Surge no mundo uma nova tribo urbana chamada steampunks. Criativos e elegantes, esses jovens se autodenominam retro-futuristas, ou seja, misturam passado e futuro no comportamento e principalmente, no estilo de vestir. Isso significa viver no mundo atual com um olhar atento às referências de outros séculos. Eles se inspiram na Inglaterra do século 19, era vitoriana, quando os homens usavam cartolas, bigodes grandes caídos e as mulheres espartilhos. Um steampunk olha para o futuro, se veste com trajes do passado e abominam produtos em série. Por isso, costumam dar toques pessoais aos objetos, tipo: revestir uma TV tela plana com tecido vitoriano, e teclados de cobre de computadores antigos.Também costumizam notebook cheios de recursos, revestido-os de madeira pintada, parecendo antigo. A máquina vem apoiada em pezinhos de bronze e só liga quando se gira uma manivela. Já pensou ? Curtem objetos decorativos, repleto de gavetinhas e compartimentos secreto. Afinal, segredo é um conceito vitoriano.
Só agora o grupo está começando a se organizar e já existe tribo (pequena) em São paulo. É verdade que eles cultuam o passado mas não o extremo conservadorismo da era vitoriana, afinal, se assim fosse, não existiria adeptos.
Uma pergunta fica: será que os steampunks chegaram para nos lembrar de que, mesmo com tanta tecnologia, é preciso manter a elegância ?
3 comentários:
Viva, uma mulher!
Um bom texto informativo, despretensioso na medida,e com muito charme feminino.
Valeu saltar da borda. Foi na hora.
Meu abraço.
Há dois charmes nessa nova tribo: resgatar a estética vitoriana ao mesmo tempo em que deixa de lado o nada chamativo jeito de pensar vitoriano(risos).
Pois é, Marta. Nós mulheres (minoria) aqui do Cariricult, deveríamos contribuir mais, isso é verdade, mas não é todo dia nem toda semana nem mês que surge inspiração...rsrs.
Abraços e obrigada !
Ari, eu sabia que tu ia comentar isso....rsrs.
Bjo !
Postar um comentário