TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O estrago da "Marolinha"


(Fonte; O POVO, 06-04-2009)

Renda
Crise devolve 563 mil à baixa renda
Classe C perde 11% do seu crescimento no governo
Lula nas seis maiores regiões

O ano de 2009 começou com uma reversão abrupta no crescimento da classe média - incluindo a classe C, a classe média popular - que caracterizou boa parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Somente em janeiro, a classe C nas seis maiores regiões metropolitanas do País perdeu 11% do seu crescimento no governo Lula. No mês, um total de 563 mil pessoas caiu da classe C para as classes D e E nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Somando-se as classes A e B à C, a redução nas regiões metropolitanas chega a 765 mil, e é exatamente igual ao aumento das classes pobres, a D e a E. O crescimento da classe C é uma marca do governo Lula e também um fenômeno global causado pelo boom econômico encerrado em setembro do ano passado, especialmente em países como a China e a Índia. As classes A e B, por sua vez, incluem o que normalmente se considera como classes média e média alta no Brasil.

As seis regiões metropolitanas representam apenas um quarto da população, e, portanto, o recuo da classe média em janeiro deve ter sido muito maior do que as 765 mil pessoas. Porém, segundo Marcelo Neri, do Centro de Política Social (CPS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que fez os cálculos, não é possível extrapolar os números para a população como um todo.
Agência Estado

3 comentários:

Antonio Alves de Morais disse...

Não é verdade. Isso é coisa dessa imprensa macumbenta e marroncista. " Neste país", nunca se viveu tão bem. Os outros governaram 500 anos e nunca compraram um avião novo! Nunca ninguem se atreveu a tirar a verba da educação, saude, segurança publica, saneamento basico e dos aposentados para emprestar ao FMI. Ora mas tá!. Estão é com inveja. Viva Lula!

Armando Rafael disse...

Morais,
A "tchurma" inventou até um chavão: PIG-Partido da Imprensa Golpista.
Sintetizando: divulgaram (na imprensa) alguma verdade que não faça propaganda do governo Lula? Enquadra na falácia do PIG.Tem quem acredite.
Essa história de que a economia vinha crescendo assustadoramente teve muita propaganda. Até mudaram os cálculos de apuração do PIB, lembra?
Mesmo assim não dá para esconder: a previsão de crescimento da economia brasileira para 2009 - segundo os cálculos mais otimistas - vai encostar em 1% (isso mesmo: 1%) cfe. o Banco Mundial.
Crescimento econômico não depende de regime democrático e sim de uma conjuntura favorável.
Quer uma prova? A fase em que nossa economia mais cresceu foi exatamente na década de 70, ou seja, em plenos “anos de chumbo”, para usarmos uma expressão que as esquerdas gostam de aplicar ao Brasil, ao mesmo tempo em que propositalmente deixam de aplicar a ditadura cubana...

Armando Rafael disse...

Agora é o próprio Banco Central do Brsil quem admite:

Mercado espera contração de 0,19% do PIB em 2009, diz pesquisa do BC

da Folha Online

As previsões do mercado para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro neste ano é de contração de 0,19%, segundo o boletim Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira. No boletim divulgado na semana passada, a previsão era de crescimento zero e, há um mês, a previsão era de crescimento de 1,2%Se a previsão for confirmada, será a primeira retração do PIB desde 1992, quando a economia do país encolheu 0,54%.