TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 18 de abril de 2009

Uma vida de amor e servidão


Iguatu tem um novo bispo. O frei sergipano João José da Costa assume a diocese hoje. Ele, que é o primeiro bispo carmelita do Estado, diz estar tranquilo e confiante em assumir a nova missão. Em 1985, quanda ainda era seminarista, ele viajou ao Cariri, quando participou de uma romaria em homenagem a padre Cícero. Foi de pau-de-arara e tudo. Uma experiência muito positiva, segundo dom frei João.

Daniela Nogueira
da Redação
Cada bispo tem um lema. O dele reflete a missão que, oficialmente, ele abraça hoje. “Servo por amor”. Uma missão de servidão, de entrega, de comunhão. É assim que classifica o frei João José da Costa, novo bispo de Iguatu, que toma posse hoje na cidade. Parece que sua relação com o Ceará se firma, a partir de agora, com a vinda para o Estado. O sergipano foi ordenado bispo em 19 de março, dia de São José, padroeiro do Estado e da catedral de Iguatu, e cujo nome ele carrega.
-“São José sempre esteve presente na minha vida. Para mim, vir ao Ceará é um gesto de retribuição a esta Igreja tão mística, tão forte. Venho com sentimento de muita gratidão, para retribuir o grande serviço que os cearenses têm prestado à Igreja do Brasil e do mundo”, diz, com sua tranquilidade carmelita. A propósito, ele é o primeiro bispo carmelita que o Ceará recebe.
Vem com a experiência de sua vida contemplativa e de sua missão apostólica. Morava no Carmelo de São Cristóvão, interior de Sergipe. E admite que não foi fácil saber de sua nomeação. - “O primeiro momento é um grande susto. Dá uma sensação de medo, espanto. Mas hoje me sinto bem diferente daquele momento da nomeação. Estou tranquilo, cheio de esperança e animado para trabalhar nesta missão”, admite dom frei João. E é assim que ele prefere ser chamado - com os dois títulos, de bispo e de frade.
O bispo chega a Iguatu em um momento delicado. A cidade foi uma das mais atingidas pela chuva dos últimos dias. “A gente estará junto deste povo, manifestando solidariedade cristã e procurando ser esse sinal de esperança que o povo tão machucado precisa”, promete dom frei João. Para ele, a relação com o Ceará já havia começado. Estudou em Sobral por dois meses e viajou ao Cariri em 1985, quando participou de uma romaria em homenagem a padre Cícero. Foi de pau-de-arara e tudo. Uma experiência muito positiva.
Expectativa Outro ponto bom para o Ceará vai para o acolhimento com que o Estado recebeu o frade. Ele se diz animado com a recepção. Parece uma forma de compensação da distância dos que ele quer bem. Principalmente, da mãe, que ele visitava até três vezes por mês. O momento é de saudade, ele diz, mas também de expectativa para uma vida nova.

SAIBA MAIS
- João José da Costa substitui dom José Doth de Oliveira, que renunciou ao cargo de nove anos para cuidar da saúde. A cerimônia de posse ocorre hoje, às 16 horas, em Iguatu.
- O novo bispo tem 50 anos de idade e foi ordenado sacerdote em 1992. É natural de Lagarto (SE) e foi nomeado pelo papa Bento XVI em janeiro deste ano.
- Dom frei João José chegou a Fortaleza na quarta-feira e viaja hoje para Iguatu. Na Capital, ficou hospedado na casa do arcebispo, dom José Antônio. Aproveitou para conhecer o Carmelo de Santa Teresinha, no Castelão.
- Sobre seus santos de devoção, citou: “Como carmelita, sou muito devoto de Nossa Senhora. Tenho uma devoção muito grande por Santa Teresinha do Menino Jesus. E também por São José e São João Batista”.
(Transcrito do jornal O POVO, 19-04-2009)

Nenhum comentário: