o sr., quando era Advogado-Geral da União, depois de derrotado no Judiciário na questão da demarcação das terras indígenas, recomendou aos órgãos da administração que não cumprissem as decisões judiciais?

21. Quais são as suas relações com o site Consultor Jurídico? O sr. tem ciência das relações entre a empresa de consultoria Dublê, de propriedade de Márcio Chaer, com a BrT?

22. É correta a informação publicada pela Revista Época no dia 22/04/2002, na página 40, de que a chefia da então Advocacia Geral da União, ou seja, o Sr., pagou R$ 32.400,00 ao Instituto Brasiliense de Direito Público - do qual o Sr. mesmo é um dos proprietários - para que seus subordinados lá fizessem cursos? O Sr. considera isso ético?

23. O Sr. mantém a afirmação de que o sistema judiciário brasileiro é um "manicômio"?

24. Por que o Sr. se opôs à investigação das contas de Paulo Maluf no exterior?

25. Já apareceu alguma prova do grampo que o Sr. e o Senador Demóstenes denunciaram? Não há nenhum áudio, nada?

10 comentários:

elmano rodrigues pinheiro disse...

Maurício
Na minha postagem " Que venha o Paredon" no Blog do Crato, mostro toda indignação contra esse verme, que se arrasta nas entranhas da justiça, a pisotear a dignidade do cidadão brasileiro.
O arautos defensores da honra da ditacuja, escondem-se na sua covardia, para dizer uma palavra sequer, contra esse monstro postado por FHC, para desmoralizar todas as instituições públicas desse país.
Tantos inocentes perdem a vida, esperando alguma decisão enperrada nas decisões pendentes no Supremo, enquanto essa figura desfila com passagens aéreas surrupiadas do pobre suor do povo brasileiro, escoado por algum parlamentar de rabo preso com algum crime pendente.
Uma faxina é necessário, para aliviarmos o peso das costas dessa nação usurpada.,

Maurício Tavares disse...

É isso aí, Elmano. O pior é que essa gente tenta se esconder do confronto alegando a liturgia do cargo. É uma piada de mau-gosto.

Marta F. disse...

Oi Maurício T., fiquei curiosa quanto se a publicação foi feita em outro meio, virtual ou impresso...comecei a ler pensando ser um texto de jornal de grande alcance, pelo teor da matéria, das denúncias.
Surpresa mesmo, merecia. Parabéns.

Armando Rafael disse...

Segundo seus colegas; "O Negão é mesmo é preguiçoso"...

Esta saiu na coluna de Josias Sousa, da "Folha de S.Paulo":


"Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país [...]. Saia à rua, ministro Gilmar. Faça o que eu faço". Menos de 48 horas depois de lançar o repto a Gilmar Mendes, presidente do STF, Joaquim Barbosa foi ao meio-fio. Numa sexta-feira de expediente normal no Supremo, Joaquim desfilou sua notoriedade em pleno centro do Rio de Janeiro.Almoçou com uma trinca de amigos no Bar Luiz, tradicional ponto de encontro do carioca. Recebeu cumprimentos da dona do estabelecimento, Rosana Santos.
Acenaram-lhe das mesas ao redor.

Na saída, foi brindado com os “parabéns” da clientela. Desceu a pé a Rua da Carioca. Foi ao carro oficial só na altura da movimentada esquina com a Avenida Rio Branco. Formou-se em torno dele uma pequena aglomeração. Mais cumprimentos. O passeio ganhou a web. E chegou aos gabinetes do STF.

Em privado, colegas de Joaquim, entre eles Gilmar Mendes, destilaram irritação.
Enxergaram no “passeio” do desafeto a deliberada intenção de “provocar”. O blog tentou ouvir Gilmar. Ele não quis falar. Em público, o presidente do Supremo vem manuseando panos quentes. Na última quinta (23) negara a existência de crise no tribunal. Longe dos microfones, Gilmar lamenta os “prejuízos” à imagem do Supremo. O repórter ouviu dois ministros na noite desta sexta (24).

Eis o que disse um deles: “É como se o ministro Joaquim quisesse demonstrar aos oito colegas que assinaram a nota de apoio ao Gilmar que as ruas desaprovam o texto...”

“...É uma atitude infantil. Vai ficando claro que ele não tem a intenção de rever o comportamento que tem levado os colegas a tomar distância dele”. Ouça-se o outro magistrado: “O ministro Joaquim errou de palco. Para julgar no Supremo é preciso estudar a Constituição. Algo que não se faz nas ruas”.

Abespinhado, um dos ministros lembrou que Joaquim é o recordista de processos pendentes de julgamento no STF: “Ele precisa trabalhar”. O blog foi ao portal eletrônico do Supremo. Não encontrou ali dados sobre a quantidade e a localização dos processos.

Mediante pedido do repórter, o tribunal forneceu as informações. Sobre a mesa de Joaquim Barbosa repousam 17.207 processos. É, de fato, o campeão de pendências. Depois dele, as mesas mais apinhadas são as de Marco Aurélio Mello (13.015 processos), Carlos Alberto Menezes Direito (11.596)......Carlos Ayres Britto (9.201), Cezar Peluso (8.472), Ellen Gracie (8.325), Cármen Lúcia (7.982)......Ricardo Lewandowaki (6.180), Celso de Mello (5.909), Eros Grau (3.934) e Gilmar Mendes (2.723). No caso de Gilmar, o quadro do tribunal atribui 2.416 ao “presidente” e 307 ao “ministro”.

Embora relevante, a quantidade de processos não é o único parâmetro na aferição da produtividade de um ministro. A favor de Joaquim pesa o fato de que é dele a responsabilidade pela condução do mais volumoso processo em tramitação no Supremo: o caso do mensalão.

Seja como for, no vale-tudo que envenena a rotina do STF, o volume de processos é esgrimido como evidência de que Joaquim tem mais a fazer do que exibir-se na vitrine. Joaquim mandou a assessoria avisar à presidência que não dará as caras no STF na próxima semana. Informou-se que vai tratar das dores que lhe atormentam as costas.

Joaquim deve a toga a uma indicação de Lula. Está no STF há seis anos. Dá expediente também no TSE. Tornou-se um colecionador de desafetos. Na ponta do lápis, já se indispôs com seis colegas. No STF: Gilmar, Marco Aurélio Mello, Eros Grau e Celso de Mello. No TSE: Felix Fischer e Arnaldo Versiani".

elmano rodrigues pinheiro disse...

Todas as mazelas do mundo querem nesse momento, atribuir ao Ministro Joaquim Barbosa.
Tem uma mecha de racismo incutida na consciência de algumas pessoas, que até acham normal estuprar crianças, desde que sejam nas alcovas das sacristias da vida.
Tudo é normal desde que estejam incluidas no seu catecismo.
Os crimes hediondos praticados durante os anos negros da ditadura,são objetos normais da sobrevivência humana, assim como eram normais os praticados pela igreja, durante tôda a sua existência.
A ética precisa ser vivenciada em todos os momentos da vida, assim como a convivência pacífica entre todas as raças, e todos os credos.

Maurício Tavares disse...

Marta
recebi um e-mail que indicava como fonte o site de Paulo Henrique Amorim "Conversa Afiada"
Armando
Acho as tentativas de desmerecer Joaquim Barbosa por ser preto "preguiçoso" um tanto ridículas (pra dizer o mínimo). Seria interessante que o branco (branco brasileiro) Gilmar Mendes respondesse questões bastante incômodas para um presidente de tribunal superior de justiça. Entre ser representado por um negro "preguiçoso" ou um branco com antecedentes tão mal explicados não tenho dúvida que fico com a primeira opção. E não sou de partido nenhum por isso fico embasbacado com a tentativa que alguns fazem de reduzir todos os problemas, e todos os canalhas, a uma mera questão de direita e esquerda.

chagas disse...

Só faltava essa de querer desqualificar o ministro como preguiçoso. Sim, porque de Negão ele já foi chamado.

"Entre ser representado por um negro 'preguiçoso' ou um branco com antecedentes tão mal explicados não tenho dúvida que fico com a primeira opção." Assino embaixo.

Armando Rafael disse...

Caro Elmano,

Como não estamos num hospício, não creio que você vá encontrar alguém que ache "normal estuprar crianças, desde que sejam nas alcovas das sacristias da vida"(sic).

Nem encontrar pessoas para quem essa aberração seja "normal desde que estejam incluidas no seu catecismo" (sic)

Nem quem pense que "Os crimes hediondos praticados durante os anos negros da ditadura,são objetos normais da sobrevivência humana, assim como eram normais os praticados pela igreja, durante tôda a sua existência". (sic)
O que tem a ver a pedofilia e as rotineiras acusações contra a Igreja Católica com o destempero verbal do Ministro Joaquim?

Um verdadeiro democrata abomina o "paredón" que ceifou a vida de 18 mil cubanos, muitos torturados e assassinados sem terem direito ao sagrado direito de defesa. Quantos inocentes perderam a vida pelo simples fato de não concordarem com a mais antiga e sanguinária ditadura do continente americano.

O radicalismo não leva a nada. Resolvamos todas os nossos problemas dentro do estado de direito, já que o Brasil vive um momento democrático no qual as pessoas sensatas podem divergir sem baixar o nível, sem agredir a honra alheia, sem acusar sem provas e sem alimentar desagregação entre os colaboradores dos sites caririenses...

elmano rodrigues pinheiro disse...

Armando
Querer encontrar a culpa por tudo que é degradante nos movimentos de esquerda, tem sido a linha crítica de algumas pessoas, assim como saem em defesa de determinadas figures, que representam para a sociedade apenas, o apodrecimento de todos os bons princípios que norteiam o desenvolvimento da raça humana.
Na discussão sobre as revelaçóes atuais das práticas e aperfeiçoamento das técnicas de torturas atuais desenvolvidas pelo governo Bush, não´vi nenhuma nota de repúdio de nenhuma facção religiosa, para tamanha crueldade e barbaridade, apesar de suplantarem tudo que de mais foi utilizado por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
O Brasil serviu de laboratório, durante a revolução de 1964, para que nos nossos irmãos fossem testadas, e desenvolvidas novas correntes investigatórias através de métodos de tortura que ceifaram milhares de vidas inocentes, com apenas a coragem de um Dom Helder, e mais uma dezena de religiosos que até hoje apesar do respeito dedicado a eles, não mereceram nenhuma outorga, pelo menos de bem aventurados.
Não se falam em nenhum momento nas discussões, o papel das Forças Armadas, que durante o período da repressão a título de desarticular as lideranças estudantis nos campus desse Brasil, serviam em bandeja entorpecentes, com a finalidade da desestruração das cabeças influentos dos movimentos de resistência.
Assistimos essa guerra urbana sob o comando dos barões das drogas, sem no entanto, uma bandeira ser realmente levantada até as últimas consequências, para que a paz volte a reinar no seio da família brasileira.
Quando chegarmos aos limites de todas as mazelas, aparecerão as bestas do Apocalipse a bradarem que o culpado de tudo, foi um asqueiroso sapo barbudo nordestino, que ousou desafiar os princípios da Tradição, Família e Propriedade.

Unknown disse...

Racismo é triste. E a "Revista Veja" comparou o que o Ministro Joaquim Barbosa fez à "coisa de índio". Mas como se fosse algo pejorativo!
Racismo é abominável!
Pedofilia também...